domingo, março 3, 2024
spot_img
InícioBuzzãoCuriosidadesPsicólogo indica estratégias para você cumprir sua promessas de ano novo

Psicólogo indica estratégias para você cumprir sua promessas de ano novo

A época das festas normalmente é marcada por reflexões sobre o ano que passou e, nesse momento, são comuns as resoluções para o novo ciclo que se aproxima. Porém, o período pode ser estressante, após a constatação de que houve estagnação ou insucesso em uma ou mais áreas da vida. Se você se identificou com essa história, muita calma nessa hora! Para evitar a situação no futuro, basta desenvolver estratégias para que seus planos se realizem com mais assertividade.

“No momento de fazer sua lista de desejos, é importante traçar metas realistas e que tenham conexão real com os seus valores e objetivos de vida”, aconselha Filipe Colombini, psicólogo e CEO da Equipe AT. “Além disso, é essencial desenvolver táticas para ajudar a alcançar esses objetivos, evitando frustrações”, conclui.

Confira, a seguir, 5 dicas do psicólogo para você conseguir manter suas promessas (e realizá-las) em 2023:

1. Detalhe os seus objetivos: é importante garantir que você vai estar motivado e comprometido com seus planos. Para isso, vale esmiuçar suas metas e entender o porquê e como você pretende alcançá-las. Assim, será possível identificar o que realmente é importante e como a realização de cada item vai causar um impacto positivo na  sua vida.

2. Avalie cenários e busque ajuda: é fundamental pensar no contexto geral, analisando o quanto cada desejo é factível e se depende somente de você. Isso porque alguns objetivos não são alcançados sem a assistência ou vontade de outras pessoas. Se esse for o caso, identifique quem pode lhe auxiliar e busque apoio. O suporte necessário poderá vir de familiares, amigos ou de profissionais qualificados.

3. Dê um passo de cada vez para buscar cada sonho grande: uma dica valiosa para atingir metas difíceis é criar planos de curto prazo que apoiem objetivos maiores. Eles podem ser mensais, semanais ou até diários; o importante é manter pequenos objetivos, alcançáveis, para que se note mais facilmente o progresso realizado.

4. Trabalhe seu emocional: nem todos os seus desejos serão alcançados em um curto espaço de tempo, e isso é natural. Por exemplo,  criar um novo hábito faz parte de um processo cercado de altos e baixos. Sendo assim, para lidar com a frustração e continuar firme no seu objetivo, é fundamental regular suas emoções e não se cobrar demais.

5. Comemore pequenas vitórias: a cada conquista no meio do processo para alcançar um objetivo maior, é válido você se dar um prêmio. Essas recompensas vão se contrabalançar com o esforço realizado e restaurar seu ânimo. Lembre-se: cada momento prazeroso vai lhe ajudar a manter o foco, o engajamento e a disposição para continuar firme nos seus propósitos.

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão