Memorial Inglês de Curitiba terá tradicional cabine telefônica vermelha de Londres

Uma tradicional cabine telefônica vermelha, The Beatles, William Shakespeare e Beatrix Portter serão referências da cultura britânica que estarão presentes no Memorial Inglês, dentro do Parque Gomm, no Batel.

Obras do Memorial Inglês começam na próxima semana.

As obras do memorial em homenagem a imigrantes ingleses no Paraná começam na próxima segunda-feira (28/10), no entorno da casa construída em 1913 para ser a moradia do industrial inglês Henry Gomm, de sua esposa, Isabel Withers Gomm, e família.

O elemento central do novo memorial será a cabine telefônica original, símbolo urbano da Inglaterra, doada a Curitiba pelo consulado-geral do Reino Unido em São Paulo.

Os muros que rodeiam o parque terão tijolo à vista, num tom escuro, lembrando a arquitetura inglesa. Intercalados, painéis mostrarão um pouco da história de famílias britânicas que se instalaram no Paraná e suas contribuições no estado e para a capital.

O projeto e a execução da obra do memorial são da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O projeto também envolve a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

Ainda no muro, outros painéis farão referência à banda de rock britânica The Beatles e ao poeta e dramaturgo William Shakespeare, personalidades históricas do universo cultural inglês. A bandeira do Reino Unido também vai compor o local.

Os muros e os painéis serão intercalados com trechos de falsa vinha, trepadeira típica dos jardins ingleses. Bancos, iluminação e pista para circular dentro do Parque completam o projeto.

Jardim de Beatrix Potter para crianças

Um jardim inspirado nos contos do coelho Peter Rabbit, da escritora e ilustradora infantil Beatrix Potter, será criado dentro do memorial especialmente para as crianças.

O espaço lúdico terá quase 400 metros quadrados, com horta criativa, casinha do coelho, local para contação de histórias, arcos de flores e elementos decorativos como carrinho de mão, vasos, placas e outros objetos que lembram o universo de Beatrix Potter criam um ambiente especial.

Jardins de mel de abelhas nativas sem ferrão serão o toque brasileiro dentro desse espaço lúdico.

Via: Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.