Quem visitar o Parque Buraco do Padre poderá experimentar quatro tipos de cervejas artesanais

Ação no Parque Buraco do Padre valoriza as cervejarias do município de Ponta Grossa

Uma caverna vertical com cerca de 40 metros de profundidade visível e 30 metros de diâmetro, por onde deságua uma cascata de 30 metros de altura em solo arenoso. O Parque de Natureza Buraco do Padre, localizado em Ponta Grossa, no Paraná, passa a contar com quatro estilos de cervejas artesanais que serão “marcas” do atrativo turístico, visitado anualmente por 50 mil turistas do Brasil e do exterior.

Os estilos foram selecionados na última terça-feira (10), em evento promovido pelo Buraco do Padre e pela Associação Ponta-Grossense da Indústria Cervejeira (APIC), com o apoio do Sebrae/PR e a da Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa. Na ocasião, foi lançado também o concurso para a escolha do design dos rótulos das cervejas oficiais do Buraco do Padre, aberto para participação popular.

A degustação às cegas foi realizada por um corpo de jurados composto pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; pelo empresário Beto Madalosso, proprietário do Carlo Ristorante e Mada Pizza e Vinho, em Curitiba; pelo secretário Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paulo Stachowiak, que também representou o Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC);  pelo diretor da Serra Verde Express e da BWT Operadora, Adonai Aires de Arruda Filho; pela influenciadora Giselle Alonso; pelo gestor do Buraco do Padre, Álvaro Fernandes Dias Filho e pelo empresário Maurício Dobis, o chef Dobis.

Buraco do Padre desperta atenção de 50 mil turistas todo o ano. Crédito: Laertes Soares

A cerveja Pilsen selecionada foi da OAK Bier. A estilo APA foi da Partner Brewwery House. A Strasburger Cervejaria teve a sua IPA escolhida e o estilo ‘diferenciada’ foi para a Brauerei Schultz. A iniciativa contou com a participação de cervejarias de Ponta Grossa, tendo no total 24 cervejas inscritas.

Para o gestor do Buraco do Padre, Álvaro Fernandes Dias Filho, a ação tem como foco a promoção do atrativo turístico e do Município, pela sua vocação cervejeira. “Com isso, os turistas têm a opção de levar um souvenir para sua cidade, presentear ou consumi-lo no próprio parque”, diz.

Na ocasião também foi lançado o concurso para a escolha do design dos rótulos das cervejas oficiais do Buraco do Padre, aberto para participação popular. “Vamos abrir a negociação com as cervejarias que tiveram seus estilos selecionados e a estimativa é que o concurso aconteça em setembro”, antecipa Álvaro. A votação online do melhor rótulo vai contar com a participação da comunidade e deve ser realizada pelo Instagram do Buraco do Padre.

Evento escolhe os estilos de cervejas que serão oficiais do Buraco do Padre. Crédito: Crédito: Laertes Soares

“Além de promover o turismo e o desenvolvimento regional dos Campos Gerais, a iniciativa valoriza a história e a cultura de Ponta Grossa, que é conhecida como um polo cervejeiro. É uma ação que dá ainda mais visibilidade para esses produtos turísticos, levando o nome das cervejarias para outras diversas regiões do Brasil e do mundo”, frisa a consultora do Sebrae/PR, Nádia Terumi Joboji.

A opinião é compartilhada pelo presidente da APIC, Rogério Bortolato Garcia. “O setor cervejeiro tem se profissionalizado e aprimorado cada vez mais e, além disso, Ponta Grossa deve se tornar, em breve, a maior produtora de cerveja do mundo. A parceria com o Buraco do Padre vai render bons frutos para o setor e para o turismo local”, considera.

Selo Turismo

O Parque de Natureza Buraco do Padre recebeu o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, que tem como objetivo estimular a melhoria contínua da gestão do negócio e da qualidade dos serviços prestados pelas empresas do setor turístico, adotando boas práticas e procedimentos definidos para seu negócio com um conjunto de elementos para melhorar a competividade, a eficácia e a flexibilidade da empresa por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade. No Estado, é a primeira vez que um atrativo turístico natural e cultural recebe Selo.

O projeto Selo de Qualidade no Turismo do Paraná é executado pelo Comitê Gestor formado pelas instituições Sebrae/PR e Fecomércio PR, com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention e Paraná Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nível de reservatórios melhora e rodízio da RMC terá mais um dia com água

A Sanepar acrescentará mais um dia com água no rodízio da Região Metropolitana de Curitiba a partir de segunda-feira (17). O tempo de abastecimento será de três dias e meio (84 horas com água) e até 36 horas de suspensão. Este novo modelo é possível devido à elevação do nível das barragens do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), que chega nesta sexta-feira (14) a 73,81%.

A tabela do rodízio no novo modelo já tem a programação até 28 de janeiro (confira AQUI ).

As chuvas deste início de ano têm reforçado a recuperação dos reservatórios, iniciada gradualmente a partir de outubro e que vem mantendo o nível médio acima dos 70%, a partir de 6 de janeiro, maior patamar desde a implantação do rodízio em março de 2020. A expectativa da Companhia é manter este modelo até que as barragens atinjam o nível médio de 80% e seja então possível suspender o rodízio.

Segundo Claudio Stabile, diretor-presidente da Sanepar, a preocupação é com a sustentabilidade de médio e longo prazos. “O esforço da Companhia e também da população que tem nos ajudado a manter a META20 com o uso racional da água permitiu essa nova flexibilização no sistema de rodízio”, afirma.

Em 2021, o País viveu a pior seca em 91 anos. O Paraná tem sido afetado pela crise hídrica desde 2020, quando os reservatórios atingiram níveis mínimos históricos. O estado está sob Decreto de Emergência em todo o seu território devido à estiagem.

EXCEÇÕES – Em parte das cidades de Almirante Tamandaré e Colombo, o rodízio segue em horários diferentes por serem regiões abastecidas por sistemas isolados, e não pelo SAIC. Em Almirante, o abastecimento é feito também pelo Rio Barigui; e, em Colombo, por poços do aquífero Karst. Os horários podem ser consultados em tabela divulgada no site da Sanepar www.sanepar.com.br.

Matinhos adota exigência de ‘passaporte da vacina’ e de imunização de todos os servidores

Com o avanço dos casos de Covid-19 e da Influenza no Litoral do Paraná, a Prefeitura de Matinhos determinou a adoção do ‘passaporte da vacina’ na cidade e a obrigatoriedade da imunização para todos os servidores municipais. As novas regras foram publicadas, nesta quarta-feira (12), em três decretos com medidas de prevenção contra as doenças.

O decreto n.º 946 disponibiliza a lotação dos cargos comissionados da administração municipal à disposição da Secretaria da Saúde. Já o decreto n.º 947 estabelece a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 para entrar em espaços públicos e privados de uso coletivo em todo o território de Matinhos.

Sobre a obrigatoriedade da vacinação contra Covid-19 e Influenza a todos os servidores do Poder Público Municipal, a determinação está no decreto n.º 948.

Alta de casos

As novas medidas levam em conta a alta dos casos positivos para Covid-19 entre os dias 23 de dezembro e 10 de janeiro, o crescimento no número de pacientes positivados para os vírus da Influenza e também os casos de coinfecção de Covid-19 e Influenza na cidade.

Os decretos passam a valer imediatamente no município. Novos decretos com medidas restritivas devem ser editados nos próximos dias, em reforço às medidas já adotadas.