Parques estaduais do Paraná ficam abertos durante feriado prolongado

Durante o feriado prolongado do Dia da Independência, na próxima semana, todos os Parques Estaduais do Paraná permanecerão abertos para visitação. Apenas o Caminho do Itupava, atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca, permanece fechado para visitação devido às obras de reparos na trilha.

As Unidades de Conservação (UC’s) seguem a restrição de 50% da capacidade, em respeito às normas de prevenção da pandemia da Covid-19. Também é necessário manter os cuidados para evitar a proliferação do vírus, conforme a Portaria IAT nº 006/2021.

“É preciso que as pessoas que querem visitar os parques tomem os devidos cuidados, liguem para as unidades e verifiquem se a capacidade de carga não está atingida para garantir a segurança de todos”, explicou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest e diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

O diretor alerta, ainda, sobre a entrada nas unidades, que deve ser feita apenas pela portaria oficial.

Nas terças-feiras, os Parques Estaduais normalmente fecham para manutenção, porém neste feriado eles funcionarão normalmente para atender o anseio dos turistas que procuram lazer na natureza.

Parques Estaduais do Paraná ficam abertos durante feriado prolongado Foto: Denis Ferreira Netto

CUIDADOS – Conforme a determinação da Portaria, é obrigatório o uso de máscaras por todos os frequentadores e colaboradores. Também são disponibilizados álcool em gel nas portarias e é preciso que a população respeite as regras de distanciamento social, proibição de acampamento e práticas esportivas. Os equipamentos de uso comum, como bebedouros, estão interditados e é proibido o comércio de alimentos dentro dos Parques.

Confira abaixo a lista de Unidades de Conservação com suas capacidades de visitação:

Parque Estadual Pico do Marumbi

50 visitantes/dia

Parque Estadual Rio da Onça

175 visitantes/dia

Parque Estadual Serra da Baitaca

116 visitantes/dia no Anhangava – 166/dia e 166 visitantes/dia no Pao de Loth

Parque Estadual do Monge

500 visitantes/dia

Parque Estadual de Vila Velha

407 visitantes/dia nos Arenitos; 159 visitantes/dia nas Furnas; e 279 visitantes/dia na Lagoa Dourada.

Parque Estadual do Cerrado Cerrado

20 visitantes/dia no Cerradinho; e 25 visitantes/dia no atrativo Cachoeira.

Parque Estadual do Guartelá

85 visitantes/dia no Mirante; 40 visitantes/dia na Cachoeira; e 40 visitantes/dia nas Formações Ruiniformes.

Parque Estadual de Ibicatu

175 visitantes/dia

Parque Estadual Pico do Paraná

100 visitantes/dia

Ilha do Mel (PE Ilha do Mel, ESEC Ilha do Mel e Áreas de Ocupação)

2.500 visitantes em pernoites + 1.500 visitantes/dia

Monumento Natural Salto São João

100 visitantes/dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ParkShoppingBarigüi anuncia novidades para um mix cada vez mais diversificado

Depois de anunciar a maior loja Starbucks do Brasil, o ParkShoppingBarigüi prepara novidades em seu mix: a chegada da loja de moda masculina Foxton, a feminina Zinzane, a marca referência em moda de jalecos e scrubs Dra. Cherie, a loja de acessórios Penteadeira e mais uma novidade gastronômica inédita: a primeira unidade em shopping do Restaurante Madalosso prevista para outubro com um novo formato de expansão.

As inaugurações previstas para os próximos meses no PkB também incluem as lojas Noblesse, de cama mesa e banho; Anita Voss, de moda feminina e a Espião Games, especializada em venda de games e consoles, além de artigos de informática. E ainda, para a alegria de crianças e pais, em breve o Kids Park estará de volta com espaço maior e seguro para os pequenos se divertirem enquanto os pais fazem compras.

Quem vem ao shopping já pode conferir as novidades inauguradas recentemente, entre elas a Hagi Torroneria e Chocolateria. Especializada em torrones desde 2017 e com fábrica em Curitiba, a loja produz o tradicional doce italiano em um processo artesanal de cozimento lento e usando os melhores ingredientes. Os seus chocolates também são fabricados artesanalmente, com cacau nativo, vindo diretamente da Floresta Amazônica. Na loja, os clientes também podem provar cafés e bebidas à base de chocolate.

A  Dark Sugar integra o mix gastronômico do shopping com opções para adoçar o dia. Brownies, muffins, cookies, éclaires, além de bebidas geladas e quentinhas fazem parte do cardápio da confeitaria. A Abacazo, conhecida por servir a melhor vitamina de abacate de Curitiba, também está no PkB. Além das famosas bebidas, de sabores diversos, a abacateria também serve sucos e cremes com diferentes combinações de frutas e outros ingredientes.  O Johnny Braza Burgers n’ Beer também chegou à praça de alimentação do shopping, com as melhores opções de smash burgers, assados e petiscos para o happy hour ou qualquer outra hora do dia.

Bem-estar

 Centro de Shiatzu Tereza Zanchi também está de cara nova. Com um espaço mais amplo e novas salas de atendimento, oferece novas terapias e experiências para quem busca relaxamento e bem-estar.

Novo conceito

 TIM reformulou o seu espaço no PkB com conceito voltado à experiência dos clientes, oferecendo equipamentos e aparelhos de última geração já com a tecnologia 5G, e espaços para bate-papo e coworking, com wi-fi e tablets à disposição. Na nova loja conceito, o próprio consumidor poderá realizar atividades básicas como consultar, imprimir e pagar faturas, além de adquirir planos e serviços. O cliente também poderá experimentar o Espaço Metaverso, em que receberá um kit higienizado com óculos de realidade virtual e fones de ouvido e assistirá a um vídeo explicativo sobre o novo ambiente virtual imersivo.

Sustentável e inclusivo

 O ParkShoppingBarigüi também reformou o estacionamento do piso G1, garantindo mais conforto e praticidade para clientes idosos, gestantes e para pessoas com deficiência. Pessoas com Espectro Autista (TEA), familiares e/ou acompanhantes contam com vagas exclusivas, identificadas com o símbolo mundial do TEA.

O piso G1 também oferece 12 vagas para carregar carros elétricos. As vagas, para modelos Audi, BMW e ABB, não tem custo adicional e são auto operáveis, permitindo ao usuário que o carro seja carregado enquanto faz as suas compras. Além disso, cães e gatos são bem-vindos no shopping e contam com um espaço exclusivo, o PkB Pet Place, com bebedouros e área com gramado, para que todos os membros da sua família, inclusive os pets, tenham uma experiência incrível.

Way Beer celebra Dia dos Pais com double de chope e música ao vivo

Comemorado pelos brasileiros no próximo dia 14 de agosto, o Dia dos Pais é a data ideal para compartilhar bons momentos em família, e nada melhor do que celebrar com uma boa cerveja artesanal. Pensando nos papais cervejeiros, a Way Beer, principal cervejaria artesanal do Estado do Paraná, preparou uma ação bem especial para pais e filhos aproveitarem juntos.

A cervejaria vai promover, nos dias 12 e 13 de agosto, o “Dia dos Pais na Way” com música ao vivo, opções gastronômicas e, claro, dezenas de torneiras servindo os principais rótulos Way Beer.

O evento, que vai acontecer na fábrica da cervejaria na cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, vai contar com double de chope no copo e um cardápio de hambúrgueres e espetinhos. Além de uma promoção exclusiva com 07 growlers por apenas R$ 99. Para completar, não poderia faltar a trilha sonora ao vivo, que no sábado ficará por conta de Soturna.

O “Dia dos Pais na Way” será realizado na fábrica da Way Beer (Rua Pérola, 331), na cidade de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na sexta-feira (12), das 16h às 22h, e no sábado (13), das 10h às 20h. Mais informação pelo telefone (41) 3653-8853 ou no perfil oficial da Way Beer no Instagram (@way_beer).