Mostra Espetacular de Artes para Crianças começa deste final de semana em Curitiba

Entre 10 e 19 de novembro de 2017 será realizada em Curitiba a 2ª edição da Mostra Espetacular de Artes para crianças.A Mostra é um evento cultural para crianças,entre 02 e 08 anos, que contará com a presença de artistas com trajetórias de sucesso e amplo conhecimento na pesquisa, criação e produção infantil. A 2ª edição da Espetacular trará espetáculos de teatro, circo, dança e música de alta qualidade, que estarão espalhados por diversos pontos da cidade.  Além de espetáculos curitibanos,neste ano aMostra trará também atrações nacionais.

“Este ano a Mostra será descentralizada, estamos montando uma programação que aconteça em diversos teatros, espaços culturais, praças e parques da cidade de Curitiba. A proposta é movimentar o público e os artistas de várias maneiras, começando por circular pelos diferentes locais de apresentações e eventos”, conta a coordenadora geral e idealizadora do projeto Michele Menezes. Ela comenta ainda que a Mostra também é produzida para as famílias e para os artistas da cidade, a partir de várias ações para esses públicos.

Tanto a programação como as ações paralelas serão gratuitas e funcionam como um mecanismo de formação de plateia que integram o público infantil e adulto, porque criam nas crianças o interesse por diversas formas de arte e no adulto a cultura de passar a frequentar mais eventos culturais na cidade.

A programação da 2ª edição da Mostra Espetacular de Artes para crianças pode ser conferida no site www.mostraespetacular.com.br.

 

Um olhar amplo para o universo das artes

A Mostra, que é idealizada pela Pró Cult e tem patrocínio do Instituto Boticário por meio da Lei Rouanet, é um evento que une diversas expressões artísticas e que se fortalece a cada dia pois entende a cultura como patrimônio fundamental da vida humana e considera a democratização da arte e o exercício de formação de plateia como ações de grande importância social.

“Acreditamos que o contato desde a primeira infância com a arte estimula a imaginação e a criatividade, promove o desenvolvimento da subjetividade e permite abertura para um olhar mais sensível, curioso e questionador acerca da realidade. Proporcionar a aproximação com o lúdico é, portanto, uma atitude de amor, de humanização, extremamente importante para as crianças e para a formação de uma sociedade mais igualitária, que pratique escolhas mais conscientes e responsáveis” afirma a diretora artística da Mostra, Maíra Lour.

 

Programação da 2ª Mostra Espetacular de Artes para Crianças

 

10/Nov     

19h – CERIMÔNIA de ABERTURA / JARDIM um solo poético para crianças – Teatro Fernanda Montenegro

 

11/Nov

11h – Trupe Arnica apresenta Rockinho – Espaço Fantástico das Artes

16h – A Rainha e o Lugar – Sesc da Esquina

 

12/Nov

10h – Cortejo com Garibaldinhos– Largo da Ordem (em frente ao cavalo babão)

16h – Boitatá– Teatro Positivo Ambiental

 

13/Nov

19h30  – Leitura Espetacular do texto “Avoar” em homenagem ao dramaturgo Vladimir Capella – Ap da 13

 

14/Nov

19h – Cabaret de Variedades – Diversão e Comidinhas da Flor – Casa Da Flor Bistrô

 

15/Nov

14h – Experiência criando a minha própria história– Espaço Ópera Arte (Subterrâneo Ópera De Arame)

15h – SHOW Tapete Encantado Cantos e Contos para Crianças– Espaço Ópera Arte (Subterrâneo Ópera De Arame)

16 às 17h30 – EXPERIÊNCIA Foto Brincante – Espaço Ópera Arte (Subterrâneo Ópera De Arame)

18h – SHOW Viva o Brasil – Espaço Ópera Arte (Subterrâneo Ópera De Arame)

14h às 19h – Espaço da Leitura com troca troca de livros – Espaço Ópera Arte (Subterrâneo Ópera De Arame)

14h às 19h – Exposição “Aquarelas em Cordel” – Espaço Ópera Arte (Subterrâneo Ópera De Arame)

 

16/Nov     

15h – Kartas de uma Boneka Viajante – Teatro Sesi Portão

19h – Encontro Sobre Arte e Infância – Livraria Arte & Letra

20h – Lançamento da Coleção Genoma – Livraria Arte & Letra

 

17/Nov     

14h às 18h – Atelier Curadorias do Porvir – Pé no Palco

15h – Entre Janelas – Sesi Portão

 

18/ Nov    

11h – Zé Maria Santos– O Céu de Mahura

16h – Achadouros– Obragem

 

19/Nov     

11h – Descobrindo Plaft Pet– Ruínas de São Francisco

13h – Bazar Espetacular– Espaço Fantástico das Artes

15h – Show Musical com Neco Yaros– Espaço Fantástico das Artes

16h – Gran Circo Estopim– Espaço Fantástico das Artes

 

A Mostra conta com incentivo do Ministério da Cultura e Instituto Boticário, apoio do Colégio Positivo, do SESC Paraná, do Muralzinho de Ideias e da Fundação Cultural de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em dia de rock em Curitiba, Guairão fica lotado no domingo para ouvir Led Zeppelin sinfônico

40ª Oficina de Música de Curitiba. Concerto sinfônico com alunos, nos instrumentais e na regência, levou ao palco do Guairão sucessos da icônica banda britânica Led Zeppelin. Curitiba, 29/01/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Domingo (29/1) foi dia de rock na 40ª Oficina de Música de Curitiba. O concerto sinfônico com alunos, nos instrumentais e na regência, levou ao palco do Guairão sucessos da icônica banda britânica Led Zeppelin. O público, que às 11 horas lotou as quase 3 mil cadeiras do teatro, foi ao delírio.

Led Zeppelin sinfônico contou com a participação de 70 jovens músicos alunos das classes de instrumentos e da turma de Regência. Para dar intensidade ao concerto foi convidada uma banda de rock, com acompanhar a orquestra com os músicos Rodrigo Godoy, no vocal; Mateus Brandão na guitarra, Junior Dunga no baixo, James Bertisch no teclado e Tiago Brando na bateria.

“Maravilhoso, achei uma excelente ideia esse concerto com orquestra fazendo rock. Não me lembro de ter visto uma apresentação assim e  o que achei mais legal é terem colocado alunos da oficina pra reger o concerto”, disse Lúcia Tuchinski.

Orientados pelo maestro Abel Rocha, também diretor da área erudita da Oficina, cada um dos 11 sucessos do Led Zeppelin teve na regência da orquestra um estudante. Jonny Martins conduziu orquestra, banda e vocal em Kashmir, do álbum Physical Graffiti, de 1975.

Para reger a mais clássica e celebrada música da banda britânica no palco do Guaírão, Stairway to Heaven, foi chamada a aluna Olga Dutra. E o paraguaio Juan Ramon conduziu a execução de All my love, de 1975.

“Só assisti a um show assim na televisão, achei sensacional e essa combinação de orquestra com rock casou muito bem”, disse o gerente de marketing do Hard Rock Café de Curitiba, Márcio Guimarães.

O rock segue pela noite

Ainda neste domingo (29/1), o Hard Rock Café recebe o Circuito Off da Oficina de Música. Às 19h acontece por lá uma Jam Session com os professores Andreas Toftemark,, Djalma Lima, Bruno MIgotto e Ramon Montagner. O quarteto se apresenta com sax, bateria, baixo e guitarra.

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.

Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Carrossel do Passeio Público e roda-gigante da Santos Andrade já estão reabertos em Curitiba

Carrosséis e roda-gigante voltam a ser montados para celebrar os 330 anos de Curitiba

Três atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 estão de volta para as celebrações dos 330 anos de Curitiba este ano. São os carrosséis venezianos do Passeio Público e do Parque Tanguá e a roda-gigante da Praça Santos Andrade, no Centro. Os brinquedos do Passeio Público e da Santos Andrade já estão em funcionamento desde o último sábado (28/1).

As atrações são gratuitas e funcionam de terça a sexta-feira, das 12h às 20h; e aos sábados e domingos, das 9h às 20h. A previsão é de que o carrossel do Parque Tanguá comece a funcionar no final desta semana. Os brinquedos só não funcionarão nas segundas para manutenção.

De acordo com o superintendente de Obras da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Jean Brasil, a previsão é de que os brinquedos estejam abertos para o público por um período de quatro meses.

“Além de serem uma atração para o aniversário da cidade, os carrosséis e a roda gigante também poderão ser usados pelas crianças no período de férias escolares e também pelos turistas que visitam a nossa cidade”, explica ele.

Como ocorreu na temporada natalina, os carrosséis venezianos irão receber crianças de até 12 anos. Adultos poderão acompanhar crianças de 0 a 2 anos. Já a roda-gigante irá receber crianças e adultos (a altura mínima será de 1 metro). Além disso, os brinquedos terão acessibilidade para o público com dificuldade de locomoção.

330 anos de Curitiba

O aniversário dos 330 anos de Curitiba será celebrado com uma ampla programação descentralizada e os eventos e entrega de obras farão parte dela. O aniversário será só no dia 29 de março, mas vários eventos estão agendados.

A programação de aniversário da capital já começou, este mês, com a 40ª Oficina de Música de Curitiba. Além dos cursos voltados para artistas e professores, BNegão, Vanessa da Mata e Gilsons são alguns dos destaques do line up de shows da 40ª edição do evento da Prefeitura de Curitiba.

Já em março ocorre o Smart City Expo Curitiba 2023, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. Serão três dias, 22, 23 e 24 de março, do congresso e feira organizados pelo hub de negócios e soluções iCities e com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Secretaria Municipal de Administração, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Gestão de Pessoal e TI (Smap) e do Vale do Pinhão.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com