A Caixa Econômica Federal se reuniu na tarde desta segunda-feira (23) para discutir medidas de apoio ao Banco de Brasília (BRB), que enfrenta dificuldades em obter um empréstimo do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Negociações em Andamento
Durante a reunião, a Caixa considerou a aquisição de ativos “de qualidade” do BRB, excluindo os fundos do Master. As propostas serão apresentadas na terça-feira (24) em uma reunião entre os presidentes dos bancos, Nelson de Souza (BRB) e Carlos Vieira (Caixa).
O apoio da Caixa foi solicitado pelo BRB, mas o Governo do Distrito Federal (GDF) resiste a qualquer medida que vá além da compra de ativos. O presidente do BRB descartou a federalização do banco, considerando essa opção apenas como um último recurso.
Desafios Financeiros
A principal estratégia do BRB para lidar com possíveis prejuízos decorrentes das operações com o Banco Master era o empréstimo do FGC. Contudo, a oferta perdeu viabilidade, conforme reportado pelo Valor Econômico.
Além da compra de carteiras, a Caixa avalia a possibilidade de participar de um pool de bancos para financiar o DF ou se tornar sócia de uma subsidiária do GDF.
Recentemente, o GDF enviou um projeto de lei à Câmara Legislativa do Distrito Federal, buscando autorização para aportes de capital no BRB, visando melhorar sua estrutura financeira. O projeto enfrenta resistência devido à proposta de usar áreas públicas como garantia para empréstimos.
O BRB destaca que quaisquer ações seguirão as normas do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central, focando na legalidade, transparência e governança.
Matéria completa em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/caixa-deve-comprar-ativos-do-brb-federalizacao-fica-para-ultimo-caso/
