Maria Fumaça e apresentações culturais são as atrações do Trem de Natal da Rumo no Paraná

Uma das principais atrações natalinas no Paraná, a Maria Fumaça voltará a circular após dois anos de restrições por conta da pandemia. Com uma programação que inclui mais de 10 municípios e distritos em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a locomotiva histórica inicia o seu roteiro a partir do dia 8 de dezembro na cidade de Mafra, no Norte de Santa Catarina e divisa com Rio Negro, primeira cidade paranaense a receber o Papai Noel pelos trilhos.

Assim como em outros anos, o projeto da Rumo tem o objetivo de reunir as famílias para compartilharem momentos de lazer e de cultura acompanhando a passagem do Trem de Natal. A Maria Fumaça que irá circular no Paraná é a mesma utilizada em 2017, a locomotiva Mallet 204, fabricada em 1950 e a única em circulação na América do Sul. Todo o trajeto será acompanhado pelo Bom Velhinho que irá embarcar em um vagão especial que acompanha a locomotiva.

Além da circulação do Trem de Natal, neste ano estão programadas apresentações especiais com bandas nas cidades de Ponta Grossa (9/12) e Antonina (13/12). Os espetáculos estão previstos para acontecer às 20h e terão duração de 30 a 40 minutos em média.

Trem de Natal Solidário

Durante as paradas do Trem de Natal 2022 nas cidades de Mafra, Lapa, Ponta Grossa, Morretes e Antonina, a Rumo e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) vão promover uma ação solidária para arrecadar doações para as famílias do Litoral do Paraná que foram atingidas pelas fortes chuvas do final do mês de novembro e início de dezembro.

Serão organizados pontos para doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza. A Rumo e a ABPF vão ser as responsáveis por levar as doações até as famílias atingidas pelas chuvas.

As doações poderão ser feitas na Estação Ferroviária de Mafra, no Centro de Memória Ferroviária da Lapa, na Estação Ferroviária de Uvaranas em Ponta Grossa, e nas bilheterias das estações ferroviárias de Morretes e de Antonina. Veja a programação completa abaixo.

Cuidados e segurança

Para que todos possam assistir à passagem do Trem de Natal 2022 em segurança, a Rumo chama a atenção da população para alguns cuidados essenciais:

– Mantenha distância segura de 5 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;

– Escolha um local seguro para registrar suas selfies e imagens;

–  Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados.

Interaja nas Redes Sociais

Para dar mais visibilidade para essa ação especial, a concessionária convida os moradores para compartilhar as fotos e vídeos dos trens passando pela cidade

com a hashtag #TremdeNatal2022 e mencionando nos stories a @rumologística e @abpf_regionalsul da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

PROGRAMAÇÃO – ROTEIRO DO TREM DE NATAL 2022

Estimativa de horário: partida às 19h (primeira cidade do trajeto) e chegada entre 22h e 0h (última cidade do trajeto).

Atenção: o horário de circulação é estimado com base na programação da operação ferroviária. Por questões operacionais, e de força maior como fortes chuvas, podem ocorrer eventuais atrasos e mudanças de localidade/horário sem aviso prévio.

CIDADES E DISTRITOS DA MALHA SUL 

Dia 8/12

Mafra (partida por volta de 19h, haverá arrecadação de doações na Estação Ferroviária de Mafra, Rua Benemérito Pedro Kuss, 522, Centro)

Rio Negro (passagem por Rio Negro por volta de 20h e 20h30)

Lapa (chegada entre 22h e 0h, haverá arrecadação de doações no Centro de Memória Ferroviária, Rua da Saudade, 49)

Dia 9/12

Estação Periquitos (partida por volta das 19h)

Ponta Grossa – Estação Uvaranas (chegada por volta das 20h, haverá arrecadação de doações) – apresentação da banda por volta das 20h, com a chegada do trem – Banda Lyra dos Campos – Local: Estação de Uvaranas (Av. General Carlos Cavalcanti, bairro Uvaranas)

Dia 10/12

Balsa Nova (passagem do trem por volta de 17h)

Araucária (passagem do trem por volta de 19h)

Curitiba (passagem do trem pelos bairros Tatuquara, Umbará, Alto Boqueirão, Uberaba e Cajuru, entre 19h30 e 0h)

Dia 11/12

Cachoeira/Almirante Tamandaré (partida por volta das 19h, passando pelos bairros de Curitiba: Barreirinha, Ahú, Alto da XV, e Jardim Botânico, na Rodoferroviária (entre 21h, 22h)

Passará pelo bairro Capão da Imbuia, seguindo para sede da Rumo chegando por volta das 23h.

Dia 12/12

Pinhais (partida por volta das 18h30)

Piraquara (chegada por volta das 20h30)

Dia 13/12

Morretes (partida por volta das 19h, haverá arrecadação de doações na bilheteria da Estação Ferroviária, Rua Padre Saviniano, 768, Centro)

Antonina – apresentação cultural com Filarmônica Orquestra Show. Horário: a partir das 20h. Local: Plataforma da Estação, haverá arrecadação de doações. Rua Uruguai.

Dia 14/12

Não haverá circulação do Trem de Natal 2022

Dia 15/12

Antonina (partida por volta das 19h, haverá arrecadação de doações na bilheteria da Estação Ferroviária, Rua Uruguai)

Morretes (chegada por volta das 20h, haverá arrecadação de doações na bilheteria da Estação Ferroviária, Rua Padre Saviniano, 768, Centro)

Dia 16/12

Paranaguá Estação D. Pedro (partida por volta das 19h30)

Parada na PN da Roque Vernalha por volta das 20h, chegada na estação km 5 por volta das 20h30

Dia 17/12

Paranaguá km 5 (partida por volta das 18h30)

Parada em Alexandra – distrito de Paranaguá 19h30

Partida às 19h45, chegando em Morretes às 21h30

Dia 18/12

Curitiba (Rodoferroviária) – (partida por volta das 19h30, passará pelos bairros Jardim Botânico, Capão da Imbuia e Cajuru) passagem por Pinhais às 20h, sentido Curitiba Estação Iguaçu (Alto boqueirão) – passando pelos bairros Uberaba e Alto Boqueirão (chegada entre 22h e 23h)

Sobre a Rumo 

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 17ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Férias do Shopping Curitiba incentiva a criatividade, com brincadeiras clássicas

O Shopping Curitiba preparou uma programação lúdica para as férias escolares, que incentiva o brincar livre, a criatividade e a interação entre as crianças.  Com brincadeiras clássicas, a programação acontece novamente nesta sexta (27), sábado (28) e domingo (29), das 14h às 18h, no Largo Curitiba (piso L2).

Os pequenos irão se divertir com brincadeiras como corda, elástico, bambolê, cama-de-gato, amarelinha, jogo da velha, peteca, peão, teatro de fantoches, pintura facial,  brinquedos em tecido, madeira e papelão.

Além disso, haverá mesa de pintura da Mili, umas das maiores marcas do Brasil em soluções para cuidados pessoais. A mascote da marca estará presente no shopping, divertindo e tirando fotos com as crianças e distribuindo doces para a garotada. 

O Colégio Stella Maris também estará presente, distribuindo balões para a criançada.

A programação tem curadoria do Muralzinho de Ideias. 

Brincadeiras de férias – Shopping Curitiba 

Quando: 27, 28 e 29 de janeiro, das 14h às 18h

Quanto: gratuito

Onde: Largo Curitiba, Piso L2

Shopping Curitiba 

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro, Curitiba (PR)

(41) 3026-1000

www.shoppingcuritiba.com.br

|https://www.instagram.com/shoppingcuritiba/

www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Compras com a Assistente de Compras: (41) 9274-1015 (Whatsapp)

Dicas para curtir o verão paranaense (longe do litoral)

Apesar do verão estar geralmente associado à praia, a temporada também é convidativa para atividades em outro ambientes. Parques, espaços culturais e áreas abertas também são atrativos para dias quentes, em especial para quem busca aproveitar o período de férias. Longe do litoral, o Paraná também tem várias atrações interessantes, como Ponta Grossa e região, que agregam opções para agradar os mais diferentes tipos de passeio.

Confira dicas para curtir Ponta Grossa e região no verão:

Vila Velha – Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, o Parque Vila Velha é uma das mais conhecidas atrações de lazer e aventura no Paraná. São quase quatro mil hectares que conservam fragmentos da mata de Araucária e vegetação de Campos Nativos, além de formações rochosas milenares, lagoas, furnas e outras atrações naturais. O parque abre de quarta a segunda-feira. Mais informações em paranaturismo.pr.gov.br.

Buraco do Padre – Outro parque da região que tem ganhado cada vez mais atenção é o Buraco do Padre. O passeio começa com uma trilha pela natureza e chega à cachoeira de 30 metros de altura deságua em um anfiteatro rochoso e termina em um amplo lago. O parque tem ainda outros pontos interessantes como o Poço Encantado e mirantes. Há limite de visitantes diários, por isso é melhor garantir ingresso antecipado no site buracodopadre.com.br.

Centro de Cultura – Um prédio centenário resgata a tradição cultural de Ponta Grossa e abre espaço para novidades. O casarão, tombado como Patrimônio Cultural de Ponta Grossa, agrega um auditório, uma área externa e uma galeria, nos quais acontecem com frequência atrações culturais. O Centro de Cultura fica na R Dr. Collares, 436.

Catedral Sant’Ana – Os vitrais da Catedral Sant’Ana são uma atração à parte. A construção é de 1978, mas remonta uma história de quase dois séculos da Paróquia na cidade. Fica localizada em um dos pontos mais altos da cidade, em frente à Praça Marechal Floriano Peixoto, outra parada interessante para uma caminhada leve em área verde no centro da cidade.

Lanche da tarde – Uma parada saborosa no dia é na Padá Padoca. O espaço tem um cardápio variado que vai de pratos para almoço até sanduíches e saladas. As torradas estão entre as favoritas de quem já conhece o endereço, na R. DR. Paula Xavier, 977, em sabores que vão do ovo com bacon ao salmão curado com sour cream.  Os cafés especiais também ganham destaque. Mais sobre a Padá no Instagram @pada.padoca.

Sorveteria – Saindo da Catedral, a região é ótima para aproveitar o pôr do sol. Novidade na cidade, a SOFT Ice Cream foi inaugurada no fim de 2022. A empresa curitibana instalou sua primeira unidade fora da capital paranaense em Ponta Grossa, levando seu sorvete artesanal. O destaque fica com o sorvete preto: a massa sabor chocolate leva três blends de cacau, que ganham cor intensa, e também a casquinha, produção paranaense. Localizada em ponto alto, da loja se tem uma vista da cidade, que no fim da tarde ganha um tom especial. Mais sobre a rede no Instagram @soft.icecream.co.

Pôr do Sol – Para encerrar o dia, a Praça do Pôr do Sol é a melhor escolha. Um dos pontos do lazer mais atuais da cidade, também fica na região mais alta da cidade, favorecendo a vista. Outro destaque da atração é ter sido construída com quase 90% de materiais reaproveitados, destacando o caráter ecológico da praça. A Praça do Pôr do Sol fica na R. Visconde de Nácar.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com