A Prefeitura de Curitiba instalou na manhã deste domingo (30/3) o novo portal da Praça do Japão, no Água Verde. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reconstruiu o portal, que foi danificado no ano passado em um acidente com um caminhão que fazia a limpeza da praça.
Logo cedo, foi feito o transporte do portal do Horto da Barreirinha até a Praça do Japão. Um grande guindaste foi usado para a instalação do equipamento.
Antes da instalação, foram feitos estudos para achar uma melhor localização para o portal que possibilitasse aumentar a segurança dos frequentadores da praça e também dos servidores que precisam acessar o portal com caminhões para fazer a limpeza.
O portal ficou no principal acesso da Praça do Japão, pela Avenida Sete de Setembro, valorizando a paisagem e o conjunto arquitetônico. O novo local foi definido em conjunto com a comunidade japonesa, que acompanhou todo o processo de recuperação e retorno do portal.
A nova posição também vai valorizar as fotos dos frequentadores para serem postadas nas redes sociais.
- Governo do Estado abre inscrições para a 11ª edição do Selo Clima Paraná 2025
- São José dos Pinhais institui cordão com caricatura de mãos para identificação de pessoas com doenças raras
- Quase metade das declarações de IR já entregues foi pré-preenchida
- Recursos estaduais ajudam 144 famílias de Almirante Tamandaré a conquistarem a casa própria
- Paraná cria Quadro Próprio Fazendário e fortalece gestão estadual
História
O Memorial da Imigração Japonesa, assim como o Portal Japonês (Torii), está instalado na Praça do Japão, no Água Verde, e foi inaugurado pelo ex-prefeito Rafael Greca em 1993, durante sua primeira gestão, transformando-se em um marco histórico da presença da comunidade nipônica na cidade.
Homenagem aos filhos do “Sol Nascente” que se radicaram em Curitiba dedicando-se à agricultura, a Praça do Japão teve seu projeto iniciado em 1958 e concluído em 1962. Em 1993, foi construído o Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá.