Arquivos

Mas que “djanho” de frio! Confira dicas para curtir o inverno em Curitiba da melhor maneira

O inverno chegou! E com ainda mais força em uma das capitais mais frias do país, Curitiba. Mas é claro que as baixas temperaturas não impedem os curitibanos e visitantes de curtirem a cidade da melhor maneira possível, em parques, bares, restaurantes, cafés e feiras. Que tal deixar a preguiça dos dias frios de lado para incluir alguns programas – gastronômicos ou não – nos seus passeios por aqui?

 

Dentre os parques e atrações ao ar livre, perfeitos para dias de sol, se destacam os parques Barigui, Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico e a Ópera de Arame, que conta com um belíssimo restaurante no subsolo, o Ópera Arte. Lá é possível fazer sua refeição ao som de música ao vivo, em apresentações que acontecem dentro do lago à beira da Ópera.

 

Dias frios também pedem um bom café e um pãozinho delicioso. E é claro que aqui é possível encontrar uma imensa variedade de cafeterias dos mais diversos estilos. Para os amantes de pães de fermentação natural, cafés especiais e um variado cardápio de doces e salgados, se destaca o Local Pães e Cafés, localizado no coração da cidade, e a já consagrada Prestinaria.

 

O café é para viagem? Na própria rua você encontra diversas unidades do Go Coffee, onde é possível retirar seu café em uma portinha e continuar o passeio. Os fãs de doces também não podem deixar de conhecer a Cookie Stories, um café especializado em produtos americanos e receitas diferenciadas.

 

Curitiba também é famosa pelas feirinhas de rua, que acontecem diariamente em diversos locais da cidade. No inverno, ainda há uma edição especial, que ocorre durante os meses de junho e julho, nas praças Osório e Santos Andrade, com comidas típicas da estação, como pinhão, quentão e milho verde, roupas e artesanato. Aos domingos também vale conhecer a Feirinha do Largo da Ordem, a maior e mais tradicional de Curitiba. Ambientada no centro histórico, a feira conta com mais de 800 barracas que comercializam os mais variados produtos, além de várias opções gastronômicas nas barracas e restaurantes localizados ao redor.

 

Para quem não abandona uma boa cervejinha nem no frio, Curitiba também é conhecida por ser a capital das cervejas artesanais, com destaque para a Way Beer, com fábrica própria na cidade de Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, e diversos rótulos. Mas se você prefere se esquentar com um bom vinho, o The Oak é o bar ideal para curtir a noite e aproveitar a extensa carta no cardápio.

 

Entre os pontos turísticos clássicos (e cobertos para fugir do frio), está a Rua 24 horas, localizada no centro da cidade e que antigamente era conhecida por contar com diversos serviços 24 horas por dia. Hoje, a galeria abriga uma variedade de comércios e restaurantes como o tradicional Bávaro Bar, com buffet no almoço e pratos à lá carte ao longo do dia, como o famoso fondue de coxinha. Ainda para quem deseja experimentar os sabores da culinária paranaense, vale conhecer o Quermesse Bar, onde é possível encontrar os tradicionais pratos Carne de Onça e Bife Sujo. Se você não dispensa o bom e velho hambúrguer, o Porks – Porco & Chope oferece diversas opções que levam a carne suína como protagonista.

 

Para quem não quer abandonar a alimentação saudável mesmo nos dias frios, a Tasty Salad Shop oferece um cardápio de inverno funcional com opções que nutrem e aquecem o corpo, como sopas e um incrível strogonoff fit. Também é possível encontrar preparos deliciosos no Marcondes Cozinha Autoral e no Nu Nikkei.

 

Fechando o tour para se manter aquecido e comendo bem, vale conhecer algum dos empreendimentos do empresário curitibano Beto Madalosso, com restaurantes que passam por comida de boteco, pizza até gastronomia mais refinada. São eles: Carlo Ristorante, Sambiquira, Madá Pizza & Vinho e Trolha.

Para mais informações turísticas de Curitiba, acesse o site da prefeitura https://www.curitiba.pr.gov.br/.