Pinhais vai doar máscaras de tecido para quem não pode comprar

A Prefeitura de Pinhais comprou cerca de 60 mil máscaras para distribuir à população em vulnerabilidade social. A partir de hoje (22), as máscaras se tornam de uso obrigatório em Pinhais, como mais uma medida de prevenção ao novo Coronavírus.

Em um primeiro momento a distribuição será realizada pela Secretaria de Assistência Social em três frentes: nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, nas entregas diárias de cestas básicas e junto com o programa “Leite das Crianças”, distribuídos nos colégios estaduais.

As máscaras foram adquiridas de cooperativas que estão utilizando mão-de-obra de mulheres do município de Pinhais, com a finalidade de gerar emprego e renda neste momento difícil.

As máscaras doadas são de uso individual, de tecido, reutilizáveis e seguem os parâmetros recomendados pelo Ministério da Saúde.

Saiba como cuidar da sua máscara:

  • A máscara é individual, não pode ser compartilhada;
  • A máscara pode ser usada por duas horas ou até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar;
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
  • Evite tocar na máscara, e ao colocar e retirar, higienize bem as mãos com água e sabão ou com álcool 70%;
  • Para colocar e retirar a máscara segure sempre pelo elástico;
  • Chegando em casa, deixe de molho em água e sabão ou solução de água sanitária (1 colher de sopa para 500 ml de água) por cerca de 30 minutos

Via: Prefeitura de Pinhais

Castramóvel de Fazenda Rio Grande começa a operar até o final de julho

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande lançou na quinta-feira (2), na Secretaria Municipal de Saúde, o programa Castramóvel, com a entrega do trailer que contém estrutura e insumos para os atendimentos. Os primeiros atendimentos devem acontecer a partir da última semana de julho (dia 27) e deverão ser atendidos mais de 700 animais entre cães e gatos.

O prefeito Marcio Wozniack ressaltou a importância do Castramóvel e o trabalho que passará a ser realizado. ”Era um desejo de toda a comunidade, de todos nós, Ongs, pessoas que cuidam dos animais para que o Castramóvel virasse realidade”, comentou.

Segundo a secretária de Saúde, Irani Santos, o Castramóvel mostra a preocupação da gestão atual com a situação dos animais – não apenas domésticos como de rua -.

“Em breve começaremos os atendimentos, mas agora vamos estruturar, agilizar a agenda, o cadastro das pessoas interessadas em levarem seus animais”, comentou.

O programa vai realizar as castrações por meio de agendamentos e em seguida pelos grupos prioritários:  ONGs, cuidadores de animais, famílias inscritas no NIS (Cadastro único), animais de rua e em seguida a população em geral.

O agendamento será realizado das 8 às 12 e das 13 às 17 horas pelo telefone (WhatsApp) 41 – 997201308, que será coordenado por Pedro Jomeke. “Estaremos organizando as agendas para que o serviço seja realizado da melhor forma”, comentou.

O responsável técnico da Clinicão, veterinário Murillo Daniel Lago, disse que os atendimentos devem levar cerca de 40 minutos. “O procedimento não leva muito tempo, mas a preparação precisa ser feita com todo cuidado, será possível atender até 40 animais diariamente”, disse.

Também participaram do lançamento o vereador Rafael Campaner e o ex-deputado federal Osmar Bertoldi, autor da emenda parlamentar que viabilizou a chegada do Castramóvel.

Veja os municípios da Região Metropolitana afetados pelas medidas divulgadas hoje pelo Governo

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira (30) uma série de medidas mais rigorosas para conter a evolução da pandemia do novo coronavírus no Paraná. As ações constam do decreto 4.942/2020 e passam a valer nesta quarta-feira (1/07).

Confira a matéria completa aqui: Governo do Estado impõe medidas mais restritivas para conter pandemia da Covid-19

Lista de municípios da Região Metropolitana:

Adrianópolis
Agudos do Sul
Almirante Tamandaré
Araucária
Balsa Nova
Bocaiúva do Sul
Campina Grande do Sul
Campo do Tenente
Campo Largo
Campo Magro
Cerro Azul
Colombo
Contenda
Curitiba
Doutor Ulysses
Fazenda Rio Grande
Itaperuçu
Lapa
Mandirituba
Piên
Pinhais
Piraquara
Quatro Barras
Quitandinha
Rio Branco do Sul
Rio Negro
São José dos Pinhais
Tijucas do Sul
Tunas do Paraná