Na RMC, PM flagra festa de aniversário e churrasco em plena pandemia

As equipes da 4ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), atenderam casos de perturbação de sossego e de aglomeração de pessoas na madrugada deste domingo (21/06) em Fazenda Rio Grande (PR), mesmo com as restrições de distanciamento e isolamento social por conta da Covid-19. Os casos foram de um churrasco e uma festa de aniversário. As responsáveis pelos respectivos eventos, de 21 e 24 anos, foram encaminhadas.

Segundo o 17º Batalhão, denúncias feitas por moradores da região apontavam que havia uma festa em uma residência na Rua África do Sul. Ao chegar no local para verificar a situação, os policiais perceberam o som alto e constataram que havia cerca de 30 pessoas. Com a chegada da viatura, as pessoas se dispersaram e a responsável pela festa, segundo o Boletim de Ocorrência, informou que fez uma festa de aniversário para a irmã. Diante da situação, ela foi conduzida pelos policiais até a 4ª Companhia para a confecção do Termo Circunstanciado por perturbação de sossego.

Cerca de duas horas depois, por volta de 3 horas, novamente as equipes do 17º Batalhão foram acionadas para atender outra situação de perturbação de sossego, desta vez no bairro Estados. Ao chegarem no endereço, os policiais militares constataram que ocorria um churrasco na residência com som alto. A responsável, de 24 anos, foi encaminhada para a assinatura do Termo Circunstanciado.

Via: PMPR/Marcia Santos

Com aumento de casos, Prefeitura de Curitiba reduz para 70% a capacidade em eventos esportivos

Prefeitura de Curitiba divulgou, nesta quinta-feira (13), um decreto que limita em 70% a capacidade de público em estabelecimentos, incluindo eventos esportivos. A alteração impacta os clubes da capital paranaense. O documento é válido por sete dias, podendo ser prorrogado.

A medida, segundo a administração municipal, é uma “cautela sanitária” devido ao aumento expressivo dos casos de Covid-19 pela variante ômicron e à declaração de epidemia de Influenza H3N2 feita, nesta quarta-feira (12), pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Com isso, caso o decreto seja renovado, Athletico, Coritiba e Paraná Clube só vão poder receber 70% da capacidade de seus estádios em suas estreias no Campeonato Paranaense. Isso afeta diretamente o clássico entre Athletico x Paraná Clube, marcado para o dia 23 de janeiro, na Arena da Baixada.

Decreto mantém medidas de segurança

O novo decreto mantém as medidas de combate à pandemia adotadas desde o início de dezembro –  como a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos ou de uso coletivo em Curitiba e a proibição de consumo de bebidas alcoólicas em via pública, além de determinar que a ocupação não deve ultrapassar 70% da capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB).

Conforme a prefeitura, as medidas determinadas pelo decreto visam contribuir para a contenção das transmissões de coronavírus e influenza (gripe) com a menor circulação de pessoas ao mesmo tempo nos ambientes, favorecendo o distanciamento físico.

Parceria entre Comec e Google permite acompanhamento dos ônibus da RMC em tempo real

Em outubro de 2021, após a assinatura de uma parceria inédita entre a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e o Google, a gigante de tecnologia passou a disponibilizar nas suas plataformas todos os itinerários e horários das 201 linhas metropolitanas dla autarquia estadual, nos 19 municípios atendidos na RMC.

A iniciativa permitiu ao usuário, em uma rápida pesquisa, identificar qual linha e horário poderia ser utilizado para chegar ao destino desejado. 

Agora, na segunda etapa da parceria, o Google vai permitir o acompanhamento dos veículos em operação por meio da sincronização dos sistemas da empresa com o GPS dos veículos – sistema viabilizado pela Metrocard, associação das empresas operadoras do sistema. 

Assim, ao chegar nos pontos de embarque e desembarque, em uma rápida pesquisa o usuário poderá saber se o ônibus desejado está atrasado, adiantado ou no horário, e qual a previsão até sua chegada.

Para o presidente da Comec, Gilson Santos, este é mais um importante avanço no sentido de trazer mais conforto ao usuário do transporte coletivo. “A plataforma informa em tempo real a localização do veículo e o tempo até sua chegada, possibilitando ao usuário menos tempo de espera nos locais de embarque e até mesmo a utilização de uma outra linha que passe pelo local”, destacou.  

PASSO A PASSO – Ao selecionar um destino dentro do Google Maps, por exemplo, o aplicativo irá sugerir diversos trajetos com base nas linhas de ônibus disponíveis. Ao selecionar a linha desejada, informações como trajeto da linha e horário previsto de chegada serão disponibilizados automaticamente, bastando clicar na barra colorida indicada e nas paradas para obter a informação de tempo de espera.

O aplicativo informa ainda se a linha está atrasada, adiantada e até se o trânsito está mais movimentado do que o habitual. 

SITE DA COMEC – O site da Comec também reúne informações atualizadas sobre linhas, horários e tarifas do transporte metropolitano. Para acessar clique aqui.