Praça do MON deve receber 10 mil pessoas para festival na “capital da cerveja artesanal”

Considerada a capital nacional da cerveja artesanal, Curitiba receberá nos dias 14 e 15 de março a 4ª edição de um dos eventos mais importantes do segmento no Brasil: o Festival da Cultura Cervejeira Artesanal (FCCA), organizado pela Associação das Microcervejarias do Paraná (PROCERVA) e que será realizado na Praça Burle Marx, ao lado do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Com entrada gratuita, o evento terá a participação de 35 cervejarias do Paraná e mais 10 convidadas de todo o Brasil. No total, serão mais de 200 rótulos artesanais à disposição do público. Além disso, o evento contará com praça de alimentação com 14 opções gastronômicas assinadas por diferentes chefs no sábado (14) e uma churrascada com grande variedade de cortes no domingo.

“O FCCA chega à sua quarta edição como uma consagração do meio cervejeiro paranaense, que demonstra o potencial do segmento”, afirma Iron Mendes, vice-presidente da PROCERVA. “Além das cervejarias participantes, teremos uma grande variedade de entretenimento para todos os públicos. Nosso principal objetivo com isso é fortalecer ainda mais a cultura da cerveja artesanal perante o público, que hoje em dia já conhece o produto, sabe quais são seus estilos favoritos e busca cada vez mais por novidades nesse mercado que não para de crescer”, destaca.

O rock e o blues serão a trilha sonora do FCCA, com 10 bandas distribuídas durante os dois dias. As famílias com crianças podem ficar tranquilas, pois haverá um espaço kids completo à disposição, garantindo a tranquilidade para os pais que forem curtir e têm desejo de desfrutar dos rótulos cervejeiros. No sábado (14), ocorrerão os Beer Games: uma competição com corrida de cerveja, corrida com saco de malte, rola barril, beer pong e mastigação de lúpulo para os cervejeiros e apreciadores que estiverem no evento.

O festival também contará com uma área exclusiva dedicada ao relacionamento B2B entre cervejeiros e profissionais/fornecedores do setor: um ambiente exclusivo para profissionais com CNPJ e patrocinadores que poderão interagir com cervejarias, contando inclusive com um local para descanso e negócios. “A ideia desse espaço é promover a aproximação entre os empresários do mundo cervejeiro com fornecedores e profissionais desse setor, incentivando assim o crescimento da cena cervejeira no Brasil”, destaca Mendes.

Mercado pujante

A produção das cervejas artesanais no Brasil mantém um crescimento consistente nos últimos cinco anos. Em 2018, o número total de cervejarias chegou a 889 empresas, sendo 210 novas fábricas, o que representa um crescimento de 23% do setor. O Sul continua como a região com o maior número de cervejarias e o Paraná se destaca nesse cenário: são mais de 90 cervejarias artesanais, com uma produção atual estimada de 7,8 milhões litros/ano.

Serviço – FCCA (Festival da Cultura Cervejeira Artesanal)

Sábado e domingo, 14 e 15 de março, das 10h às 20h

Endereço: Praça Burle Marx (ao lado do Museu Oscar Niemeyer) – R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Entrada GratuitaAcompanhe mais informações na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/festival-procerva/fcca-2020/557598584838094/

Regionais distribuem mudas gratuitas a partir de segunda (24/1)

Que tal começar o ano deixando Curitiba mais verde e resiliente às mudanças climáticas? A partir da próxima segunda-feira (24/1), as dez regionais da cidade começam a ser abastecidas por mudas de árvores nativas que podem ser retiradas gratuitamente pela população. (Veja o cronograma e os endereços abaixo). 

O trabalho faz parte do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, que agora é anual. Cada regional terá 500 mudas para distribuição. Será necessário, apenas, o preenchimento de um cadastro simples, com o local e as características do plantio para que seja fornecida a muda mais adequada. 

Poderão ser plantadas espécies como os ipês amarelo, roxo e roxo anão, uvaia, pitanga, araçá vermelho, palmeira imperial, entre outras. O engenheiro ambiental responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro, lembra que em áreas privadas não há restrição de plantio, mas em via pública, além de autorização, é preciso seguir algumas regras.

“Isso porque a cidade tem normas de urbanização, fiação elétrica e outras características que precisam ser levadas em consideração, como a largura das calçadas, por exemplo”, esclarece.

Antes de acabe

Salgueiro reforça que a procura pelas mudas nas regionais é sempre grande e os estoques acabam rápido. Mas quem ficar sem, pode solicitar via Central 156 e retirar no Horto da Barreirinha (Av. Anita Garibaldi, 5550). “O critério é o mesmo, o cidadão faz um rápido cadastro e ajuda a cidade”, explica.

Além da beleza, as árvores garantem equilíbrio térmico e abrigo para a fauna silvestre.  

Onde buscar a sua muda?

A partir de segunda-feira (24/1)
Manhã – REGIONAL BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700
Tarde – REGIONAL PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1.700 

A partir de terça-feira (25/1)
Manhã – REGIONAL PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033
Tarde – REGIONAL TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n 

A partir de quarta-feira (26/1)
Manhã – REGIONAL MATRIZ – Praça Rui Barbosa, 101 
Tarde – REGIONAL SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertilla Boscardin, 213 

A partir de quinta-feira (27/1)
Manhã – REGIONAL CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 
Tarde – REGIONAL BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430

A partir de sexta-feira (28/1)
Manhã – REGIONAL BOA VISTA – Avenida Paraná, 3.600 
Tarde – REGIONAL CAJURU – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150

Fim de semana será com festivais esportivos e recreação em seis parques da cidade

O segundo fim de semana do Verão Curitiba 2022 vai agitar os seis parques da cidade que recebem as atividades recreativas e esportivas preparadas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). No sábado (22/1) e domingo (23/1), os curitibinhas e suas famílias vão poder aproveitar as brincadeiras gratuitas das 14h às 18h nos parques Barigui, Bacacheri, Lago Azul, Náutico, Passaúna e Passeio Público. 

Todas as atividades seguem os cuidados e protocolos sanitários contra a covid-19. Em caso de chuvas, as atividades são suspensas. 

O Verão Curitiba 2022 tem o patrocínio da RIC TV e apoio da Megamania, MRV, Hospital de Olhos do Paraná e Jovem Pan Curitiba. Confira aqui os locais onde são feitas as atividades do Verão Curitiba 2022.

Profissionais de Educação Física da Smelj estarão nos locais para orientar os participantes e reforçar a importância dos cuidados sanitários durante a prática das atividades. Entre as atrações recreativas para as famílias estarão disponíveis orientações para a prática segura de atividade física, aulões de ginástica, jogos de tabuleiro gigantes e brincadeiras.

Festivais esportivos

Neste fim de semana os festivais esportivos da Smelj terão Caçador, Queimada e Badminton no Parque Barigui; Futebol de Areia no Parque Bacacheri; Atletismo – Arremesso no Passeio Público; Minivoleibol e Skate no Parque Náutico; Caçador – Queimada no Parque Lago Azul; e Bets e Tênis de Mesa no Parque Passaúna.

O fim de semana do Verão Curitiba 2022 vai agitar os seis parques da cidade que recebem as atividades recreativas e esportivas preparadas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Foto: Fabio Decolin/Smelj

Atividades sistemáticas em todos os parques (todo fim de semana, das 14h às 18h):

Aulões de Ginástica
Pintura no papel kraft
Circuito infantil de bicicleta
Atividades esportivas
Jogos lúdicos de tabuleiro
Xadrez gigante, ping-pong e perna de pau
Brinquedos inclusivos

Cuidados

Caso algum integrante da família apresente sintomas respiratórios leves, a orientação é que não vá participar das ações do Verão Curitiba. A pessoa deve se isolar e procurar o suporte dos serviços de Saúde da Prefeitura, prioritariamente pela Central 3350-9000.

Aqui você pode conferir todas as orientações e cuidados em caso de suspeitas de covid-19 ou gripe.