Praça de Curitiba será usada para aulas de tênis gratuitas

A partir deste sábado (2/10), a praça Neuma Cortes Monclaro, no São Braz, que recentemente foi revitalizada pela Prefeitura de Curitiba, passa a ser ponto de encontro de crianças e adolescentes da região que queiram participar de aulas gratuitas de tênis.

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e o Instituto Icaro, beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, serão oferecidos aulões de tênis para meninos e meninas de 5 a 12 anos, sempre das 9h às 11h.

Por ser ao ar livre a atividade precisará ser suspendida em dias de mau tempo. Sem a necessidade de contato físico entre os participantes, as aulas acontecerão obedecendo todos os protocolos sanitários de enfrentamento à covid-19, como uso de máscara de proteção por todos os participantes, álcool em gel disponível e distanciamento social. As crianças serão divididas em grupos: de 8 a 12 anos farão aulas das 9h às 10h, e as menores, de 5 a 7 anos, serão atendidas das 10h às 11h.

Os aulões de tênis na praça servirão para apresentar uma nova modalidade esportiva às famílias da região da Regional Santa Felicidade.

 

Bate-bola

Neste primeiro encontro a proposta será uma oficina de tênis, com jogos, bate-bola com os professores e com os amigos, além de brincadeiras envolvendo a modalidade esportiva. A atividade será o ponto de partida para o projeto que pretende expandir as aulas para os dias da semana, conforme as turmas forem sendo montadas.

“Serão aulas muito animadas, vamos mostrar que jogar tênis é fácil, divertido e que está ao alcance de todos”, diz a coordenadora voluntária do Instituto Icaro, a ex-tenista, Ana Cláudia França.

Para participar deste primeiro sábado de atividade, basta a criança comparecer ao local acompanhado por um adulto responsável e usando uma roupa confortável para a prática esportiva. Outras informações podem ser consulados pelo telefone (41) 99679-6883.

Emilio Trautwein, secretário municipal do Esporte e lazer, destaca o fato das aulas na praça serem importantes para incentivar e ensinar a prática do tênis para crianças da região, mas também para estimular o zelo e convivência das famílias no espaço público, a partir de atividades saudáveis. “É o esporte incluindo pessoas e ajudando a desenvolver o sentimento de pertencimento delas com o espaço onde vivem”, diz Trautwein.

Revitalização

Localizada no número 90 da rua Alexandre Marcoski, entre o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) São Braz e a Escola Municipal CEI Júlio Moreira, a praça passou por uma ampla revitalização feita pelo Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A área ganhou uma quadra poliesportiva com alambrado, duas quadras de minitênis e melhorias em toda a área, com plantio de grama, colocação de pedrisco, calçada de asfalto e pintura dos muros. A academia ao ar livre foi realocada e o parquinho das crianças recuperado. O investimento foi de R$ 450 mil, com as obras realizadas entre abril e agosto do ano passado.

Praça Neuma Cortes Monclaro, no São Braz, que recentemente foi revitalizada pela Prefeitura de Curitiba – Curitiba, 28/09/2021 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

A praça também ganhou nova iluminação, com lâmpadas de 100 wats em três superpostes que foram relocados, outros oito postes duplos com três refletores cada foram instalados. O investimento feito pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas para deixar o local mais iluminado e seguro foi de R$ 48,4 mil.

“Essa é uma gestão que administra e zela pela cidade em parceria com as pessoas. Era uma reivindicação das famílias que a área fosse recuperada e devolvida ao convívio social”, diz a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima.

 

Aulas de basquete

Levar atividades esportivas e culturais à praça faz parte da estratégia da Administração Regional Santa Felicidade para estimular a comunidade a preservar o espaço e evitar a ação de vândalos. Durante a semana, a quadra poliesportiva tem sido usada para aulas de basquete para adolescentes, com a professora ex-integrante da seleção brasileira de basquete, Dalila Bulcão Mello.

Durante a semana, a quadra poliesportiva tem sido usada para aulas de basquete para adolescentes, com a professora ex-integrante da seleção brasileira de basquete, Dalila Bulcão Mello. Foto: Divulgação

São as aulas do projeto Escola+Esporte=10 (EE10), da Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude, que eram realizadas na Rua da Cidadania Santa Felicidade que atualmente está com obras de revitalização. 

Instituto Icaro, cuja sede também fica no São Braz, tem como missão promover inclusão por meio do esporte, da oferta e atividades culturais e recreativas de qualidade para contribuir no bom desenvolvimento de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.