Natal cresce e consolida Curitiba como um dos principais destinos turísticos do país

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 fechou com chave de ouro um ano em que o turismo da capital colheu grandes resultados devido às melhorias da oferta turística da cidade, aos novos investimentos públicos e privados, às medidas como a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para eventos e o incremento das ações de divulgação do destino Curitiba.

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Também foi um ano em que o Instituto Municipal de Turismo intensificou as ações de articulação dentro da Prefeitura e junto ao setor de turismo – estratégias que estão ajudando a aumentar o fluxo de turistas e os recursos gerados por quem visita a capital.

Com 5,5 milhões de visitantes, Curitiba é a cidade que mais recebe turistas no Paraná por ano e o terceiro destino brasileiro de turismo de negócios entre os estrangeiros, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além do volume significativo, os visitantes costumam gostar da cidade.

Segundo turistas ouvidos pela Pesquisa de Demanda Turística, realizada em 2018 e divulgada em 2019, 99% deles recomendariam Curitiba como destino de viagens, ajudando com isso a consolidar Curitiba entre os principais destinos turísticos do país.

“O município buscou consolidar ainda mais Curitiba no roteiro nacional de lazer e dos grandes eventos, com destaque para a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, em que a Prefeitura e a iniciativa privada promoveram mais de 160 espetáculos de fim de ano, a maioria gratuita”, destaca Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.


Maior programação gratuita de Natal

Desde 2017, a festa de Natal coordenada pelo município cresce ano a ano.

O reconhecimento nacional do Natal de Curitiba estimulou, inclusive, o crescimento do calendário, que já é a maior programação gratuita de fim de ano do país. Em 2017, foram 60 eventos; em 2018, 120 espetáculos e, em 2019, chegou a mais de 160 atrações em toda a cidade, entre apresentações de corais, autos de natal, concertos, exposições de presépios e feiras temáticas.

As atrações agradaram o público. “Nós nunca fizemos um passeio como esse, estou com um friozinho bom na barriga de andar na roda-gigante. O Natal de Curitiba está muito bonito”, afirmou Laide Crispin, doméstica de 63 anos, que passeou na roda-gigante da Vila de Natal Electrolux, com o marido, o aposentado Antônio Orlando, 79 anos, durante o Natal de Curitiba 2019.

O município estima que a temporada natalina recebeu 10% a mais de público em 2019, chegando a 700 mil pessoas, e que o número de turistas aumentou 15%, superando 105 mil turistas nas atrações de Natal em 2019. (O balanço deverá ser consolidado no início de 2020)

“Depois da revitalização e agora com o carrossel de Natal, está bom demais trazer as crianças para passear no Passeio Público. Meus netos queriam muito conhecer o parque e estavam empolgados de andar no brinquedo”, avaliou Marcia Regina, 52 anos, dona de casa que mora em Almirante Tamandaré. Durante a programação de Natal, ela levou os netos, Herick, de 10 anos, Luna, de 7 anos e Samira, de 3 meses, para conhecer o Passeio Público e o carrossel. O amigo Carlos Alberto, 45 anos, também curtiu o passeio.

Grandes eventos

Outras ações foram importantes para o turismo da cidade.

A redução da alíquota do ISS de 5% para 2% para eventos, sancionada pelo prefeito Rafael Greca no fim de 2017, começou a valer em 2018 e já refletiu em um crescimento de 8,3% no número de eventos realizados na capital em 2019. Além disso, os novos materiais e vídeos segmentados para o turismo de negócios e eventos têm contribuído para aumentar a ocupação hoteleira, aquecer os setores de comércio/serviços e movimentar as atrações turísticas da capital.

Em 2019, 95 grandes eventos (entre congressos, festivais, feiras, shows, conferências e encontros) contaram com o apoio do Instituto Municipal de Turismo, que ofereceu suporte e orientação aos organizadores, assim como ações de divulgação nos mais diversos meios.

O ano começou com o apoio da Prefeitura e do Vale do Pinhão à segunda edição Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades inteligentes do mundo. O fórum internacional, realizado nos 21 e 22 de março, no Expo Barigui, recebeu 6,7 mil visitantes nacionais e internacionais, um crescimento de 25% em relação ao público de 2018. Além de ter colocado Curitiba na vitrine das cidades inteligentes, com a presença de 85 palestrantes de 80 cidades brasileiras e 40 países, o Smart City Expo Curitiba 2019 teve como destaque o Smart Plaza, espaço do Vale do Pinhão no evento, que sintetizou como o movimento de inovação da cidade está interagindo. 

A terceira edição do Smart City Expo Curitiba já está confirmada para os dias 26 e 27 de março de 2020.

Outro importante evento ocorreu entre setembro e outubro deste ano, quando a cidade sediou o 25º Congresso Mundial da IUFRO, uma organização internacional de pesquisas florestais que se reúne a cada cinco anos.

Foi a primeira vez que o encontro aconteceu no Hemisfério Sul e na América Latina e trouxe para a capital 2,5 mil especialistas de todo o mundo. O encontro teve estande de Curitiba, da rede de lojas #CuritibaSuaLinda e exposição de produtores artesanais que utilizam, de forma sustentável, a madeira. A iniciativa originou o projeto Madeira nas Arcadas, em parceria com Embrapa e Sebrae-PR.

Outros eventos que deram grande visibilidade turística à capital, este ano, foram o Experiência Braztoa Sul 2019 (um dos eventos captados pelo instituto, CTUR, PR Turismo e Sebrae), que reuniu na cidade, em agosto, 75 empresas ligadas à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e 600 agentes de viagens brasileiros; o International Cardiology Meeting, congresso internacional que teve a participação, em agosto, de 2,5 mil médicos cardiologistas do mundo todo; o encontro de Harleyros do Outubro Rosa, que teve a participação de mais de mil motociclistas de todo o Brasil; e o concerto de Paul McCartney, em março, que recolocou Curitiba no calendário de shows internacionais e trouxe fans do ex-beatle de todo o Sul do país.

“Curta Curitiba”

Estrategicamente lançada para o setor de turismo, durante o Experiência Braztoa Sul 2019, a nova marca “Curta Curitiba, Uma Cidade a Cada Esquina” reflete a estratégia de posicionamento, promoção e diversificação da oferta de atrativos turísticos da capital aplicada pelo Instituto Municipal de Turismo e, também alinhada às instituições e empresas do setor, redefine toda linguagem e layout dos materiais, vídeos e folhetos do turismo da cidade.

Entre as iniciativas estão novas ações de promoção dos atrativos e roteiros, a participação em mais feiras e eventos e capacitações voltados a agentes, operadores de turismo e formadores de opinião.

Curitiba em 20 feiras

Em 2019, o destino Curitiba foi apresentado em mais de 20 feiras e eventos de negócios do setor de turismo nacionais e internacionais, que contaram um público superior a 180 mil participantes.

Além disso, foram realizados fantours com 188 representantes de agências de viagens e operadoras e presstrips com veículos de comunicação e influenciadores digitais.

Complementam as estratégias de promoção um plano de mídia com anúncios nos principais veículos da mídia especializada do Turismo.

Capacitação

Ao longo de 2019, o Instituto Municipal de Turismo ainda promoveu 61 capacitações (palestras, treinamentos, oficinas, visitas técnicas e city tours) com 2.367 participantes e apoiou palestras, workshops e oficinas de entidades como Sebrae-PR,  Convention & Visitors Bureau, Guarda Municipal e Superintendência de Trânsito.

Linha Turismo cresce

Em parceria com a URBS, o Instituto Municipal de Turismo promoveu um estudo e mapeamento para subsidiar a definição de melhorias no atendimento da Linha Turismo, como a implantação da bilhetagem eletrônica. Como resultado, de janeiro a outubro, houve um aumento de 8,3% no número de embarques em relação ao mesmo período de 2018. Destaque para o mês de julho, que teve 81.400 embarques, fortalecendo Curitiba como destino de inverno.

Iniciativas em várias frentes

Além disso, várias iniciativas de apoio ao turismo, iniciadas em 2017, continuaram a ser intensificadas este ano, como melhorias contínuas na Torre Panorâmica das Mercês, que de janeiro e novembro recebeu 134,7 mil visitantes (+5,9% em comparação ao ano passado); o tour gratuito “Caminhada Turística”, com passeios pelo Centro Histórico; a divulgação dos roteiros do programa Curitibéra, de apoio aos produtores de cerveja artesanal da região; e a campanha Inverno em Curitiba – Aqueça sua Programação, que divulgou entre julho e setembro as atrações culturais e gastronômicas.

No que se refere à atenção aos turistas, foram registrados mais de 59 mil atendimentos nos postos físicos e canais digitais. Já no portal do Turismo de Curitiba foram registrados aproximadamente 440 mil acessos, enquanto que nos sete perfis de redes sociais somam-se mais de 30 mil seguidores.

Economia criativa

Em novembro de 2019, o Instituto Municipal de Turismo inaugurou o inédito Liceu de Ofícios Criativos, o primeiro hub do Paraná dedicado à capacitação de artesãos, designers e empreendedores ligados à economia criativa da capital. Em dois meses, mais de 20 ações de capacitação foram realizadas.

O Instituto Municipal de Turismo administra as 30 feiras de arte e artesanato, que reúnem mais de 2.500 artesãos pela região central e bairros da capital paranaense, entre elas as Feiras Especiais nas praças Osório e Santos Andrade e feirinha do Largo da Ordem. Em 2019, os editais de chamamento público ofereceram 1.229 novas vagas para expositores nos pontos. 

Mais CuritibaSuaLinda

Oportunidades surgiram também com a abertura de três novas lojas de suvenires da rede #CuritibaSuaLinda, administradas pela URBS, no Espaço Cultural David Carneiro, no Mercado Municipal e a loja móvel Fashion Truck, assim como com o apoio à participação dos artesãos em dez eventos externos. As cinco unidades #CuritibaSuaLinda encerraram o ano com 146 novos produtores selecionados.

O Sou Curitiba, projeto conduzido pelo Sebrae-PR, do qual o Instituto Municipal de Turismo é membro do grupo gestor, assessorou 25 designers para a concepção e desenvolvimento de novos produtos com identidade local, contribuindo para a diversificação dos suvenires de Curitiba.

Ainda em dezembro, o Instituto Municipal de Turismo inaugurou o espaço Madeira nas Arcadas, que renova a ocupação da Galeria das Arcadas de São Francisco, na Praça João Candido. O espaço comercializa arte e peças autorais em madeira sustentável. O projeto visa também a conscientização quanto a importância do consumo local e reaproveitamento da matéria-prima e tem o slogan “Da floresta ao design sustentável”.

Além disso, o Instituto Municipal de Turismo levou 18 artesãos e designers para a Feira Internacional de Artesanato (Feiarte), que ocorreu, em maio de 2019, em Curitiba.

Todas as ações visam a fortalecer a “Curitiba Capital do Design”, título recebido da Unesco.


Turismo ponto a ponto em 2019

Natal de Curitiba

 – O Instituto Municipal de Turismo lidera com Fundação Cultural e o Gabinete do prefeito a organização do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. Entre as novidades de 2019, destaque para o carrossel, trenzinho e auto do Natal Condor no Passeio Público, o balé O Quebra Nozes nas Ruínas do São Francisco, espetáculo de Ópera no Palácio Garibaldi, a Bola de Natal na Avenida Mario Tourinho, as 25 árvores iluminadas e mais dias de passeio na roda-gigante da Vila de Natal Electrolux da Praça Santos Andrade.

– Grandes marcas, como Electrolux, Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal, Volvo, Banco do Brasil, Governo Federal, Samar Iluminação, Grupo Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e ParkShoppingBarigüi foram patrocinadores do Natal de Curitiba este ano. Outras empresas e instituições, como Bradesco, Fecomércio e Rumo, foram parceiras em grandes eventos. A programação do Natal da cidade se expandiu em frequência e na descentralização para todas as Regionais da cidade.

– Como na edição de 2018, moradores e turistas puderam conhecer várias atrações da programação embarcando na Linha Natal, que foi oferecida de 4 a 22 de dezembro, com direito a embarque e desembarque nos pontos de visitação e um bilhete que permitia integração (passagem grátis) de retorno para casa no sistema de transporte da cidade.

Pesquisa de Demanda Turística

Curitiba recebeu 5,5 milhões de turistas no ano passado – um crescimento de 49% em comparação a 2012, ano da pesquisa anterior, quando 3,7 milhões de pessoas estiveram na capital paranaense. É o que mostrou a Pesquisa de Demanda Turística, feita na cidade no ano passado. O estudo apontou que, do total de turistas de 2018, 41,7% visitaram a capital por motivo de negócios e eventos – enfatizando a vocação de Curitiba para a realização de eventos e viagens de negócios.

No entanto, cabe destacar o crescimento do número de viagens motivadas por lazer, que dobrou nos últimos seis anos. Em 2018, 1,15 milhão de pessoas vieram à capital a passeio ou descanso, representando 21% do total de visitantes. Em 2012, eram apenas 584,6 mil. O crescimento no período foi de 96,7%.

Atenção ao turista

– A implantação do novo cartão-transporte na Linha Turismo possibilita reembarques em todos os 25 atrativos do percurso de maneira ilimitada no período de 24 horas, significando um aprimoramento do serviço e equiparando a padrões internacionais. O cartão é estampado com imagens de ícones da cidade, uma lembrança para os turistas levarem para casa.

 – Quem visita a cidade ganhou, este ano, os mapas turísticos “Curta Curitiba até segunda” e “Curta Curitiba a pé”, que se somam aos demais guias e roteiros temáticos disponíveis online e nos postos de informações turísticas.

 – Ao longo do ano foram realizadas cinco walking tours com 149 turistas. Além disso, houve 12 ações de sensibilização para o turismo e para o patrimônio municipal, solicitadas pela comunidade, que reuniram um total de 431 participantes.

 – Entre 26 e 30 de junho, foi realizado o 2º Festival Sabores do Pinhão, no Mercado Municipal, uma parceria entre o Instituto Municipal de Turismo, a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur) e municípios da Região Metropolitana. Na programação, comercialização de pratos à base do fruto da araucária, aulas-show e oficinas culinárias infantis.   

Destino Curitiba em principais feiras e congressos

– Estande do Vale do Pinhão no Smart City Expo Curitiba 2019, nos dias 21 e 22 de março, em Curitiba.

– WTM (World Travel Market) Latim America, em São Paulo, de 2 a 4 de abril

– Nos dias 3 e 4 de maio, participou do Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba. A cerimônia de abertura do evento ocorreu no Memorial de Curitiba com o apoio da Prefeitura.

– Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). A feira ocorreu de 17 a 19 de junho

– Expo Abav, maior feira de turismo do Brasil. O evento ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na feira, o prefeito Rafael Greca apresentou ao trade de turismo, a Curitiba inovadora, com soluções inteligentes de gestão, responsabilidade social e comprometimento com o meio ambiente. O destino Curitiba foi apresentado em um estande com aulas-show de culinária nas tardes da feira.

– FIT América Latina, em Buenos Aires (Argentina), maior feira latino-americana de turismo e viagens. A feira ocorreu de 5 a 8 de outubro.

–  Feira Internacional de Turismo do Paraguai, em Assunção. O evento ocorreu de 11 a 13 de outubro.

– Festival de Turismo de Gramado (RS). O evento ocorreu entre 7 a 9 de novembro.

– JPA Travel Market, de 18 e 19 de outubro, em João Pessoa (PB).

Apoio ao artesanato local

– O Liceu de Ofícios Criativos oferece rodadas de negócios, cursos e oficinas voltados à inovação, criatividade e identidade local. Com uma área de 121 metros quadrados, o espaço ocupa um prédio histórico na Rua Mateus Leme, no São Francisco, com recepção, biblioteca e salas de aula. O prédio foi revitalizado a partir de um projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

– As Feiras de Artesanato dos Bairros contam com 610 artesãos. A novidade de 2019 é a Feira Regional Cajuru, com a missão de fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo local, bem como divulgar a diversidade da produção artesanal de cada região da cidade.

– A Feirinha do Largo da Ordem ganhou, em novembro, 40 novas vagas para expositores de produtos artesanais e 10 para artes plásticas. Atualmente, a tradicional feira de domingo conta com 1.300 expositores.

Cantora Duda Beat apresenta seu novo show neste mês de outubro em Curitiba

Uma das grandes cantoras da nova geração do pop, Duda Beat, que foi uma das atrações do Rock in Rio, desembarca em Curitiba, no dia 21 de outubro, com o seu novo show “Duda Beat On Tour’, no Teatro Positivo. O evento realizado pela Seven Experience está com uma promoção inédita de início de mês, onde os ingressos que forem adquiridos até esta sexta-feira, dia 07 outubro, estarão com valores promocionais de 25% de desconto nas modalidades inteira ou meia-entrada, exceto para o setor vip amarelo. Os ingressos podem ser adquiridos pela Disk Ingressos.

Duda Beat vem se destacando no cenário nacional, colecionando prêmios e chegou a entrar na lista dos dez melhores discos nacionais da Rolling Stones, do seu álbum de estreia. Ele vem na linha da “sofrência pop”, com canções que falam de amor, dor e desilusões, conquistando cada vez mais fãs pelo Brasil.

A Setlist do show conta com músicas do “Te Amo Lá Fora”, clássicos repaginados do “Sinto Muito” e feats aclamados da cantora, desde os mais antigos até os recentes, marcando a nova turnê que estreou em dezembro de 2021, após paralização completa do setor cultural no Brasil devido ao Covid-19.


SERVIÇO:
Data:
 21 de outubro de 2022 (Sexta)
Local: Teatro Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Curitiba, PR)
Horário: Abertura da portaria às 20h e início do show às 21h

Ingressos: 
Os ingressos à venda a partir de R$ 180,00 a inteira na plateia verde e R$ 90,00 a meia-entrada na plateia verde + taxas administrativas.
***PROMO “BIXINHO”, com 25% de desconto na inteira e na meia-entrada, exceto setor amarelo. Meia-entrada a partir de R$ 67,50 e inteira R$ 135,00 (plateia verde) + taxas administrativas. Válido até o dia 07 de outubro de 2022.

*A meia entrada é voltada para doadores de sangue, estudantes, idosos, ID Jovem, PNE, professores e portador de câncer, conforme previsto em Lei.

*Desconto de 50% para Clube Disk Ingressos, Vacinados contra a COVID-19, Clube Gazeta, Padrinhos Curitiba Cult, Sócios Coritiba FC e advogados inscritos na OAB/PR.

Classificação: Livre

Realização: Seven Experience
Pontos de venda: Disk Ingressos (Call Center 41 3315-0808). Site do Disk Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/evento/3617/21-10-2022/pr/curitiba/duda-beat

Quinta do Mar: em nova edição, evento especial do Grés Gastronomia & serve blini com crudo de atum, coalhada e ovas massagô

Segundo Gaby Schroeder, sócia-proprietária do restaurante, a proposta da Quinta do Mar é a de promover experiências diferentes a cada semana. “Toda quinta nosso chef cria um novo prato, com ingredientes frescos vindos direto do litoral. É uma atração para quem adora frutos do mar e se permite experimentar sabores diferenciados e combinações inusitas”, completa. 

As quantidades são limitadas e a receita é servida apenas nesse dia, a partir das 18h.

Reservas podem ser feitas pelo Telefone e/ou WhatsApp: 41.3402-6270

SERVIÇO

Rua: Saldanha Marinho, 1582

Estacionamento Conveniado

Pet Friendly

Funcionamento da casa: terça a sábado das 9h30 às 23h e aos domingos das 9h30 às 16h.