O Brasil foi selecionado para receber US$ 250 milhões (equivalente a R$ 1,3 bilhão) dos Fundos de Investimento Climático (CIF) para o Programa de Descarbonização da Indústria. O projeto, elaborado por três ministérios, destacou-se em uma competição entre 26 países.
O Projeto Brasileiro
A proposta foi desenvolvida pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Fazenda e de Minas e Energia. Com a pontuação mais alta, o documento traz uma estratégia para acelerar a transição de setores industrialmente intensivos em emissões, como cimento, aço, alumínio, químicos e fertilizantes.
Tecnologias de Baixo Carbono
A iniciativa também prevê o avanço de tecnologias de baixo carbono, com foco na inovação, promoção da economia circular e criação de empregos verdes.
Além disso, o projeto está alinhado com a Estratégia Nacional de Descarbonização Industrial, que é um dos pilares do Programa Nova Indústria Brasil (NIB), lançado no início de 2024.
Próximos Passos
Nos próximos meses, o Brasil apresentará um plano de investimentos que será submetido à aprovação do Comitê do Fundo Fiduciário do CIF. O documento incluirá detalhes sobre projetos prioritários, instrumentos financeiros e estratégias para mobilização de capital privado.
Contexto dos Fundos de Investimento Climático
Os Fundos de Investimento Climático constituem uma iniciativa internacional que visa mobilizar recursos financeiros para auxiliar países em desenvolvimento na adoção de soluções inovadoras para enfrentar as mudanças climáticas. O CIF busca promover tecnologias limpas, facilitar o acesso à energia, fortalecer a resiliência climática e assegurar o manejo sustentável de florestas, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e a redução das emissões de gases de efeito estufa.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



