Prefeitura inaugura parquinho inclusivo no Barigui e praça para esportes no São Braz

Na semana que antecede o Dia das Crianças, os curitibinhas ganharam mais três presentes da cidade. Nesta sexta-feira (8), foram entregues oficialmente o novo parquinho inclusivo e a revitalização do antigo do Parque Barigui. O dia também foi de inauguração da revitalização da Praça Neuma Cortes Monclaro, no São Braz, com o plantio de dez mudas nativas de ipês e árvores frutíferas. 

A visita do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel marcou as entregas. “São espaços para as crianças brincarem e praticarem esportes. É com alegria que eu vejo a vida voltando para as praças, para os parques, para as escolas e para a nossa cidade neste início de primavera”, disse Greca, lembrando dos períodos mais restritivos de circulação de pessoas, em razão da pandemia da covid-19. “Felizmente já estamos entrando em remissão”, anunciou.

Para todos os curitibinhas

Pronto desde março deste ano, o parquinho inclusivo do Parque Barigui, próximo da chaminé atrás do Museu do Automóvel, com acesso pela Alameda Professor Rubens Requião, era uma demanda antiga dos pais de crianças com necessidades especiais. 

Sem degraus ou barreiras, o projeto do novo parquinho foi pensado como um caminho circular, com bancos, áreas de estar, jardins e brinquedos. “Os brinquedos utilizados e sua disposição favorecem a interação entre atividades motoras e lúdicas diversas”, disse a secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.

Novo parquinho inclusivo no Parque Barigui. Curitiba, 08/10/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Uma das principais características do projeto da Secretaria do Meio Ambiente é a integração entre as crianças de diversas idades, com deficiência ou não, favorecendo o desenvolvimento de aspectos sensoriais, comunicativos, afetivos, sociais, cognitivos e motores. 

O piso emborrachado, com diversas cores, próprio para a absorção de impactos, garante segurança para as brincadeiras. Foram implantados também tabuleiros de jogos clássicos, como jogo da velha, damas/xadrez e trilha e um quadro negro para desenhos com giz. O parquinho antigo foi remodelado, com a substituição dos brinquedos por outros mais modernos e foi mantido o piso de areia. 

A possibilidade de as crianças brincarem todas juntas é o grande diferencial e um pedido dos pais, de acordo com a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes. “Com um espaço assim, temos a verdadeira inclusão”, comemorou. 

Quem ficou feliz com o novo parquinho foi a professora Cristiane Nievola Rocha e o seu marido, o motorista de aplicativo Fernando Kosteski. Eles são pais de Inácio, de 5 anos, e Vicente, de 3, que tem uma síndrome rara. “Para o Inácio é uma grande alegria poder brincar com o irmão”, comentou Cristiane. “Já comentei sobre o parquinho com outras mães especiais”, completou.

Incentivo ao esporte

Desde o início do mês, a Praça Neuma Cortes Monclaro passou a ser ponto de encontro de crianças e adolescentes do São Braz para participarem de aulas gratuitas de tênis.

A área ganhou uma quadra poliesportiva com alambrado, duas quadras de minitênis e melhorias como plantio de grama, colocação de pedrisco, calçada de asfalto e pintura dos muros. A academia ao ar livre foi realocada e o parquinho das crianças recuperado. A praça também ganhou nova iluminação.

Praça Neuma Cortes Monclaro, no São Braz. Curitiba, 08/10/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A inauguração da praça, nesta sexta-feira, contou com as crianças do Instituto Ícaro treinando tênis e com uma performance da atleta curitibana Maria Joaquina Cavalcanti Reikdal, medalha de prata no Campeonato Mundial de Patinação Artística, em competição que aconteceu no fim de setembro, no Paraguai.

As crianças da Escola Municipal Júlio Moreira e do Centro Municipal de Educação Infantil São Braz acompanharam o plantio de dez mudas de ipês amarelos, brancos e roxos, além de frutíferas nativas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Doces ou travessuras: Rede de café ‘to go’ lança frappe inédito de Halloween  

O Dia das Crianças e o Dia das Bruxas, ambos comemorados em outubro, vão ficar ainda mais gostosos com a nova criação da Go Coffee. A rede pioneira em cafés ‘to go’ acaba de lançar o Frappe Secreto de Halloween, bebida temática no sabor uva, para agitar o mês mais assustador do ano.

“Resolvemos brincar com os feitiços e mistérios das bruxas aliado à criação de receitas únicas e saborosas para criar uma sobremesa incrível para as crianças e também para os jovens e adultos que desejam relembrar o gostinho da infância”, conta Elói Ferreira, sócio fundador da Go Coffee. Para tornar a experiência ainda mais divertida, na compra de um Frappe de Halloween, o cliente vai ganhar uma tatuagem assombrada para colar na pele.

A novidade ficará disponível em todas as lojas brasileiras da rede de 03 de outubro a 04 de novembro. Já para acompanhar a bebida, a rede ainda um cardápio completo de doces e salgados produzidos a partir de receitas autorais, como cookies tradicionais e recheados, brownies, muffins, salgados e pães de queijo.

O Frappe de Halloween fica disponível até o dia 04 de novembro em todas as unidades da Go Coffee do país. Mais informações no Instagram oficial da rede no Instagram (@gocoffeebrasil).

Pizzaria da Mathilda lança novo sabor com promoção

Um novo sabor de pizza chegas às três unidades da Pizzaria da Mathilda nessa terça-feira – e com desconto. A Portuguesa mistura o sabor clássico ao estilo napolitano, com pizzas individuais, da rede que conquistou o público curitibano. O valor da pizza será R$ 42, mas no dia do lançamento (04/10), sairá pela metade do preço, tanto para consumo nas lojas (no Juvevê, Água Verde e Vicente Machado) quanto para retirada no balcão e venda no site.

A pizza Portuguesa, segundo as histórias, teria nascido no Brasil, quando imigrantes portugueses adicionaram ingredientes diferentes às pizzas feitas pelos imigrantes italianos. Na receita da Mathilda, os insumos clássicos se aliam ao estilo napolitano que consagrou a pizzaria curitibana. A massa de fermentação lenta, servida individualmente, recebe molho, presunto, basílico, cebola roxa, mozzarella, ovo caipira e azeitona preta.

O estilo napolitano da Pizzaria da Mathilda é celebrado como um dos mais tradicionais, sendo considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. A Mathilda conquistou o público curitibano ao seguir as regras dessa tradição com as pizzas individuais em sabores clássicos, como Marguerita, e também com criações originais. Renovando o cardápio, traz pedidas favoritas do público como a Portuguesa.

A nova pizza Portuguesa estreia nas três lojas no dia 04 de outubro. A Pizzaria da Mathilda conta com três unidades da rede em Curitiba: Vicente (Av. Vicente Machado, 859), Juvevê (R. Rocha Pombo, 265) e Água Verde (Av. dos Estados, 1066). As lojas abrem de terça-feira a domingo, das 18h às 23h. Além disso, os pedidos poderão ser feitos, também, pelo site www.pizzariadamathilda.com.br. Mais informações no perfil oficial no Instagram (@pizzariadamathilda).