Prazo para candidatos do Enem 2021 pedir isenção termina nesta sexta-feira

O prazo para pedir a isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 termina nesta sexta-feira (28) às 23h59. Também se encerra hoje o período para justificar a ausência no exame de 2020. Ambos os processos devem ser feitos no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na Página do Participante no link.

O pedido de isenção da taxa é anterior ao prazo de inscrições. Por isso, o Inep alerta que ter a aprovação da isenção do Enem 2021 ou da justificativa de ausência no Enem 2020 não garante a inscrição. Esse procedimento deve ser feito por todos os participantes, isentos ou não, seguindo o calendário oficial. As datas das inscrições e para a aplicação das provas ainda não foram divulgadas.

Quem tem direito à isenção?

Segundo as regras do Inep, quem pode pedir a isenção do Enem 2021 são pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa educacional. Estudantes que estão no último ano do ensino médio na rede pública, no ano de 2021, também têm direito ao benefício

O mesmo vale para quem vem de famílias com baixa renda e está em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Neste caso, o participante precisa comprovar que já está vinculado ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O que a isenção tem a ver com a justificativa de ausência?

A justificativa só é importante para aqueles participantes que tiveram a taxa de isenção aprovada no Enem 2020, mas não compareceram às provas nos dois dias de aplicação. Assim, caso queiram fazer o Enem 2021 e solicitar novamente a isenção, precisam justificar a ausência no ano anterior.

O candidato deve incluir documentos datados e assinados que comprovem o motivo da ausência. Algumas situações que o Inep considera como passíveis de justificativa são: acidentes, morte na família, intercorrências médicas ou hospitalares, maternidade ou paternidade, intercâmbio acadêmico, deslocamentos, assaltos ou furtos e privação de liberdade.

Como pedir isenção?

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 e/ou justificar a ausência no Enem 2020, o participante deve seguir os próximos passos:

– Acessar a Página do Estudante;

– Selecionar a opção “Justifica de Ausência/Isenção”;

– Informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento;

– Informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone para contato – essas informações podem ser usadas pelo Inep para enviar informações sobre o Enem;

– Preencher corretamente as informações solicitadas, inserir os documentos requeridos e verificar se a solicitação foi concluída com sucesso;

– Por último, deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, que deve ser utilizada para acompanhar a situação da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021.

O que observar na hora de fazer o pedido de isenção?

– Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal;

– Antes de fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição, o participante precisa verificar a situação de seu CPF no site da Receita, uma vez que o Inep não aceita solicitações com CPF em situação irregular;

– O Inep não se responsabiliza pelo envio de informações a terceiros se houver cadastramento incorreto de e-mail ou número de telefone;

– Os dados referentes ao Número de Identificação Social (NIS) e a situação do ensino médio informados no Questionário Socioeconômico não poderão ser alterados. O NIS é a sigla para Número de Identificação Social. Nada mais é do que um número de cadastro feito pela Caixa Econômica Federal para identificar trabalhadores, beneficiários de programas sociais e beneficiários de políticas públicas do governo federal, estadual ou municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UFPR abre inscrições para Vestibular 2021/2022; confira o edital

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu o período de inscrições para o vestibular 2021/2022. As inscrições podem ser feitas até às 12h de 10 de novembro e a taxa é de R$ 155. As provas serão aplicadas em fase única, no dia 13 de fevereiro de 2022, a partir das 14h, com duração de 5h30. O fechamento dos portões e às 13h30. Serão ofertadas 5.376 vagas.

Das vagas oferecidas, 50% serão destinadas à concorrência geral e as outras 50% serão reservadas exclusivamente a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio e aos que tenham obtido certificado de conclusão do Ensino Médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Estas vagas reservadas serão destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Também serão reservadas para estudantes que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

Candidatos de baixa renda com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem pedir isenção da taxa de R$ 155 até o dia 23 de setembro.

Confira o edital do vestibular 2021/2022 da UFPR

UFPR divulga hoje (31) os aprovados no vestibular 2020/2021

A espera está terminando. A partir das 13h30 de hoje, 31 de agosto, a Universidade Federal do Paraná transmite a solenidade virtual de divulgação do resultado do processo seletivo 2020/2021, pelo canal da UFPR TV, no YouTube. O resultado estará disponível às 14h no aplicativo +UFPR para Android e no site do Núcleo de Concursos (NC).

Para evitar congestionamento na rede do NC, o resultado oficial poderá ser acessado rapidamente pelo app +UFPR, disponível apenas para Android, neste link.

A solenidade contará com a presença do reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, da vice-reitora, professora Graciela Ines Bolzon de Muniz, da pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Maria Rita de Assis César, da pró-reitora de Graduação e Educação Profissional, professora Maria Josele Bucco Coelho, e do coordenador do NC, professor Alexandre Luis Trovon de Carvalho.

Este ano, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a comemoração dos aprovados será em forma de “banho de lama virtual”, com contagem regressiva ao som de baterias dos centros acadêmicos pelo YouTube e lançamento de filtros comemorativos para os calouros, que estarão disponíveis no Instagram da UFPR.

O processo Seletivo 2020/2021 da UFPR teve 39.696 candidatos inscritos, concorrendo a 5.423 vagas em cursos de graduação e 70 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Paraná. A prova foi realizada no dia 18 de julho, em uma única fase, nas cidades de Curitiba, Maringá, Palotina, Toledo, Jandaia do Sul e Matinhos.

Será realizada uma entrevista coletiva sobre o vestibular 2020/2021 a partir das 14h30, pelo canal da UFPR no YouTube, neste link.