O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), protocolou a candidatura para sediar a oitava edição do Fórum Ibero-Americano de Compras Públicas de Inovação, em 2026. O anúncio foi feito durante a edição do VI Fórum, que ocorreu entre 26 e 28 de novembro, em Santiago, no Chile. O próximo encontro já está definido para 2025, em Granada, na Espanha.
A cidade proposta para receber o evento em 2026 é Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, reconhecida pela infraestrutura e localização estratégica na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. A candidatura já conta com apoio das delegações da Argentina, Colômbia, Paraguai, Costa Rica, Uruguai, Espanha e Portugal.
O diretor de Relações Institucionais da SEI, Diego Nogueira, representou o Estado nesta edição do fórum. Ele destacou que as compras públicas de inovação possibilitam a aquisição de bens, serviços ou soluções tecnológicas voltados para os desafios enfrentados pelo Poder Público. Essas soluções, muitas vezes inéditas no mercado, são desenvolvidas sob medida, trazendo melhorias significativas para atender às necessidades dos cidadãos.
“A integração com outros países é fundamental para o avanço em contratações que agilizem e melhorem a qualidade do serviço público ao cidadão. Estamos trabalhando, em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para tornar a máquina pública do Paraná mais eficiente”, disse.
O Paraná tem se destacado por diversas iniciativas que fortalecem as compras públicas de inovação. Entre elas está a revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública, cuja primeira edição abordou o tema “Inovação nas Compras Públicas”, destacando políticas aplicadas para modernizar a gestão pública.
A revista lançada pelo Estado virou leitura obrigatória no curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP), a 2ª melhor universidade da América Latina, segundo o QS World University Ranking. A versão digital está disponível gratuitamente.
Além disso, o Paraná promoveu neste ano o II Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público, realizado para capacitar servidores em práticas inovadoras. Durante o seminário, o Estado ainda firmou um acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do governo federal, que dará apoio técnico especializado para futuras contratações do Estado em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
“A base legal desse avanço é a Lei Estadual de Inovação, que incentiva a pesquisa científica e tecnológica, promovendo a inovação em diferentes setores”, explica Nogueira.
HUB DE GOVTECHS – A Secretaria da Inovação está criando um novo hub para Govtechs, que são empresas de tecnologia voltadas a soluções para a administração pública. Com um investimento estimado em R$ 15 milhões, o novo espaço será sediado no Canal da Música, em Curitiba.
O espaço, que está sendo reformado, será dedicado à incubação e aceleração de startups, visando a contratação dos produtos, processos e serviços desenvolvidos por essas empresas para solucionar desafios do setor público do Paraná. A infraestrutura também oferecerá às empresas espaços de coworking, com equipamentos, sala para reuniões e palestras.
Deixe um comentário