O governador em exercício, Darci Piana, participou nesta quarta-feira (28) da primeira edição do programa “Assembleia nos Bairros”. A iniciativa, desenvolvida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em parceria com a Prefeitura de Curitiba, visa aproximar os parlamentares da população, ouvir demandas dos moradores e oferecer mais de cem serviços gratuitos, além de atividades culturais, esportivas e de lazer nos bairros da capital.
Evento Inaugural
O evento inaugural ocorreu na sede da Administração Regional Boqueirão. Durante a abertura, Piana afirmou que a colaboração entre o Governo do Estado, a Alep, a prefeitura e a Câmara de Vereadores resulta em benefícios para a população. “Unir o povo com seus representantes e os governos é o que queremos”, destacou.
O governador ressaltou a harmonia entre as esferas governamentais, afirmando que o Paraná se destaca entre os estados brasileiros. “Estamos avançando e temos uma economia vibrante”, afirmou.
Projetos no Boqueirão
O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi, enfatizou a importância do diálogo entre diferentes esferas do governo para os avanços estaduais. Ele anunciou dois investimentos significativos no Boqueirão: reformas do Parque Náutico e da Praça da Colonização Menonita, com recursos devolvidos da Alep ao Governo do Estado. “O objetivo do ‘Assembleia nos Bairros’ é aproximar o Legislativo da população”, destacou.
A interação entre os moradores e os parlamentares foi a última atividade do dia. Uma sessão especial foi realizada para que os deputados pudessem ouvir as demandas diretas da comunidade e de associações locais.
Próximas Edições
Estão previstas dez edições do programa, que acontecerão às quartas-feiras nos bairros Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Fazendinha/Portão, Matriz, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.
Atividades Oferecidas
Durante o evento, o público teve acesso a diversas atividades, incluindo serviços de cidadania, atendimentos da Defensoria Pública, orientações sobre direitos e programas sociais, além de serviços de cabeleireiro e manicure. “Mais de 100 pessoas foram atendidas pela Defensoria Pública, que oferece serviços jurídicos gratuitos”, ressaltou Curi.
O evento também apresentou atividades ambientadas na conservação, com jogos educativos sobre separação de resíduos e arborização, além de oficinas de composteira e ações de Agricultura Urbana. No setor de pets, microchipagem e agendamento de castração foram oferecidos, além de uma exposição de animais típicos da Mata Atlântica.
Crianças puderam desfrutar de aulas de capoeira, ginástica artística, apresentações artísticas e esportivas, além de brincadeiras e jogos ao ar livre.
Inspirado em Projetos Anteriores
O “Assembleia nos Bairros” é inspirado na Assembleia Itinerante, programa que desde há dois anos leva a Alep ao interior do Paraná, criando um canal direto entre a população e os representantes da Casa. A última edição da Assembleia Itinerante ocorreu em maio, durante a Expoingá, em Maringá.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



