Levantamento do Instituto Ranking aponta Sergio Moro com 36,5%. Sandro Alex registra 18,67% e Requião Filho, 18,5%, diferença dentro da margem de erro de 2,83 pontos percentuais.
Sergio Moro (PL) aparece na liderança da disputa pelo Governo do Paraná, com 36,5% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Ranking Inteligência e Tecnologia divulgada nesta sexta-feira (31).
Na sequência aparecem Sandro Alex (PSD), com 18,67%, e Requião Filho (PDT), com 18,5%. Como a diferença entre os dois é de apenas 0,17 ponto percentual e a margem de erro do levantamento é de 2,83 pontos para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.
Resultado da pesquisa estimulada
No cenário em que os nomes são apresentados aos entrevistados, os resultados foram:
- Sergio Moro (PL): 36,5%;
- Sandro Alex (PSD): 18,67%;
- Requião Filho (PDT): 18,5%;
- Rafael Greca (MDB): 11,08%;
- Luiz França (Missão): 2,08%;
- Tony Garcia (DC): 0,5%;
- não sabem ou não responderam: 7,17%;
- branco ou nulo: 5,5%.
A pesquisa foi contratada pelo Jornal da Indústria & Comércio.
Sandro Alex e Requião Filho estão empatados
Embora Sandro Alex apareça numericamente 0,17 ponto à frente de Requião Filho, a distância não permite estabelecer uma ordem estatística entre os dois.
Considerada a margem de erro, Sandro Alex pode variar de 15,84% a 21,5%. Requião Filho pode oscilar de 15,67% a 21,33%.
Por isso, a leitura correta é que ambos dividem a segunda posição em situação de empate técnico.
Pesquisa isolada não permite afirmar queda de Moro
O resultado mantém Sergio Moro numericamente na primeira posição, com vantagem superior à margem de erro sobre os demais nomes apresentados.
O levantamento, porém, não permite afirmar isoladamente que houve queda do candidato. Uma conclusão desse tipo exige comparação com rodadas anteriores realizadas pelo mesmo instituto, mantendo metodologia, amostra e cenário equivalentes.
Pesquisas de institutos diferentes podem apresentar variações por causa da amostragem, do período das entrevistas, da formulação das perguntas e dos nomes apresentados.
Em levantamento do IRG divulgado em 29 de julho, Moro apareceu com 37,4%, Requião Filho com 19,1% e Sandro Alex com 16,5%.
Já uma pesquisa do Paraná Pesquisas realizada em julho apontou Moro com 39,9%, Requião Filho com 21,1%, Rafael Greca com 14,5% e Sandro Alex com 10,4%. Nesse instituto, Moro havia registrado 42,3% em junho, mas essa série não pode ser usada para medir uma variação no levantamento do Ranking.
Mais da metade não cita candidato na pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistadores não apresentam uma lista de nomes, 52,33% dos eleitores disseram não saber em quem votar ou preferiram não responder.
O percentual indica que uma parcela expressiva do eleitorado ainda não declarou uma escolha espontânea para a eleição estadual.
Esse resultado não significa necessariamente que todos estejam indecisos. A categoria também reúne entrevistados que optaram por não responder à pergunta.
Metodologia
O Instituto Ranking Inteligência e Tecnologia entrevistou presencialmente 1.200 eleitores em diferentes regiões do Paraná entre os dias 26 e 28 de julho de 2026.
A pesquisa informa:
- amostra: 1.200 eleitores;
- período: 26 a 28 de julho de 2026;
- modalidade: entrevistas presenciais;
- margem de erro: 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos;
- nível de confiança: 95%;
- registro na Justiça Eleitoral: PR-07486/2026;
- contratante: Jornal da Indústria & Comércio.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



