Psycho Carnival traz 37 bandas internacionais para Curitiba

O Psycho Carnival prepara a sua 21ª edição reunindo o que há de melhor no mundo nos gêneros Psychobilly, Rockabilly e Punk Rock. Símbolo da diversidade do carnaval curitibano, o festival divide as atenções com as escolas de samba, os blocos carnavalescos, os zumbis e outras atrações durante as festividades do mês de fevereiro.

Com a participação de 37 bandas de oito países, o festival será realizado entre os dias 20 (quinta-feira) e 24 de fevereiro (segunda-feira) no Jokers Pub, na região central da cidade. Haverá shows gratuitos também na Gibiteca de Curitiba, no Largo da Ordem e nas Ruínas de São Francisco.

O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. “O Psycho Carnival começou como carnaval alternativo, mas hoje é cultura tradicional, incorporado à festa da cidade, e atrai milhares de pessoas de fora”, diz o diretor de Ação Cultural da FCC, Beto Lanza.

“A cena underground curitibana é muito potente. Não poderíamos deixar de apoiar a excelência desse segmento musical, que se soma ao samba, à música popular e à música erudita, e juntos fazem esse cenário multicultural da cidade neste primeiro bimestre do ano”, observa Lanza, referindo-se às manifestações do Carnaval e também à Oficina de Música, que toma conta de Curitiba no mês de janeiro.

De acordo com um dos organizadores, o músico e produtor cultural Vladimir Urban, o Psycho Carnival reúne aproximadamente 7 mil pessoas e pelo menos 60% são fãs vindos de outros lugares, muitos de outros países, entre eles, norte-americanos, argentinos, alemães, ingleses, chilenos, colombianos e paraguaios.

“O festival é referência, reconhecido no mundo todo como um dos principais encontros de Psychobilly. Muitas bandas curitibanas são chamadas para grandes festivais internacionais. Esse apoio do município é uma demonstração de que a cidade anda em sintonia com as suas manifestações”, afirmou o produtor, que esteve em reunião na última sexta-feira (10/1), na sede da FCC, no Moinho Rebouças.

Atrações internacionais

Os ingleses do Guana Batz, uma das maiores referências da história do Psychobilly, são a grande atração desta edição do evento. Formado em 1982 na cidade de Londres, na Inglaterra, o grupo foi um dos pioneiros do Psychobilly e criou as bases para o formato que o estilo teria nos anos seguintes.

Entre os destaques internacionais que passarão pelo palco do Jokers também estão as bandas Cenobites  (Holanda), 13 Bats (Espanha), Ghost Bastards (Argentina), Los Ruido  (México), Freeborn Brothers (Polônia) e Cigaratz (Estados Unidos).

Curitiba, que nas últimas décadas tem a cena mais forte do Psychobilly brasileiro, também está bem representada no festival. Entre os destaques estão os curitibanos Ovos Presley e o trio Os Catalépticos (duas referências do Psychobilly mundial), e o Hillbilly Rawhide (o maior expoente do Outlaw Country Rock brasileiro na atualidade). A nova safra de bandas da capital paranaense será representada pelo Psycho Daime (que une o Psychobilly às batidas tribais da Umbanda).

Mais informações sobre o Psycho Carnival 2020 e venda de ingressos estão disponíveis no site Sympla (https://bit.ly/36YyQ3n).

Boletim: Curitiba registra 329 novos casos e 13 mortes por covid-19

Curitiba registrou nesta segunda-feira (21/9), 329 novos casos de covid-19 e 13 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde.

As novas vítimas são oito homens e cinco mulheres, com idades entre 30 e 96 anos. Onze óbitos ocorreram nas últimas 48 horas e outros dois nos dias 16 e 19 de setembro.

Até agora são 1.204 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Novos casos

Com os novos casos confirmados, 41.369 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 36.112 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 4.053 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

UTIs do SUS

Nesta segunda-feira (21/9), a taxa de ocupação dos 334 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 é de 81%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 63 leitos livres.

Números da covid-19 em 21 de setembro

329 novos casos
13 novos óbitos

Números totais

Confirmados – 41.369
Investigação: 678
Recuperados – 36.112
Óbitos – 1.204

Moradores tomam susto com caminhão que deixou rastro de destruição na BR-376

O acidente ocorreu no Centro de São José dos Pinhais. Até o momento, não se sabe as causas que levaram a ocorrência

Moradores da cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), passaram por um grande susto no inicio da manhã desta segunda-feira (21). Um motorista de um caminhão dirigia pela BR-376, no Centro da cidade, quando deixou um rastro de destruição em plena rodovia. Até o momento, não se sabe as causas que levaram ao acidente, que não deixou ninguém ferido no local.

O proprietário da empresa Aços CWB, Jean Carlos Alves de Moraes, disse que os funcionários estavam chegando Ao trabalho e tudo aconteceu rapidamente, pegando todos de surpresa. À Banda B, ele informou que três postes de luz e um ponto de ônibus foram derrubados pelo veículo, sendo que um dos postes derrubados era interno.

Como ficou o local onde o caminhão passou. Foto: Colaboração

“De repente, a gente escutou um ‘barulhão’ e a carreta passou arrebentando tudo. Tinha um rapaz no ponto de ônibus e ele conseguiu sair correndo para não ser atingido. Por sorte, não tinha mais ninguém porque se não ia ser feio o estrago. Foram apenas danos materiais”, comentou à Banda B.

Como ficou o local onde o caminhão passou. Foto: Colaboração

O Motorista foi atendido pelo Siate do Corpo de Bombeiros e encaminhado com ferimentos moderados ao Hospital Cajuru.