O projeto de pavimentação da Ponte de Guaratuba e dos acessos no Litoral do Paraná avança com novas etapas. Recentemente, o consórcio responsável pela obra iniciou a aplicação da última camada de asfalto no sentido Matinhos – Guaratuba. Os trabalhos no sentido inverso estão programados para a próxima semana, enquanto os trabalhos de pavimentação no acesso a Guaratuba também estão em andamento, incluindo a instalação de meio fios.
Engenharia Sustentável
A obra da Ponte de Guaratuba se destaca por integrar soluções inovadoras com foco na sustentabilidade. Está previsto o uso de aproximadamente 600 toneladas de asfalto-borracha, que permitirá o reaproveitamento de cerca de 23 mil pneus inservíveis. Com uma área total de 70 mil metros quadrados e uma extensão de três quilômetros, que abrange 1,24 km da ponte e as vias de acesso, o projeto utiliza tecnologia que converte resíduos em insumos para a infraestrutura viária. Essa abordagem não apenas minimiza o impacto ambiental, mas também aumenta a durabilidade do pavimento.
Segurança em Foco
A instalação de barreiras de concreto New Jersey, que separam os sentidos das pistas, segue em ritmo acelerado. Também estão em andamento a colocação de postes de iluminação pública e guarda-corpos, que garantem a segurança de pedestres e ciclistas ao longo da via.
Acessos em Desenvolvimento
Os acessos à ponte estão com um considerável volume de trabalhadores. Na região de Guaratuba, foram retirados 80 mil metros cúbicos de terra para concluir as obras. O morro da região recebeu 1,2 mil metros cúbicos de concreto, além de 1,7 mil grampos, 963 estacas e 1,3 tirantes para estabilização do terreno.
Estrutura da Ponte
A nova ponte contará com uma extensão total de mais de 1.240 metros, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança em cada direção, além de calçadas equipadas com ciclovia e guarda-corpos. Juntamente com os acessos, a obra totalizará algo em torno de 3 quilômetros.
Investimento Significativo
O Governo do Estado investe mais de R$ 400 milhões na construção, que se destaca como uma das mais emblemáticas da região, encerrando a necessidade de travessia por ferryboat na Baía de Guaratuba. As obras são conduzidas pelo Consórcio Nova Ponte, sob a supervisão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



