Arquivos

Por que limitar o tempo de tela das crianças? Especialista fala sobre o tema no programa “Assembleia Entrevista” que está no ar – De olho nos deputados


A exposição constante a internet, os impactos das redes sociais no processo de maturação cerebral de crianças e adolescentes, e no universo das relações humanas em geral é o assunto do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. O tema é abordado pela bióloga Sheron Mendes, especialista em Neurobiologia Interpessoal pela Mindsight Institute e mestranda em Educação e Novas Tecnologias de Ensino pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), que propõe uma reflexão crítica sobre o ambiente virtual, onde todos vivem online.

Segundo a pesquisadora, é preocupante o impacto da tecnologia no processo de maturação cerebral de crianças e adolescentes. Por isso, alerta ser necessário orientar as famílias sobre a importância do uso consciente de tablets e smartphones, especificamente, por essa parcela da população. Ela cita dados e pesquisas que comprovam ser fundamental adotar normas na hora de liberar essas plataformas aos filhos. Afirma que os pais e responsáveis é quem devem ser os verdadeiros protagonistas na construção do futuro dessa geração. Sheron Mendes observa ainda que um almoço em família ou um café com amigos nunca mais foi o mesmo com o smartphone. “Estamos criando uma geração mais ansiosa e deprimida”, comenta lembrando que muitas crianças usam tablets e celulares sem nenhum limite.

Na opinião da especialista, é essencial que medidas sejam tomadas com urgência para reduzir os efeitos negativos da internet, especialmente das redes sociais, na saúde mental das crianças e dos adolescentes. Por isso, defende o uso equilibrado da tecnologia, o incentivo as atividades ao ar livre, o estímulo a leitura e o fortalecimento do apoio psicológico, passos que considera fundamentais para reverter esse preocupante cenário. Entre as inúmeras orientações e dicas aos interessados em se aprofundar em relação ao tema, Sheron Mendes cita como sugestão o livro “Irresistível: Por que você é viciado em tecnologia e como lidar com ela”, de Adam Alter.

Na publicação, o autor, que é professor de psicologia e marketing, explica que apesar dessas tecnologias milagrosas encurtarem as distâncias que nos separam, seu magnetismo extraordinário – e às vezes prejudicial – não é mero acaso. As empresas que criam tais produtos se esforçam para torná-los quase impossíveis de serem deixados de lado, diz Alter. Ele é um acadêmico australiano que se tornou uma referência internacional quando o assunto é o impacto da tecnologia em nossas vidas. Sua trajetória começou na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, onde fez seu doutorado em psicologia. Mas foi o trabalho na Stern School of Business, da Universidade de Nova York, que realmente colocou Alter na mídia.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses. Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

 



Leia mais informações no site da Alep