Equipes de manutenção urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) fecharam, na manhã desta quarta-feira (23/8), aberturas nas laterais da trincheira da Praça das Nações, no Alto da XV, para evitar o uso indevido daqueles espaços e expor pessoas a riscos.
As aberturas são janelas de inspeção para que fosse feito o trabalho de vistoria estrutural da trincheira, em andamento por empresas contratadas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Encerrada a vistoria e verificado que a trincheira está estável e sem problemas estruturais, as janelas foram fechadas.
Contratado pelo Ippuc em 2021, o levantamento das condições das chamadas Obras de Arte Especiais envolve a verificação de 39 estruturas da cidade, entre viadutos, pontes e trincheiras.
“Determinada pelo prefeito Rafael Greca, a verificação das condições estruturais das pontes, viadutos e trincheiras é uma medida de segurança e de manutenção viária para mobilidade plena por toda a cidade”, explica o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.
Fazem parte desse trabalho, inspeções e vistorias para a elaboração de laudos sobre as condições quanto à estabilidade, funcionalidade e durabilidade das obras especiais. O objetivo é manter, recuperar, aumentar a vida útil e a integridade dessas estruturas para a segurança dos cidadãos.
A detecção de fissuras ou pequenas trincas nessas estruturas entra no plano de manutenção do município. Em caso de risco estrutural é feita a interdição viária.
Pintura
Com a estética revitalizada em 2020, antes da licitação dos serviços de vistoria estrutural, a pintura da trincheira da Praça das Nações terá recompostos, na concepção e cores originais, os locais onde foram abertas as janelas de inspeção.
A pintura de trincheiras por toda a cidade, executada por equipes contratadas pela SGM, segue projetos de cores propostos pelo Ippuc e elementos gráficos criados por integrantes da equipe da Diretoria de Projetos do instituto, em parceria com equipes de engenharia da secretaria.
Deixe um comentário