Arquivos

Prefeitura de Curitiba lança campanha educativa para promover o respeito à faixa de pedestres


Nesta quinta-feira (21/9), a Prefeitura de Curitiba deu início à campanha de trânsito Tira-Teima na Faixa, ação estratégica que faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito. O objetivo é promover a conscientização dos motoristas sobre a importância de respeitar a faixa de pedestres e, ao mesmo tempo, contribuir para a segurança viária na cidade.

A iniciativa pioneira utiliza câmeras instaladas em três pontos estratégicos da cidade para transmitir imagens em tempo real das faixas de pedestres para painéis de mídia localizados nessas áreas. Durante esta semana especial, a campanha se une a outras ações planejadas para a Semana Nacional de Trânsito, reforçando o compromisso da Prefeitura com a segurança nas vias públicas.

O primeiro ponto a receber a intervenção foi o cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Brigadeiro Franco, onde as câmeras já estão em operação. Na sexta-feira (22/9), a ação se deslocará para a Rua Marechal Deodoro e no sábado (23/9), último dia da campanha, estará na Rua Hugo Simas.

Como funciona

Além de mostrar os comportamentos dos motoristas, exibindo tanto aqueles que respeitam a faixa de pedestres quanto os que desrespeitam, a campanha também oferece mensagens educativas nos painéis, sensibilizando os condutores sobre a importância de ceder a prioridade aos pedestres. Também faz com que os pedestres repensem hábitos e procurem fazer uma travessia segura.

A superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, comparou a ação ao famoso sistema de videoarbitragem (VAR) utilizado no futebol, enfatizando o caráter descontraído da iniciativa. “Queremos fazer um tira-teima para identificar quem está respeitando a faixa de pedestres. De forma descontraída, queremos enaltecer o comportamento dos bons motoristas e também conscientizar os mais distraídos”, ressaltou ela.

Outro objetivo da campanha é alertar os motoristas para a fragilidade dos pedestres no trânsito e a necessidade de redobrar os cuidados com os mais vulneráveis. O relatório do Programa Vida no Trânsito, divulgado nesta quarta-feira (20/9), revelou que, em 2022, apesar da diminuição no número de mortes no trânsito em Curitiba, houve um aumento de 9,5% no número de acidentes fatais envolvendo pedestres em comparação ao ano anterior.

Blitz educativa

Para complementar a ação, agentes da Escola Pública de Trânsito fazem abordagens educativas com os motoristas nestes endereços, relembrando os cuidados no trânsito.

“Saímos de casa e queremos retornar em segurança, por isso relembramos aos motoristas quais são os cuidados que eles devem ter. É um alerta, uma precaução, uma reflexão”, explicou a agente de trânsito Claudia Claudiano Moreira.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba