Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, hoje (26), o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país. Os casos suspeitos estão assim espalhados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espiríto Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2) e Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Como vai ser o padrão de comportamento deste vírus, que é novo e tanto pode manter o mesmo padrão de comportamento de transmissão que apresentou no hemisfério Norte, onde, nesta época, está fazendo frio”, disse o ministro.

Em nota, o hospital afirma que o paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório domicilar pelos próximos 14 dias. “A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele”, informou o Albert Einstein.

Na última sexta-feira (21), as autoridades italianas notificaram nove óbitos, o que levou o governo brasileiro a incluir a Itália entre os países onde a doença está se espalhando e há risco de infecção.

De acordo com o Ministério da Saúde, no mundo, já foram registrados mais de 80,2 mil casos do coronavírus em 34 países. Foram registradas 2,7 mil mortes causadas pela doença, sendo que os casos mais graves são aqueles que afetam pessoas com mais de 60 anos.

Assista a coletiva:

Ampliada às 13h10 para incluir os estados que monitoram casos suspeitos de infecção

Edição: Denise Griesinger/Agência Brasil

Covid-19: Pfizer vai entregar 2,4 milhões de doses nesta semana

A Pfizer e sua parceira, BioNTech, anunciaram nesta terça-feira (15) que enviarão ao Brasil 2,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 nesta semana, entre hoje e quinta-feira (17). 

Conforme comunicado divulgado pelas empresas, a remessa será enviada em três lotes. Hoje chegam 530 mil doses. Outras 936 mil deverão chegar amanhã (16) e igual quantitativo na quinta-feira (17). Com as entregas dessa semana, o número de vacinas disponibilizadas pela farmacêutica chegará a 10,6 milhões.

O consórcio Pfizer BioNTech fechou acordo com o governo brasileiro em março deste ano que envolve a aquisição de 100 milhões de doses. Em maio, um novo negócio previu mais 100 milhões de doses, que serão entregues entre outubro e dezembro.

Covax facility

O Ministério da Saúde anunciou também hoje que na próxima semana receberá mais um lote de vacinas contra a covid-19 do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial de Saúde e que reúne governos e fabricantes.

Serão enviadas ao país 842,4 mil doses pelo consórcio. Até o momento, o Brasil recebeu cinco milhões de doses pela Covax Facility. Pelo investimento feito, o país tem direito a 42,5 milhões até o fim do ano. O Ministério da Saúde não divulgou quando deverá ter a próxima remessa.

Caminho do Vinho recebe “Os Encantos de Alice”, maior espetáculo drive-in do Brasil

De 24 de junho a 04 de julho o Aria Verde, no Caminho do Vinho, será palco do inédito evento lúdico, inspirado na história de Alice no País das Maravilhas. Serão aproximadamente 10mil m² compostos por cenários fascinantes, personagens encantadores e uma produção audiovisual jamais vista.

Idealizado pela Kadastê Marketing e The Maine Produções, o espetáculo foi desenhado para surpreender o público nesse novo formato de eventos, ressalta a Diretora de Criação, Meirieli Mesquita. “Estamos vivendo um período de carência de entretenimento, essa ideia surgiu para proporcionar um momento mágico e divertido às famílias, além de oferecer oportunidades aos profissionais do setor”.


Serão 8 apresentações através de agendamento, com capacidade máxima de 600 veículos por noite. Os ingressos são a partir de R$80 (dois participantes), podem ser parcelados no cartão de crédito e crianças menores de 02 anos não pagam. A venda é exclusiva pelo site: www.themaineproducoes.com.b e os valores variam por dia da semana.


Os interessados terão que preencher alguns dados (nome completo, RG, e-mail, telefone e placa do automóvel), escolher o dia e o horário de chegada ao espetáculo (são dois horários diários: 19h -20h15min, 20h30-21h45min) e validar a participação através do comprovante de pagamento.

Serviço:

Os Encantos de Alice
Onde: Aria Verde (Caminho do Vinho)
Horário das apresentações: 19h -20h15min, 20h30-21h45min
Ingressos: www.themaineproducoes.com.br