Paraná tem primeira neve de 2021 e fenômeno pode chegar até a RMC; veja o vídeo

Nevou no Paraná! A cidade de Palmas, na região Sul paranaense, registrou, na tarde desta segunda-feira (28), os primeiros flocos de neve no Estado em 2021. E a neve pode não parar por aí! O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) também pontuou que há chances do fenômeno climático chegar à Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com maior tendência para a chuva congelada.

Na cidade do sul paranaense, segundo o Grupo RBJ de Comunicação, a região do Horizonte, nos Campos de Palmas, marcou temperaturas perto de 0º C. À Banda B, o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, ressaltou que cidades o Centro Sul paranaense também tiveram chuvas congeladas.

“Ainda está chovendo na região, embora esteja um pouco mais fraco. Porém, há nuvens se formando não só em Palmas, mas também em General Carneiro, União da Vitória, Guarapuava e demais municípios da região”, comentou sobre o fenômeno climático no Paraná.

Mais cedo, a Banda B já noticiava sobre a presença da chuva congelada nas cidades de General Carneiro, Enéas Marques e Renascença. A neve, por sua vez, é resultada do frio intenso com a chuva.

“Além do frio intenso, com as temperaturas próximas de 0º C, as camadas acima da superfície também estão com temperaturas abaixo de 0º C. Então, como está chovendo bastante nestas regiões, favoreceu a ocorrência destes fenômenos no inverno”, explicou Kneib.

RMC

“Não dá para descartar”, disse o meteorologista sobre a possibilidade de precipitações invernais em cidades da Região Metropolitana. No caso, os municípios que podem ser atingidos estão na área sul da Grande Curitiba, como Tijucas do Sul e Lapa.

Kneib disse que a neve é possível já que as previsões destas cidades indicam a ocorrência de chuva nas próximas horas.

“Isto pode ocorrer até o inicio da madrugada no Centro Sul. No entanto, é mais remoto porque ainda não choveu muito. Estamos com 8º C. A expectativa, durante à noite, é que tenhamos cerca de 5º C. Então, a tendência é que tenhamos chuva, não significativa, mas a possibilidade é bem baixa”, comentou. “Para isto acontecer, o frio deve continuar muito intenso e a chuva deve ser significativa em todas as regiões paranaenses”

Curitiba

Em Curitiba, especialmente durante a madrugada e início da manhã, também não se pode descartar a chuva congelada, de acordo com Kneib.

“É mais remoto ainda para cá, porque não esfriou tanto ainda. A tendência é que tenhamos chuva fraca apenas. A possibilidade é baixa, mas isso não quer dizer que possa acontecer”

Vídeo

Veja o vídeo da neve em Palmas, no Sul do Paraná.

Informações Banda B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.