Pedaladas acendem árvore de Natal sustentável na Praça Santos Andrade

Referência em cidade inteligente no Brasil, Curitiba não poderia deixar de ter entre suas atrações de Natal deste ano uma experiência sustentável e inovadora. Na noite de quarta-feira (24/11), o prefeito Rafael Greca inaugurou o Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade (Centro), que integra a programação gratuita do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021.

O Natal Fonte de Energia Ebanx tem como destaque as luzes de LED da árvore de Natal que são acesas com a energia limpa gerada pelas pedaladas dos participantes nas bicicletas fixadas na praça. A experiência precisa ser agendada no site da programação do Natal.

São seis sessões por dia de 30 minutos, de quarta a sábado, das 18h30 às 21h30.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

“O Natal Fonte de Energia Ebanx está alinhado ao conceito de cidade inteligente adotado por Curitiba, que nos últimos anos vem usando a tecnologia de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana e criar soluções sustentáveis para melhorar ainda mais a qualidade de vida de nossa população”, afirmou Greca.

O prefeito citou como exemplos de soluções sustentáveis já adotadas ou em processo de implantação pela cidade a instalação no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, de 439 painéis solares no telhado; a construção da futura Pirâmide Solar com painéis de energia solar fotovoltaicos no antigo aterro sanitário do Caximba; os projetos de colocação de usinas fotovoltaicas na Rodoviária de Curitiba e nos terminais de ônibus do Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão; e o novo Inter 2, que terá ônibus elétricos e pontos com paineis fotovoltaicos.

Greca destacou também que estimular o uso da bicicleta como meio alternativo de transporte integra o Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba. “A meta é estabelecer uma estrutura cicloviária lógica em função dos deslocamentos e da disponibilidade da rede integrada de transporte (RIT) promovendo o máximo de conexões possíveis, buscando qualidade e segurança, incluindo estruturas de apoio ao ciclista”, disse ele.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Presente ao evento, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc),  Luiz Fernando Jamur, contou que o Plano de Estrutura Cicloviária da capital prevê até 2025 mais de 400 km de ciclovias, o dobro do existente hoje. “Apenas em 2021, estão sendo feitos cerca de 100km de obras de ciclomobilidade, entre  ciclovias, ciclofaixas e calçadas compartilhadas”, revelou ele.

Bem-estar

Michelle Cerjat, coordenadora do time de comunidade do Ebanx, ressaltou que a atração da Santos Andrade mostra o comprometimento da fintech curitibana com a inovação e sustentabilidade. “Criamos esta ação com muito carinho, focando sempre em sustentabilidade e bem-estar, temas muito caros para nós”, afirmou.

Para a inauguração, o Ebanx convidou alguns atletas apoiados pela empresa para testar a atração. Estiveram presentes Ronan Cordeiro (paratriathlon), Luara Mandelli (surfe), Anuar Chiah (surfe), Gui Khury (skate), Peterson Crisanto (surfe) e Michaela Fregonese (surfe de ondas gigantes).

“Foi muito legal ver estes atletas pedalando para acender a luz da árvore de Natal. Eu mesma experimentei. Vale a pena vir”, disse a estudante Nina Pereira, 14 anos, uma das primeiras do público a pedalar após a participação dos atletas convidados.

Os divertidos personagens CupCakes e a Banda Lyra Curitibana também participaram da inauguração da atração.

Feirinha

O Natal Fonte de Energia Ebanx vai até 23 de dezembro e, além da atração sustentável com patrocínio do fintech curitibana, a Praça Santos Andrade está recebendo uma das Feiras Especiais de Natal do Centro. São nove barracas de artesãos de capital e região com opções de presentes e artigos para casa, além de comidas para consumo na hora.

A feira na Santos Andrade ocorre de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h30.

Estiveram na inauguração da atração o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma; os vereadores Tânia Guerreiro, Alexandre Leprevost, Marcelo Fachinello, Nori Seto e Marcio Barros; os presidentes do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, e da Cohab, José Lupion Neto; as secretárias municipais de Meio Ambiente, Marilza Dias, e da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o assessor de Articulações Políticas do Gabinete do Prefeito, Lucas Navarro de Souza; a assessora especial do Gabinete do Prefeito, Cibele Dias; e a integrante do time de comunidade do Ebanx, Juliana Hasse. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom, Loterias Caixa/Governo Federal e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia dos Namorados antecipado no Bar Quermesse terá menu especial com preço popular

Com um ambiente descontraído e aconchegante, que aposta em um clima bem especial que remete às festas de interior, O Bar Quermesse conquistou o público curitibano com um cardápio que valoriza o melhor da gastronomia regional brasileira. Referência em culinária caseira, o bar será o destino ideal para os casais, que amam as tradicionais comidinhas de boteco, celebrem o Dia dos Namorados.

Antecipado para o domingo, dia 11 de junho, o Dia dos Namorados do Bar Quermesse vai oferecer um menu de jantar especial para os casais curitibanos, que poderão saborear um preparo bem especial por um preço acessível. Com uma proposta romântica e focada em uma tradicional iguaria para esquentar o frio que costuma fazer na data, o empreendimento vai oferecer o saboroso Mignon Chic, um fondue com iscas de mignon puxadas na manteiga servidas com pão italiano especial recheado de creme de queijo e especiarias. Tudo isso acompanhando por uma garrafa de vinho. A opção completa custará apenas R$ 100 por casal.

“Pensamos em uma opção de jantar especial e descontraída que vai reunir o romantismo do Dia dos Namorados com o ambiente convidativo e acolhedor do Quermesse”, comenta José Araujo Neto, sócio proprietário do Quermesse. “Não podíamos deixar de preparar algo diferenciado e oferecer aos casais curitibanos uma noite especial na data mais romântica do ano”, complementa.

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli (nº 513), no bairro Bom Retiro, e funciona de terça a sexta, das 18h às 01h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 01h. Mais informações pelo telefone (41) 3026-6676.

Conheça os segredos do chef inquieto que não para de empreender na gastronomia

Herdeiro da família que conduz um dos maiores restaurante da América Latina, o Madalosso, no tradicional bairro de Santa Felicidade, em Curitiba (PR), o empresário Beto Madalosso, de 44 anos, construiu a sua carreira em empreendimentos de gastronomia na capital paranaense. Formado em Administração e pós-graduado em Economia, Madalosso também é chef de cozinha. Foi na junção entre a cozinha e a gestão que ele se encontrou.

Com quinze anos de experiência na área, Madalosso está envolvido atualmente na criação de dois novos empreendimentos na cidade: um estabelecimento que foge da influência italiana, o Sambiquira, e em outro sem salão, no formato de entrega, o Trolha. Ambos são reflexos de sua experiência de vida e formações, seguindo um caminho natural pelo ato de empreender.

“Eu fui forjado um empreendedor. Se formos pensar, uma pessoa que é filho de músicos e cresce em um ambiente musical, tem uma tendência elevada de seguir a mesma carreira. Trabalhar em restaurante não demanda uma especialidade inicial, como seria com um filho de médicos. Quando menos se vê, você está trabalhando no empreendimento, servindo mesas, atendendo a porta”, conta Madalosso a respeito de sua experiência no restaurante da família.

No entanto, chegou o momento em que sentia o desejo de que o seu restaurante tivesse a sua “pequena história de vida, refletisse minha idade e meu jeito de ser”. “Tocar o negócio da família é uma experiência prazerosa, mas chega um momento no qual se quer trabalhar do seu jeito”, conta.

Negócios traduzem um momento de vida

Sua primeira empreitada solo foi com a Forneria Copacabana, que se transformou em Carlo, restaurante voltado à cozinha afetiva de origem italiana. Atualmente, ele também administra duas unidades do Madá Pizza & Vinho, que vende mais de 3 mil pizzas ao mês. Agora, o empreendedor envereda pela gastronomia brasileira com as comidas de boteco do Sambiquira e se envolve nos detalhes finais do Trolha, previsto para inaugurar até o fim de março.

Madalosso compara a criação de um restaurante a um processo artístico. “Empreender é uma materialização de nós mesmos e da nossa identidade momentânea. É a tradução de um sentimento, um sonho que é dividido com as pessoas”, diz. “Cada negócio traduz um momento de vida, um comportamento, um cenário econômico e político, uma inspiração que surgiu em uma viagem”, ressalta.

É comum que se queira compartilhar este sonho com mais pessoas e de outras localidades. “O Madá é muito elogiado por turistas e pessoas de fora, incluindo de São Paulo. Já estudamos bastante para levar o negócio para fora de Curitiba. Sabemos que temos uma oportunidade muito interessante, pois o produto se destaca”, afirma.

Novas ideias saindo do papel

Este processo de criação mescla o instinto das experiências prévias e os conhecimentos adquiridos ao longo da vida. “É um processo muito intuitivo. Claro que, por trás disso, existe muita pesquisa e muitas informações colhidas ao longo do tempo”, opina. No caso do Sambiquira, a ideia de um espaço voltado à comida de boteco acompanha um maior interesse pela cultura brasileira, algo que cresceu muito nos últimos anos de sua vida.

Inicialmente, a ideia seria fazer algo limitado a cortes de frango, mas o conceito mudou. “Pensamos em algo que sirva bolinho de carne, cachaça e toque música brasileira. O foco está em construir uma experiência completa, pensando em cada detalhe, o que vai muito além de só o cardápio e a localização. Nós avaliamos até mesmo o tamanho da mesa e dos copos dentro do contexto de um boteco e que um restaurante não permitiria”, explica.

O Trolha, inaugurado recentemente, no dia 17 de abril, oferece uma experiência completamente digital, seguindo a conjuntura de entrega e delivery. As trolhas são um salgado feito com massa de fermentação natural enrolada, semelhante a um rocambole. “A ideia da trolha é ser um alimento bomba, capaz de matar a ressaca do dia anterior. Até as bebidas de acompanhamento serão muito calóricas para acompanhar este conceito”, diz.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com