Paraná emite alerta aos municípios para que monitorem estoques de oxigênio

O governo do Paraná emitiu alerta para que todas as prefeituras do estado monitorem seus estoques de oxigênio com o avanço acelerado da pandemia de coronavírus. A notificação foi feita quarta-feira (3), mesmo dia em que o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que a rede hospitalar do estado está entrando em colapso, o que abriu mais uma corrida pela ativação de leitos. Alguns hospitais já não estão mais recebendo pacientes por estarem superlotados.

“Enviamos ofício para todos os municípios para que alinhem suas expectativas de acordo com a sua realidade de distribuição nas estruturas de saúde que utilizam oxigênio e que estejam preparadas para o atendimento com aumento de demanda”, disse Beto Preto à Agência Estadual de Notícias.

 

Leia mais na Tribuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira algumas atrações para aproveitar no feriadão de 12 de outubro

Com programas seguros para toda a família, a capital paranaense está atraindo cada vez mais turistas

Na próxima semana, o feriado prolongado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, vai parar o Brasil. Que tal aproveitar a pausa para conhecer os encantos da cidade de Curitiba? Nos últimos anos, a capital paranaense tem se destacado pelo seu apelo turístico e gastronômico. São inúmeros parques e pontos turísticos que fazem os moradores e visitantes sentirem-se em casa. Programas perfeitos e seguros para compartilhar com os amigos e familiares, mergulhando na cultura e na gastronomia local.

Entre os locais de maior visitação da capital paranaense está a Ópera de Arame, que foi inaugurada em 1992. Em meio a lagos, vegetação típica e cascatas, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com a Pedreira Paulo Leminski. Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON. Ele é um dos maiores museus da América Latina e seu acervo abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, e atualmente sedia a badalada exposição “OSGEMEOS: Segredos”, dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. O espaço foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, onde a forma do anexo conferiu ao MON o apelido de “Museu do Olho”. Para quem ama a natureza, uma boa pedida é a Esalflores, maior rede de floriculturas do Brasil, que conta com várias unidades na cidade, propondo momentos de tranquilidade em meio a um “mar de plantas”.

Teatro Ópera de Arame. Foto: Orlando Kissner/SMCS
Divulgação

No meio da tarde, que tal uma parada para um café e um lanche saboroso? Curitiba é a capital brasileira dos cafés especiais. Baristas curitibanos e de outras regiões do país transformaram a cidade em um paraíso para os amantes da bebida, que ganhou várias releituras preparadas com muita excelência em dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade. Entre os destaques estão a Prestinaria, o Supernova e o Café Cultura. E é lógico que não dá para esquecer de um dos principais símbolos do Paraná: o mate. Curitiba acaba de ganhar a inovadora Ow Mate, com preparos “to go” quentes e gelados que têm mate como grande estrela. Já quem ama pizza precisa conhecer a Pizzaria da Mathilda, que trabalha com o melhor da tradição napolitana em dois endereços da capital paranaense.

Divulgação
Divulgação
Divulgação

Gosta de cerveja artesanal? Então marque uma visita na fábrica da Way Beer, uma das mais premiadas cervejarias do país. Já os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse, que há mais de 10 anos encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. Para quem gosta de comida com características bem urbanas, a Rua Trajano Reis e a Avenida Vicente Machado são ótimas opções. Nelas, os curitibanos e turistas se reúnem na rua para saborear os mais variados preparos gastronômicos e chopes artesanais da região. Nos endereços, destaque para unidades do Porks – Porco & Chope, especializado em carne de porco,do Sirène, maior rede de Fish & Chips da América Latina, e da hamburgueria O Barba, uma das mais tradicionais da cidade.

Divulgação

Quem busca alta gastronomia, Curitiba reúne alguns dos chefs mais badalados e premiados do Brasil. É na capital paranaense que fica o incrível Obst., primeiro restaurante próprio do chef Lênin Palhano, grande nome da culinária paranaense nos últimos anos. Inaugurado no último mês de janeiro, o Obst. conquistou rapidamente o público com um menu criativo, extremamente saboroso e contemporâneo, além de uma coquetelaria de altíssimo nível. Outra ótima opção para os amantes da boa gastronomia é o também recém-inaugurado Raulino Cozinha Autoral, comandado pelo chef André Raulino, que oferece um impactante menu surpresa. Para completar, o Kitsune, empreendimento gastronômico comandado pelo badalado chef Andre Pionteke, curitibano que ganhou popularidade com a participação no Masterchef Profissionais 2018, trabalha com preparos inspirados em ingredientes locais da região da Mata Atlântica – bioma do litoral do Paraná – aliados às técnicas da culinária oriental.

Divulgação

5 restaurantes temáticos em Curitiba para ir com as crianças

Na próxima terça-feira, dia 12 de outubro, é celebrado o Dia das Crianças e como o feriado é logo após o fim de semana da pra aproveitar bastante com os pequenos. Por isso, preparamos uma lista com cinco restaurantes temáticos em Curitiba. Além de experimentar pratos deliciosos, a diversão também está garantida. Confira:

Lanchonete Mundo Animal

O restaurante tem um ambiente temático inspirado na selva. Desde a decoração, até o cardápio com pratos deliciosos que levam nomes de animais, tudo é pensado para que as crianças vivam uma verdadeira imersão no mundo das aventuras. A lanchonete fica na Avenida Iguaçu, no Rebouças. O atendimento é de segunda a sexta das 18h à 00h e aos finais de semana das 11h30h à 00h. Mais informações acesse.

Divulgação
Divulgação

Picnic American Burger & Grill 

O restaurante é inspirado nas lanchonetes americanas com uma decoração que encanta! No cardápio tem pratos para todos os gostos, desde mini pastéis e batatas fritas, até hambúrgueres e massas. O restaurante fica na Avenida Silva Jardim, 391. Mais informações aqui.

Divulgação
Divulgação

Park da Pizza 

O restaurante Park da Pizza oferece um buffet completo e variado. Tem pizzas de sabores tradicionais, especiais e super especiais (a lá carte). O restaurante também serve porções, massas, salgadinhos e saladas. E nada melhor que comer bem e pagar o justo! De terça a quinta-feira, o rodízio custa apenas R $34,99. E de sexta a domingo e nos feriados, o valor é de R $39,99 (crianças de seis a 12 anos pagam meia, e menores de seis anos não pagam).No local também tem um bar que serve diversos tipos de drinks. Já as crianças podem aproveitar o espaço kids com fliperama, cama elástica, entre outras brincadeiras, todas gratuitas. O restaurante fica localizado na rua Anne Frank (n° 2147) no Hauer. Mais informações no site ou pelo contato (41) 3073-0279.

Divulgação
Divulgação

Hamburgueria Calça Quadrada

Em Araucária, região metropolitana de Curitiba, fica localizada a Hamburgueria Calça Quadrada, restaurante com temática do desenho Bob Esponja, sucesso entre as crianças. O local é todo inspirado na Fenda do Biquíni, com um cenário super divertido. O cardápio também é temático e conta com pratos que levam o nome dos personagens e claro, o famoso Hambúrguer de Siri. A hamburgueria Calça Quadrada fica na rua Professor Alfredo Parodi, 203. Atendimento de terça a domingo, das 18h às 23h. Mais informações clique aqui.

Divulgação
Divulgação

Caldeirão Bruxo

O Caldeirão Bruxo é inspirado em tudo que envolve bruxaria e claro, os clássicos do Harry Potter. O espaço é todo decorado com a temática. No cardápio tem hambúrgueres artesanais e cerveja caramelada. O Caldeirão do Bruxo fica na rua Acre, 141, em Colombo, região metropolitana de Curitiba.

Divulgação
Divulgação