Arquivos

Prefeitura inaugura parquinho inclusivo no Barigui e praça para esportes no São Braz

Novo parquinho inclusivo no Parque Barigui. Curitiba, 08/10/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Na semana que antecede o Dia das Crianças, os curitibinhas ganharam mais três presentes da cidade. Nesta sexta-feira (8), foram entregues oficialmente o novo parquinho inclusivo e a revitalização do antigo do Parque Barigui. O dia também foi de inauguração da revitalização da Praça Neuma Cortes Monclaro, no São Braz, com o plantio de dez mudas nativas de ipês e árvores frutíferas. 

A visita do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel marcou as entregas. “São espaços para as crianças brincarem e praticarem esportes. É com alegria que eu vejo a vida voltando para as praças, para os parques, para as escolas e para a nossa cidade neste início de primavera”, disse Greca, lembrando dos períodos mais restritivos de circulação de pessoas, em razão da pandemia da covid-19. “Felizmente já estamos entrando em remissão”, anunciou.

Para todos os curitibinhas

Pronto desde março deste ano, o parquinho inclusivo do Parque Barigui, próximo da chaminé atrás do Museu do Automóvel, com acesso pela Alameda Professor Rubens Requião, era uma demanda antiga dos pais de crianças com necessidades especiais. 

Sem degraus ou barreiras, o projeto do novo parquinho foi pensado como um caminho circular, com bancos, áreas de estar, jardins e brinquedos. “Os brinquedos utilizados e sua disposição favorecem a interação entre atividades motoras e lúdicas diversas”, disse a secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.

Novo parquinho inclusivo no Parque Barigui. Curitiba, 08/10/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Uma das principais características do projeto da Secretaria do Meio Ambiente é a integração entre as crianças de diversas idades, com deficiência ou não, favorecendo o desenvolvimento de aspectos sensoriais, comunicativos, afetivos, sociais, cognitivos e motores. 

O piso emborrachado, com diversas cores, próprio para a absorção de impactos, garante segurança para as brincadeiras. Foram implantados também tabuleiros de jogos clássicos, como jogo da velha, damas/xadrez e trilha e um quadro negro para desenhos com giz. O parquinho antigo foi remodelado, com a substituição dos brinquedos por outros mais modernos e foi mantido o piso de areia. 

A possibilidade de as crianças brincarem todas juntas é o grande diferencial e um pedido dos pais, de acordo com a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes. “Com um espaço assim, temos a verdadeira inclusão”, comemorou. 

Quem ficou feliz com o novo parquinho foi a professora Cristiane Nievola Rocha e o seu marido, o motorista de aplicativo Fernando Kosteski. Eles são pais de Inácio, de 5 anos, e Vicente, de 3, que tem uma síndrome rara. “Para o Inácio é uma grande alegria poder brincar com o irmão”, comentou Cristiane. “Já comentei sobre o parquinho com outras mães especiais”, completou.

Incentivo ao esporte

Desde o início do mês, a Praça Neuma Cortes Monclaro passou a ser ponto de encontro de crianças e adolescentes do São Braz para participarem de aulas gratuitas de tênis.

A área ganhou uma quadra poliesportiva com alambrado, duas quadras de minitênis e melhorias como plantio de grama, colocação de pedrisco, calçada de asfalto e pintura dos muros. A academia ao ar livre foi realocada e o parquinho das crianças recuperado. A praça também ganhou nova iluminação.

Praça Neuma Cortes Monclaro, no São Braz. Curitiba, 08/10/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A inauguração da praça, nesta sexta-feira, contou com as crianças do Instituto Ícaro treinando tênis e com uma performance da atleta curitibana Maria Joaquina Cavalcanti Reikdal, medalha de prata no Campeonato Mundial de Patinação Artística, em competição que aconteceu no fim de setembro, no Paraguai.

As crianças da Escola Municipal Júlio Moreira e do Centro Municipal de Educação Infantil São Braz acompanharam o plantio de dez mudas de ipês amarelos, brancos e roxos, além de frutíferas nativas.