quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_img
InícioParanáPrograma do Sebrae/PR promove o crescimento de startups | ASN Paraná

Programa do Sebrae/PR promove o crescimento de startups | ASN Paraná


Com um plano de ação personalizado, dez startups paranaenses foram selecionadas para seguirem no Top 10, programa promovido pelo Sebrae/PR e com o objetivo de auxiliar na escalabilidade das empresas inovadoras, mapeadas pela instituição devido ao potencial de crescimento. Com início em julho de 2023, na média, as participantes tiveram 16,94% de aumento de faturamento, o número de clientes ativos subiu 6,16% e o número de colaboradores cresceu 16,30%.

Na primeira etapa, em 2023, foram selecionadas 66 startups em todo o estado, com potencial de inovação e escalabilidade. Elas participaram de mentorias coletivas durante um semestre e na segunda fase, dentre essas, foram selecionadas as dez startups mais promissoras no programa. As dez startups selecionadas simbolizam a inovação e o potencial de crescimento no cenário empresarial inovador no Paraná.

As selecionadas foram: AeonVR, Agende, Almox Tech, Blueez, CustomerX, Faturágil, RH Gestor, Sismetro, Visitown e Zirconium.

Conforme o coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, o Programa permite identificar e apoiar as startups mais promissoras do mercado e promover ações de aceleração e crescimento, através de estratégias com atendimentos individual e personalizado, buscando acelerar o processo de crescimento da empresa.

“Após a seleção, elas recebem mentorias individuais e apoio personalizado para escalar ainda mais suas operações. O Sebrae procura, com isso, prepará-las não apenas para o sucesso imediato, mas para uma trajetória sustentável e impactante no ecossistema empresarial”, diz Rafael Tortato.

As selecionadas passaram por uma longa jornada de capacitações e mentorias.

Seleção

Para determinar as Top 10 Paraná foram considerados critérios que incluíram o desempenho financeiro das empresas (crescimento do faturamento bruto nos últimos 12 meses) e atratividade no mercado (avaliada por fatores como receita mensal recorrente, número de clientes ativos, taxa de queima de caixa). Também foram critérios decisivos na seleção, o potencial do modelo de negócio, o mercado alvo, a experiência do empreendedor e o encaixe do produto no mercado, além da assiduidade e a participação ativa na primeira fase do Programa.

Tortato complementa que a iniciativa vai além de simplesmente identificar as startups; ela sinaliza para investidores e para o mercado quais empresas merecem atenção especial.

“Isso cria uma ponte importante entre os empreendedores e os principais atores do ecossistema, promovendo uma rede de apoio e de colaboração essencial para o crescimento contínuo”, sublinha.

Primeira fase

Em 2023, as selecionadas tiveram um plano de ação personalizado, com diagnóstico, ações de acesso ao mercado e conexões dentro e fora do Paraná. As empresas também tiveram benefícios exclusivos como conexão com clientes estratégicos e com a rede de investidores parceiros do Sebrae, mentorias estratégicas, consultorias personalizadas, assessoria de imprensa, acesso a programas exclusivos e participação em missões técnicas.

Na capital

Em Curitiba, a Almox Tech surgiu em 2022 com uma solução para otimizar a gestão de estoques em canteiros de obra. O problema foi identificado por Gabriel Coltre, CEO da startup, enquanto trabalhava na área e percebeu que os estoques geravam diversos problemas de gestão, prejuízos financeiros e baixa eficiência operacional as construtoras.

“Temos uma solução para a gestão de estoques no setor da construção. Resolvemos a eficiência de processos, por meio da digitalização no controle de almoxarifados. Assim, diminuindo riscos dentro do canteiro e otimizando a relação entre escritório e obra. Oferecemos uma ferramenta intuitiva, voltada para canteiros de obras”, explica Gabriel.

Atualmente, a startup gerencia mais de um milhão de metros quadrados que somam mais de R$ 100 milhões em estoques gerenciados.

“Dentre nossos momentos marcantes, fomos vice-campeões do programa Rocket na categoria gestão, em 2021; ranqueados pelo Top 10 Santander X Brazil Award, no mesmo ano; e em 2022, fomos acelerados pela Vedacit, na maior aceleração de startups de construção do País”, relata.

Em 2023, a startup registrou crescimento de 800% em relação ao ano anterior, com expansão da solução para três estados e aumento de carteira de clientes em 300%. Para 2024, segundo o CEO, a expectativa é crescer mais 500%.

“Vamos realizar captação de investimentos e expandir nacionalmente a solução para o mercado da construção, para integrar nossa solução com os principais ERP (sigla em inglês para software de gestão) do mercado”, projeta.

RMC

De São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a BlueEz oferta uma ferramenta para otimizar e diminuir a burocracia do processo de cotações de preços e compras de médias e grandes empresas. Como integrante do Programa Top 10, o CEO e fundador, Edgar Meante, conta que o negócio deu um salto significativo.

“Tínhamos uma meta bem alta para este ano e o Top 10 nos ajudou a aumentar o nosso faturamento anual em sete vezes em comparação com 2022”, comemora.

A startup está no mercado há dois anos e tem uma carteira de 30 clientes, formada, em sua maioria, por construtoras, mas também por bancos, seguradoras e empresas de logística. Meante afirma que as mentorias oferecidas pelo Programa ajudaram a melhorar o atendimento aos clientes e, também, a organizar o negócio para a captação investimentos no futuro.

“Além das consultorias, fizemos networking. Visitei empresários e recebi alguns deles na empresa. Aprendemos a importância da exposição da marca em eventos. Graças ao Sebrae, isso se tornou parte da nossa estratégia, porque entendemos que dá resultado, somos lembrados pelos clientes e conseguimos fechar negócios”, completa.

Noroeste

Em Maringá, a RHGestor oferece solução que reúne todos os processos de recursos humanos necessários para recrutamento e seleção, treinamento desenvolvimento, avaliações de desempenho, engajamento e retenção em uma mesma plataforma, integrada com a folha de pagamento, o que permite ao setor de recursos humanos focar nas pessoas.

Embora seu produto tenha mais de dez anos de mercado, a empresa é jovem, completando quatro anos em 2023, ano em que a empresa ultrapassou a marca de 300 clientes. O faturamento cresce 115% ao ano. Só nos últimos 12 meses, o negócio faturou R$ 7,5 milhões.

Wilson Teixeira e Cesar Carvalho, sócios da RHGestor. Crédito: divulgação.

Dos sócios Cesar Carvalho, fundador, e Wilson Teixeira, cofundador, a startup quer mais que dobrar em 2024, conquistando novos clientes no Brasil e expandindo a oferta de soluções para os atuais, principalmente em relação à aplicação de inteligência artificial.

“Triplicamos [de tamanho] nos dois primeiros anos e dobramos a cada ano, desde então. Iremos consolidar programas de parceiros, para atender melhor casos que precisam gerar valor e aumentar a automatização de entregas. Queremos figurar entre as cinco maiores soluções tecnológicas para gestão de pessoas do Brasil”, diz Teixeira.

Sudoeste

A Agende Tecnologias, fundada em 2019 em Pato Branco com foco na área da saúde, vem impulsionando a eficiência operacional das clínicas em mais de 30%. O software aprimora a gestão das tarefas repetitivas, promovendo eficiência nos processos empresariais para preparar o cliente para crescer.

“A startup nasceu com a convicção de que a tecnologia pode aprimorar a interação entre pacientes e profissionais da saúde. Enquanto pacientes buscam praticidade, comodidade e benefícios, profissionais e clínicas precisam estar atualizados, melhorar a eficiência operacional, oferecer excelente atendimento e fidelizar clientes”, afirma o cofundador da empresa, Rafael Dal Bosco.

Em 2023, a Agende foi selecionada para participar do Programa, o que possibilitou o acesso a mentorias com especialistas de cada segmento abordado.

O cofundador da empresa, Rafael Dal Bosco, garante que o Programa foi essencial para o crescimento dos negócios. Foto: acervo pessoal

“A participação no Top 10 foi um marco para a empresa. Ajudou a alcançar crescimento de 275% em faturamento nos últimos doze meses e 260% em volume de contratos”, conta Rafael.

Segundo o empreendedor, nos últimos dois anos a startup expandiu suas operações para todo o Brasil e aprimorou a solução com novas ferramentas.

“Com uma visão ambiciosa, almejamos ser referência em nosso ramo de atuação com soluções inovadoras e eficientes para a área da saúde”, completa Rafael.

Oeste

Marcelo Yukio Outa é CEO da Faturágil, startup de Cascavel, que conquistou lugar na classificação das top 10. A startup, que funciona há cinco anos, ajuda empresários a aumentarem a lucratividade e otimizar tempo por meio da automatização da gestão financeira dos negócios.

Segundo Marcelo, a parceria com o Sebrae/PR se dá desde a fundação da startup e, com isso, foi possível participar de diversos programas e vários projetos de aceleração, que ajudaram a empresa a crescer de forma ordenada e sustentável. Com o Top 10, ele relata que o objetivo foi participar de toda a programação possível para que a empresa possa continuar crescendo, principalmente porque um dos objetivos para 2024, é tornar o negócio ainda mais escalável.

“Começamos a jornada do top 10 no ano passado. Participamos da primeira etapa da seleção e o que mais nos chamou a atenção foi que o Programa poderia nos oferecer uma aceleração bem nichada, conforme as nossas necessidades. Participamos de praticamente tudo que foi ofertado, fizemos várias mentorias em vendas e começamos a rodar testes no nosso comercial para podermos acertar um novo modelo de negócio. Graças ao Programa, isso foi possível”, relata.

Marcelo Yukio Outa e Carlos Alberto Sella, sócios da FaturÁgil, startup de Cascavel, no Oeste do Paraná. Foto: arquivo pessoal.

Além dessa estruturação, Marcelo conta que os resultados obtidos por meio do Programa também possibilitaram a contratação de mais colaboradores, aumento de faturamento e de clientes.

“O ano de 2023 foi bastante marcante, pois dobramos a quantidade de funcionários, dobramos o número de contratos e, com isso, também dobramos o nosso faturamento. Com certeza, o nosso engajamento no Programa fez a diferença para esses resultados, pois entramos com a ideia de aproveitar tudo o que fosse ofertado e nos envolvemos muito em cada etapa para que o tempo fosse realmente aproveitado”, confirma.

Com a classificação, que posiciona a Faturágil entre as Top 10 startups do Paraná, Marcelo acredita que a empresa poderá viver um novo momento.

“Agora, o que queremos é fortalecer esse crescimento da empresa, construindo um negócio saudável, que tenha geração de receita e seja referência em bom atendimento. Portanto, essa classificação é como uma validação, nos mostrando que estamos no caminho certo e que todos os esforços empregados para conquistarmos essa posição foram válidos”, enaltece.

As Top 10 seguirão no Programa, com planos de atendimento individuais, com mentorias para áreas prioritárias conforme as necessidades das próprias startups.



Leia a matéria no site do Sebrae

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão