Arquivos

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) impulsiona agricultura familiar e beneficia entidades em São José dos Pinhais


O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, tem sido uma importante ferramenta de incentivo à agricultura familiar e de combate à insegurança alimentar em São José dos Pinhais. Retomado no ano passado na gestão da prefeita Nina Singer, o programa já garantiu a distribuição de 10.926 kg de alimentos em apenas quatro meses, beneficiando diretamente 27 entidades socioassistenciais, como cozinhas solidárias, CRAS, unidades de atendimento 24 horas, APAE e asilos.

Com a participação de 40 produtores cadastrados, o PAA permite que agricultores familiares vendam sua produção diretamente ao programa, garantindo renda e incentivando a economia local. Os alimentos adquiridos são distribuídos gratuitamente às instituições, promovendo o acesso a uma alimentação saudável.

A prefeita Nina Singer destacou a importância da iniciativa para o município. “O PAA é um programa que valoriza o agricultor familiar e, ao mesmo tempo, auxilia quem mais precisa. Nossa gestão tem trabalhado para fortalecer a produção rural e garantir o atendimento das entidades cadastradas com alimentos frescos e de qualidade”, afirmou.

A operação do PAA ocorre semanalmente na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag). As entregas das mercadorias pelos produtores acontecem nas manhãs de terça-feira, seguidas pela separação e pesagem dos alimentos. Já no período da tarde, as entidades recebem os produtos para repasse às famílias atendidas.

Conforme a Portaria nº 85, de 24 de junho de 2024, São José dos Pinhais foi contemplado para participar do programa, com um limite financeiro de R$ 514.851,12 para pagamentos aos fornecedores. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Alex Purkote, ressaltou o impacto positivo da ação. “Esse programa fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida da nossa população. É uma união de esforços que traz benefícios tanto para os produtores quanto para as entidades assistenciais”, disse.

Como participar?

Para participar do programa, os agricultores precisam da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar  (DAP/CAF) e uma conta no Banco do Brasil, pois o pagamento é feito diretamente ao produtor por meio de cartão bancário próprio.

Compromisso da gestão!

Com a continuidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), São José dos Pinhais reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção da segurança alimentar, garantindo que mais pessoas tenham acesso a uma alimentação de qualidade.

Telefone e endereço da Semag

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag) pelo telefone (41) 3381-5824 ou diretamente no endereço: Rua Veríssimo Marques, nº. 1801 – Centro.

O post Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) impulsiona agricultura familiar e beneficia entidades em São José dos Pinhais apareceu primeiro em Prefeitura de São José dos Pinhais.



Confira a matéria completa no site Prefeitura de São José dos Pinhais