O Protagonismo das Mulheres na Proteção do Planeta

O Museu Planeta Água vai promover, no dia 07 de março, o bate-papo: O Protagonismo das Mulheres na Proteção do Planeta. O Museu foi criado para revelar, de forma lúdica, inusitada e criativa, o quão importante é a água para a sobrevivência e o desenvolvimento das mais variadas formas de vida na Terra, numa gigantesca cadeia de interações biológicas, químicas, físicas e geológicas. Assim, em consonância com seu propósito institucional, une as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, e pelo Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

O evento contará com a participação de mulheres que atuam pela conservação da natureza. Estarão presentes Heloísa Schurmann, líder do projeto Voz dos Oceanos e Protetora dos Oceanos; a deputada federal do Paraná, Luiza Canziani; a diretora administrativa da Sanepar, Priscila Marchini Brunetta; e a jornalista e escritora Maria Celeste Corrêa que é uma das curadoras do Museu Planeta Água e irá mediar o bate-papo. A iniciativa tem plena consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas para atingir a Agenda 2030, no Brasil e em todo o mundo.

Heloisa Schurmann é velejadora, escritora, ativista e ambientalista que há mais de quatro décadas abandonou o conforto da vida em terra firme para aventurar-se com seu marido e filhos pelos mares da Terra. Ela está em sua quarta volta ao mundo e vai revelar suas vivências e experiências na expedição Voz dos Oceanos que mostra como o lixo plástico afeta a vida marinha e prejudica a saúde do planeta. A jovem parlamentar Luiza Canziani vem liderando mulheres na atividade legislativa e apoia projetos que buscam melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Priscila Marchini Brunetta, é diretora na Sanepar, uma das patrocinadoras do Museu Planeta Água, e vai abordar sobre o papel das empresas (públicas e privadas) em relação à saúde das pessoas e do planeta e como uma empresa de saneamento está totalmente conectada com o cuidado com o planeta, preservando os mananciais, gerando alternativas sustentáveis para que as pessoas tenham água potável e de qualidade. E a jornalista Maria Celeste Corrêa, além de responder pela criação de conteúdo do Museu Planeta Água, é autora de livros relacionados à conservação da natureza e dedica-se há décadas às causas ambientais.

Inaugurado em 29 de junho de 2022, o Museu Planeta Água é um espaço educativo, interativo e provocativo que busca disseminar conhecimento, gerar encantamento e despertar a reflexão sobre o papel da água na manutenção da vida na Terra e como podemos preservar esse bem tão precioso. Assim, o Museu é o mais genuíno palco para o encontro de mulheres que, por meio de suas vivências, vão debater o protagonismo feminino na luta pela conservação dos biomas e para transformar o zelo pela água num projeto coletivo que envolve mais e mais pessoas a cada dia.

O evento é aberto ao público e a inscrição é feita pelo link: 

acesse.one/incricoes-evento

Idealizadores do Museu Planeta Água

Idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento (EGEO) e desenvolvido pela Straub Design, o Museu foi concebido por quatro curadores, desde o início: o diretor do projeto Wilgor Caravanti, o diretor criativo Ericson Straub, o arquiteto Aurélio Sant’Anna e a jornalista e escritora Maria Celeste Corrêa.

O Museu Planeta Água é patrocinado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), CTG Brasil e Compagás, além de contar com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e da Unesco, desde a sua concepção. Recentemente, o Planeta Água também conquistou o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Instituto Fashion Revolution e The Nature Conservancy (TNC). O projeto foi realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Para saber mais sobre o Museu Planeta Água, acompanhe:

Instagram – @museuplanetaagua

Facebook – https://www.facebook.com/museuplanetaagua/

Serviço:

Evento: O Protagonismo das Mulheres na Proteção do Planeta

Data: 07/03/2023

Horário: das 9h às 12h. 

Local: Museu Planeta Água – Rua: Eng. Antônio Batista Ribas, 151 – Tarumã, Curitiba – PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUCPR sedia o XIII Curitiba Pre-Moot, evento tradicional da área do Direito

Nos dias 17 e 18 de março, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) sedia o XIII Curitiba Pre-Moot, tradicional evento da comunidade acadêmica da área do Direito. Esta é a primeira vez que a instituição recebe o Curitiba Pre-Moot, que tem como objetivo preparar as equipes que irão disputar a 30ª edição do Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, que acontece anualmente em Viena, na Áustria, e em Hong Kong, na China. 

O Vis Moot é uma competição para estudantes de Direito que busca promover o estudo da arbitragem internacional e da Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda de Mercadorias (CISG). No evento deste ano, que tem o Inglês como língua oficial, os acadêmicos simulam o papel de advogados de duas companhias durante uma arbitragem comercial internacional, a fim de resolver disputa decorrente da compra de drones. 

“Esta será a primeira vez que a PUCPR irá sediar o Curitiba Pre-Moot, último pré-moot realizado no Brasil antes do embarque das equipes para Europa. Trata-se de uma oportunidade ímpar para os jovens estudantes não apenas aprimorarem seus conhecimentos sobre arbitragem e contratos internacionais, mas também para se conectarem aos seus pares de outras Universidades, estudiosos, advogados e árbitros”, comenta Guilherme Barros, professor da Escola de Direito e organizador do evento.  

A equipe vencedora do XIII Curitiba Pré-Moot by PUCPR vai receber R$ 10 mil, enquanto à vice-campeã será entregue um prêmio de R$ 5 mil. Além disso, a PUCPR irá ofertar bolsas parciais para os cursos de Pós-Graduação online da instituição aos participantes. 

Pré-evento – Como aquecimento para o XIII Curitiba Pré-Moot, a PUCPR também vai sediar a Conferência Latino-Americana do ICC Young Arbitration Forum ICC-YAF, um dia com seminários e workshops para acadêmicos e profissionais do Direito. 

Todas as informações sobre os eventos podem ser conferidas no site oficial: https://sites.pucpr.br/premoot/.  

Serviço: 

XIII Curitiba Pre-Moot PUCPR 

Data: dias 17 e 18 de março de 2023 

Local: Bloco 5 (Vermelho) do câmpus de Curitiba da PUCPR 

Endereço: Rua Imaculada Conceição, n. 1155, Prado Velho – Curitiba (PR) 

Informações: https://sites.pucpr.br/premoot/  

Roupas temáticas para pets fazem sucesso

Quem disse que carnaval é coisa só de gente! A festa mais popular do país há muito tempo já se estendeu ao mundo animal e para colocar esses nossos amiguinhos de quatro patas no clima carnavalesco não falta criatividade, principalmente na hora de escolher o look. Até porque o mercado pet tem crescido cada vez mais. 

Segundo levantamento do Sebrae, a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e medicamentos veterinários. Outra pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) aponta que o Brasil é o 3º do ranking mundial na população total de animais de estimação, o que impulsiona ainda mais o setor. 

Pensando nessa demanda, a empresária e lojista do Estação da Moda Shopping, Waldirene Glês Bertoldo Martins Silva ou simplesmente Tia Wal, que atua no ramo de moda pet há 15 anos,  desenvolve diversos modelos de roupas temáticas e acessórios para essa época do ano e, segundo ela, as roupas mais procuradas são as de personagens de desenhos animados como Mickey, Minnie, as princesas da Disney e também as de super-heróis como Mulher Maravilha, Super Homem e Batman.

“Aqui eu tenho roupas temáticas  que podem ser usadas em qualquer período do ano, mas nessa época realmente a procura é mais alta. Os donos se interessam mais em deixar os pets no ritmo carnavalesco, seja para tirar fotos, levar em algum bloco, ou, apenas para dar uma passeada pela cidade”, diz a lojista, ao informar que sua loja Cantinho do Cachorro também tem são várias opções de acessórios como lacinhos, colares, boné, bandana e até óculos escuros. “Aqui temos roupas para todos os gostos, desde os mais básicos até aqueles que gostam de inovar”, revela. 

Porém, um diferencial que deve estar sempre presente nos looks pet, conforme explica a empresária, é a questão do conforto. “Para as raças que possuem um porte maior ou com mais pelos, deixamos sempre uma folguinha, para que o animal fique o mais à vontade possível”, explica.  

Ela também dá uma sugestão para os filhotes e raças menores. “A roupinha tem que ter beleza sim, mas, não podemos esquecer de promover conforto. Não adianta a roupa ser linda, mas o pet ficar incomodado. Por isso, a melhor opção é apostar          em uma vestimenta que é confeccionada com tecidos de qualidade e macio”, detalha a lojista. 

Cuidados 

A Tia Wal ainda alerta para os cuidados que devem ser tomados na hora de escolher uma roupa. “É necessário ficar atento a alguns detalhes na hora de escolher o look do seu cão. Algumas dicas são evitar botões, zíperes, lantejoulas e detalhes pequenos, que podem vir a machucar o seu animal. É importante que a roupa que o pet usar não impeça ele de expressar seus comportamentos naturais, como se coçar e se lamber”, esclarece. 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com