Arquivos

Pioneira da cultura amazônica em Curitiba é a atração do Programa Arte & Cultura – De olho nos deputados


A ativista cultural Doralice Messias foi uma das primeiras pessoas a difundirem a cultura a região amazônica em Curitiba. Com barracas nas feiras gastronômicas da cidade, ela mostrou ao paranaense os sabores e tradições do Pará, sua terra de origem, e de todo o Norte brasileiro. É o que conta a cozinheira, feirante e ativista na entrevista desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná. As entrevistas do programa vão ao ar todas as quintas-feiras às 13 horas no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.

Durante o bate-papo, Dora, como é conhecida, conta suas histórias e revela como foi uma das primeiras pessoas a servir no Estado uma iguaria hoje comum: o açaí. Há 25 anos, ela comanda a Barraca da Amazônia, com produtos e comidas da região Norte nas feiras gastronômicas de Curitiba. Mas a história com o Paraná começou antes. Doralice chegou a Curitiba há 38 anos, após a morte do marido. A família dele, que era da capital paranaense, trouxe-a para viver na cidade.  “Cheguei em 1985. Aqui eu estudei, me formei em pedagogia. Quando passava nas feiras, não via nada da região amazônica. Assim tive a ideia de fazer bombom de cupuaçu para vender. Aquilo despertou o meu gosto”, conta.

Foi aí que iniciou os trâmites burocráticos para ter uma barraca na feira. “No começo foi muito difícil. Por 10 anos eu tirei dinheiro do bolso para ir montando a estrutura”, diz. Cozinheira desde sempre, uma viagem ao Litoral do Paraná fez com que descobrisse que a região produzia açaí, conhecido nestas bandas por juçara. “Lá por 2003, o Sul do país não conhecia o açaí. Meu plano de negócios então foi divulgar isso. Em Antonina, pensei em como trabalhar esse açaí. Durante três anos eu fiz isso de ir para o Litoral. Aí começou o desenvolvimento, com o envolvimento até da universidade”, explica. De lá para cá, os alimentos produzidos a partir do fruto se espalharam por Curitiba e pelo Paraná. “Bater e tomar o açaí daqui é a mesma coisa que estar em Belém do Pará”, resume.

O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.

 



Leia mais informações no site da Alep