Qual é a proteção ideal para motociclistas nos dias frios?

Quem utiliza a moto como principal meio de transporte no dia a dia, seja como instrumento de trabalho ou para pegar a estrada e viajar, sabe que encarar vento e clima frio durante o trajeto pode tornar a pilotagem bastante desagradável. Além disso, quando o corpo está enfrentando temperaturas muito baixas sem a proteção adequada, ele pode perder habilidades motoras e reflexos, colocando em risco a segurança do motociclista. Nessas situações, o ideal é que o motociclista se mantenha aquecido e busque uma forma para impedir que o frio, o vento e a chuva se transformem em grandes problemas, já que diferente dos carros, as motos não possuem barreiras físicas de proteção e essa obstrução precisa ser feita pelas roupas e acessórios.

A solução é procurar vestimentas que protejam contra quedas, mas que também ofereçam camadas para isolamento térmico. “No Brasil, mesmo na região sul, não enfrentamos invernos tão intensos e severos como na Europa, por exemplo, portanto conseguimos unir as tecnologias de proteção, aquecimento e corta vento em uma única peça, sem que o piloto precise usar várias roupas e acabe perdendo a mobilidade” , explica Erica Trosman, Gerente de Desenvolvimento de Produto da Laquila, empresa líder do mercado de motopeças na América Latina e responsável pelas marcas HJC Brasil e TEXX, focadas em roupas, acessórios e capacetes.

O combo ideal para um motociclista trafegar no frio deve ser composto por jaqueta e calça com bloqueio para vento, frio e chuva, além de luvas e botas alongadas e a prova de água. “É importante ressaltar que roupas de frio comuns não são indicadas para o uso durante a pilotagem de motos. São peças que deixam o piloto aquecido, mas que não garantem nenhuma proteção em caso de queda ou acidente. Por isso, a escolha da peça adequada é tão importante”, aponta Erica. Um exemplo de peça ideal para motociclistas é a Jaqueta Armor da Texx, que possui forro semitérmino removível, gola alta em Neoprene e protetores reforçados nos cotovelos e nas costas, além de uma modelagem no estilo parca cobrindo uma parte maior do corpo. “A calça com protetores de joelho também é um dos itens indispensáveis para a segurança dos motociclistas, podendo também desempenhar um papel fundamental para manter o piloto aquecido e confortável quando ganha materiais impermeáveis e que impedem a entrada de vento”, complementa.

Mas a retenção de calor e segurança adequada só estará garantida com a proteção das partes do corpo mais importantes para quem pilota motos: os pés e as mãos. “Não há como abrir mão das luvas e calçados específicos para motoqueiros, já que mãos e pés são responsáveis por todo o controle motor da motocicleta e precisam estar sempre protegidos e aquecidos”, diz. Neste quesito, é possível encontrar no mercado, por exemplo, botas produzidas em couro revestido com poliuretano, com tecnologia stopwater de impermeabilidade, solado antiderrapante e protetores para dedos e calcanhares; e luvas alongadas, quentes e impermeáveis, produzidas com tecido de maior aderência e palma antiderrapante. “Além disso, o capacete também deve ser pensado para o frio. O ideal é apostar em uma balaclava por baixo e um capacete que ofereça uma visão sem embaçados”, finaliza a Gerente de Produto da Laquila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como é o home office para os novatos no mercado de trabalho?

Se antes era restrito a poucos cargos de confiança, hoje o trabalho remoto é uma realidade para profissionais de diversos níveis nas empresas. Isso porque, durante a pandemia, ele foi a opção adotada para reduzir os impactos causados pela crise sanitária global e acabou sendo adotado por muitas companhias, após o período mais grave.

Para Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, a adesão ao home office desmistificou a crença de que não haveria produtividade nesse modelo. “Além disso, as empresas tiveram tempo hábil para estruturar processos que fizessem a gestão de colaboradores no teletrabalho funcionar de forma mais efetiva do que há dois anos”, diz.

Com esse novo cenário em mente, Gabriela dá dicas para os gestores que estão contratando profissionais que já iniciam as atividades em sistema remoto. Confira:

Forneça orientações básicas

Para minimizar confusões sobre as atribuições do cargo, é importante passar as principais orientações para o profissional. “Durante o período de introdução do colaborador na empresa, faça com que ele tenha acesso a todos os treinamentos e responsabilidades para que fique claro o papel dele dentro da companhia”, afirma Gabriela.

Indique as principais ferramentas

No home office, é interessante que o gestor também auxilie o profissional a entender o modus operandi  do sistema da empresa. “Cada uma tem uma estrutura tecnológica, que pode ser um tanto complexa para aqueles que estão em seu primeiro emprego, por isso, indicar em detalhes como realizar o trabalho diário cumpre um papel fundamental”, diz Gabriela.

Estar acessível

Os novos profissionais costumam  ter muitas dúvidas, principalmente sobre como desempenhar melhor sua função. “É papel do gestor ser acessível para esclarecer as questões ou informar a quem o colaborador pode recorrer”, comenta Gabriela.

Além disso, a empresa pode agendar bate-papos regulares de alinhamento para demonstrar seu interesse no desenvolvimento do profissional e para que ele não se sinta desmotivado ou desamparado.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2021, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,5 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu em nove edições, na categoria “Temporários e Efetivos”. Em 2021, a Luandre foi eleita pelo 4º ano consecutivo Melhor Fornecedor para RH na categoria trabalho efetivo e temporário do Prêmio Melhores Fornecedores RH – Gestão RH.

Além disso, em 2020, foi reconhecida como um dos “Lugares Incríveis para se trabalhar”, certificação concedida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 14 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Bahia (Salvador) e Ceará (Fortaleza). Realiza também atendimento à distância em todo o país.

Transforme seu sofá velho em novo

Quando estamos em casa, passamos boa parte do tempo no sofá. A exposição à luz do ambiente, aos pets, crianças e até mesmo adultos descuidados faz com que ele sofra algumas alterações que modificam as características originais. Manchas, sujeira e poeira podem deixar seu sofá com cara de velho e sem cuidado, além de soluções caseiras para a limpeza que podem danificar o tecido.

Uma das opções para transformar o velho em novo é a reforma do tecido, mas, além de ser uma escolha cara, se não houver os cuidados diários, o sofá voltará a ter o mesmo aspecto de antes. A solução ideal é a contratação de uma empresa especializada em limpeza de estofados para a realização desse serviço.

“É muito comum as pessoas acharem que o sofá não precisa de uma limpeza profunda e a manutenção desta. Com o tempo e o constante uso, o tecido vai ficando cada vez mais manchado e perdendo a cor. Uma limpeza especializada e a blindagem dos estofados é a melhor opção para quem quer mantê-lo sempre novo. Até mesmo para quem optou por reformar ou adquirir outro modelo, esse cuidado prolonga a vida útil do móvel. Além disso, a blindagem realizada após a limpeza facilita a manutenção diária, evitando que a poeira volte a acumular com mais facilidade e, entre outros benefícios, protege contra a queda de líquidos e revitaliza a cor”, explica Fritz Paixão, CEO da CleanNew, rede especializada em limpeza e blindagem de estofados.

Sobre a CleanNew

Criada em 2015, rede é uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil. Atua em formato home based, ou seja, o profissional especializado vai até o cliente com uma mala repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos e aeronaves. A CleanNew está presente em 22 estados brasileiros e também no exterior, com franqueados na Colômbia, Argentina e Estados Unidos, além de unidades previstas para a Espanha e Dubai.