Professor curitibano doa suas obras aos Faróis do Saber

Prefeito Rafael Greca, recebeu o autor curitibano Juarez Poletto, que fez uma doação aos Faróis do Saber da cidade de mais de 400 novos exemplares de sua autoria. Curitiba, 01/08/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

Os Faróis do Saber da cidade vão ganhar mais de 400 novos exemplares de livros do autor curitibano Juarez Poletto. O professor emérito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, levou os títulos para apreciação do prefeito Rafael Greca, em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (1/8). 

“Vamos acolher este acervo e compartilhar com os curitibinhas e com os curitibanos”, anunciou o prefeito.   

São exemplares de 11 dos 21 títulos já publicados pelo professor, entre infantis, de poesia e prosa ficcional – Poesiaclara; Poesia Turva; Videventos; Entre a Corda e o Nó; Adverso; No Limiar da Imaginação; Oportuno Acaso; Fogo para Flauta e Violinos; O Anjo Fatal; Filosofia Lânguida; e Jabota e Jabuti. 

Apreciador da ideia dos Faróis do Saber, idealizados pelo prefeito Greca ainda em sua primeira gestão, Poletto já havia feito doações pontuais. “Desta vez, tinha alguns exemplares a mais em casa e achei que valia a pena fazer isso pelas pessoas que leem e para que as pessoas leiam mais”, disse. 

Poletto tem 70 anos, é graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1975), mestre e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele foi ao gabinete acompanhado do vereador Serginho do Posto. 
 

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Curitiba recebe edição do Vinho na Vila em agosto

Pelo sexto ano consecutivo, o evento Vinho na Vila abre as portas à valorização da produção nacional de vinhos. E o local escolhido para sede na capital paranaense é o Souq. O evento acontece nos dias 20 e 21 de agosto, e conta também com muito MPB e DJ Lounge, comidinhas e queijos artesanais, além de aulas com vinhos premiados no Brasil e no mundo.

Curitiba é uma das cidades mais fortes no cenário gastronômico, depois de São Paulo. Em 2018, tivemos uma primeira edição de sucesso na Ópera de Arame, e esse ano a gente elegeu quatro cidades que consideramos que tinham a ver com os novos terroirs do Brasil, e o Paraná nesse sentido está despontando muito, com excelentes vinícolas. Então, foi uma escolha mais do que natural trazer o Vinho na Vila para Curitiba, apostando que o público aprecie os vinhos paranaenses e do Brasil”, afirma Larissa Fin, criadora e curadora do evento.

A edição Curitiba traz 20 Vinícolas e mais de 200 rótulos. Entre as já confirmadas, estão as paranaenses: Carnasciali (Apucarana), Sanber (Bituruna), Vinícola Araucária (São José dos Pinhais), Legado (Campo Largo) e Cave Colina da Pedra (Piraquara). Já entre os nomes nacionais, estão as vinícolas: Buffon, Cave Antiga, Dunamis, Tenuta Foppa e Ambrosi, Fin e Casa Vitis, entre outras premiadas. O evento também conta com variedades de queijos produzidos no Paraná, para o público conhecer mais sobre todas as vertentes de harmonização de vinhos, coquetéis e alimentos.

Outro ponto-chave do evento são os workshops no Espaço gratuito do SEBRAE de harmonização de vinhos brasileiros com vinícolas regionais e com chefs especializados em comida brasileira.

IMG_2549 (1).jpg

A curadoria local do evento é de Daniele Lopez, curitibana, sommeliére e apresentadora do programa Vino e Vinho. Daniele também encabeça um projeto de enoturismo no estado, com objetivo de incentivar o conhecimento, a produção e consumo dos vinhos locais. “Este é um evento de renome nacional, que começou em 2016, assinado pela gaúcha Larissa Fin, para destacar os vinhos brasileiros. Com muita coragem, chegou a Curitiba e me escolheu para continuar essa história, em 2018 e agora em 2022. É uma honra representar e fazer a curadoria de Curitiba, mostrar que aumentamos o consumo de vinhos brasileiros e ganhamos o mercado em restaurantes, adegas, etc. Esse índice pode aumentar ainda mais, sobretudo pelo público que atingimos. As mulheres já são fiéis consumidoras do vinho rosé, que hoje é o queridinho do mercado brasileiro”, comenta Daniele Lopez.

Outra presença confirmada é de Sílvia Mascella Rosa, sommeliére, bartender e jornalista especializada em alimentos, bebidas, enoturismo e negócios do vinho há mais de duas décadas. Foi editora e degustadora da Revista ADEGA e também sommeliére do Instituto Brasileiro da Uva e do Vinho e de restaurantes e vinícolas, para as quais ainda presta consultoria.

O evento é único em sua proposta, pois tem como foco as vinícolas nacionais, apresentando produtores pouco conhecidos do grande público. Além disso, desmistifica o mundo do vinho, levando esta cultura milenar para um ambiente informal, alegre e jovem. O Vinho na Vila – Etapa Curitiba conta também com a diversidade gastronômica do Souq, que reúne opções de comida asiática, francesa, italiana, mexicana, além de itens como hambúrgueres, batatas, churrasco e doces.

IDEALIZAÇÃO E PRODUÇÃO: Casa Vitis. Patrocínio: SEBRAE 50+50. Apoio Revista Adega e Bacchus.

Serviço

Vinho na Vila

Local: Souq Curitiba – Av. Iguaçu, 4399 – Vila Izabel

Horário das sessões – das 10:00 às 21h, conforme abaixo:

Sábado e Domingo:

Feira de vinhos brasileiros 

Horários: sábado e domingo, em três sessões:

11h às 14h

14h30 às 17h30

18h às 21h

Preço: a partir de R$ 110,00

Acesse o site e adquira já o ingresso para o Vinho na Vila: vinhonavila.com.br

Todos os ingressos incluem: degustação de todos os rótulos, taça de cristal e ecobag personalizada do evento.

Mais informações: https://vinhonavila.com.br

Unicentro abre seleção para tutores em Curitiba

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com edital aberto até o dia 26 de agosto para seleção de tutores em Curitiba, sendo uma vaga para tutor no polo de apoio presencial à Educação a Distância da cidade no Curso de Especialização em Libras.

Dentre outras funções, o tutor deve apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades discentes, manter contato permanente com os alunos, ajudar na avaliação dos estudantes, participar das atividades de formação, etc. A dedicação deve ser de 20h semanais, com bolsa auxílio mensal no valor de R$ 765.

Os requisitos exigidos para atuação como tutor nesta especialização são: graduação (licenciatura) em Letras ou Pedagogia; pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu e ter experiência mínima de um ano de docência no ensino básico ou um ano de experiência na docência no ensino superior. 

O processo de seleção conta com três fases, sendo duas delas on-line com duração de 40 minutos. Caso atinjam a pontuação mínima de 60 pontos, os candidatos avançam para a última etapa que é a entrevista (também online) entre os dias 19 e 21 de setembro. O resultado final do processo será divulgado a partir do dia 22 de setembro.

Serviço

Inscrições: Até 26 de agosto;

Requisitos mínimos: graduação em geografia (licenciatura ou bacharelado); pós-graduação e atuação de no mínimo um ano de docência no ensino básico ou superior;

Formas de avaliação:  avaliações e entrevista online;

Resultado final: a partir de 30 de setembro

Íntegra do edital: Nº 022/2022 – NEAD/ UAB/MEC