quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_img
InícioParanáReurbanização na Carlos Gomes: Programa vai fomentar a inovação nas empresas do...

Reurbanização na Carlos Gomes: Programa vai fomentar a inovação nas empresas do local | ASN Paraná


O projeto de reurbanização da Avenida Carlos Gomes, em Cascavel, ganhou mais um reforço; dessa vez, com foco nas empresas localizadas em uma das áreas que estão passando pelas reformas. Isso porque o Sebrae/PR, a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) vão realizar o Programa Comércio Inteligente, que visa oferecer apoio aos empresários que estarão alocados no novo “calçadão”, que será construído onde, hoje, é o trecho de mão inglesa da Rua Erechim, próximo da antiga rodoviária.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Ana Rizzi, o Programa atuará com base em três eixos: estrutural; empresas locais e inteligência do varejo. Uma integração que tem como principal objetivo fomentar mudanças e revitalizar o local.

“Com a reforma da Avenida, o espaço da mão inglesa dará lugar a um novo calçadão. Mas, para que possamos tornar aquele local ainda mais atrativo, vamos trabalhar, por meio do Programa Comércio Inteligente. Mapeamos a área e estamos analisando o nível de maturidade das empresas do local. Com isso, vamos atuar para incentivar a inovação e a transformação digital, fazendo daquele espaço uma referência em inteligência do varejo”, indica Ana Rizzi.

O Programa contempla apoiar a Prefeitura na tomada de decisões sobre os pontos estruturais da área, com inserção de semáforos inteligentes, luminárias diferenciadas e sinal de internet wi-fi, por exemplo. Depois, o foco será o trabalho com os empresários, capacitando-os sobre temas ligados à inovação. E, ao final, a ideia é criar uma governança do varejo inteligente na cidade.

“A proposta é fazer com que o espaço mais antigo de Cascavel seja o centro da inovação e tecnologia. Vamos capacitar os empresários e mostrar que as ações inovadoras não são exclusivas às grandes empresas e podem ser aplicadas nos negócios locais, seja com implantação de softwares, câmeras de reconhecimento facial que ajudem a identificar o comportamento do consumidor na empresa, melhora no atendimento ao cliente, disposição da loja e utilização dos dados dos clientes, por exemplo. Com o Programa, a proposta é levar isso aos negócios e promover uma mudança total no espaço”, acrescenta a consultora do Sebrae/PR.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, acredita que o Programa Comércio Inteligente é essencial para este processo de mudança, que está em andamento. A expectativa, com isso, é incentivar os empresários a continuar melhorando e, a partir daí, criar um ambiente de negócios ainda mais propício.

“Estamos fazendo um grande investimento na Carlos Gomes e queremos dar ao Centro Antigo, uma nova fase e uma nova face daquele espaço. O Sebrae/PR tem um programa de incentivo às lojas e ao comércio, para mexer nas suas estruturas e para complementar, vamos destinar aquela região para testar novos aplicativos e novas soluções. É um passo de suma importância para o desenvolvimento do município”, comenta Paranhos.

Para o presidente da Acic, Siro Canabarro, a iniciativa atende a várias demandas, principalmente as referentes à necessidade de trazer mais inovação para perto da população.

“O mundo está globalizado e muitas empresas de várias regiões, não só do Brasil, conseguem vender no nosso mercado local. Se o mercado local não começar a inovar e buscar novas formas de atrair o cliente, perde-se muito. Com o Programa Comércio Inteligente, apoiamos as pequenas empresas neste processo de inovação e digitalização e damos ao espaço da mão inglesa um novo panorama”, destaca.

Lançamento
Para marcar o lançamento do Programa, será realizado na próxima quarta-feira (7), durante o Show Rural Coopavel, um ato de apresentação do Comércio Inteligente e da rua inteligente.

O evento será no Espaço Sebrae, localizado no pavilhão do Show Rural Digital, a partir das 13h30. Além do ato, também ocorrerá uma apresentação do projeto.



Leia a matéria no site do Sebrae

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão