Mais de três mil pessoas aplaudem o concerto de Natal no Parque Barigui

Cerca de três mil pessoas acompanharam, neste domingo (25/11), no Parque Barigui, a apresentação especial da Orquestra Filarmômica Unicesumar (OFUC), que tocou peças dos repertórios clássico, natalino e trilhas sonoras de filmes. No início da noite, a árvore de Natal de 23 metros instalada no parque foi acesa ao som de “Aleluia” de Georg Friedrich Händel. O espetáculo e a árvore gigante fazem parte da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital.

“Mais uma noite preparando o Natal em Curitiba.  A orquestra encantou os curitibanos nessa tarde amena de primavera. Foi uma alegria e uma festa. Venham para rua tanto quem é de Curitiba quanto quem não é para ver o Natal da cidade”, convocou o prefeito Rafael Greca.

O dia de sol levou muita gente ao parque e muitas pessoas aproveitaram para apreciar o espetáculo. “Estávamos passando e resolvemos parar e ver. É bem interessante a iniciativa, porque é uma forma de popularizar, de divulgar a cultura”, disse o engenheiro agrônomo Joseney Royer, que estava acompanhado a namorada, Ana Claudia Rodrigues.

A empresária Karina Macedo levou a filha Giovana, de dois anos e meio, para ouvir a orquestra. Elas deitaram na grama em cima de uma colcha para assistir os músicos. “Ela gostou muito. Nós procuramos incentivar o gosto pela arte e pela cultura e ela já reconhece muita coisa da orquestra. Ela dizia para mim “Mamãe escuta os instrumentos”, conta Karina.

A fisioterapeuta Vanessa Becker veio ao parque acompanhada do pai e da filha especialmente para o espetáculo. “Eu frequento o parque três vezes por semana e já sabia que teria a orquestra. É muito bonito”, disse.

Para o prefeito Rafael Greca, a iniciativa faz com que a população ocupe os espaços públicos da cidade. A prefeitura preparou uma série de eventos para o Natal desse ano, que deve ter mais de 70 atrações em Curitiba. Autos de natal, apresentações musicais, coros, feiras, paradas e presépios estão entre as principais atrações.A programação é patrocinada pela Prefeitura e por parcerias com empresas.

Mantida pelo Unicesumar, centro universitário fundado em Maringá e que hoje tem atuação nacional, a OFUC foi criada em 2003 e hoje executa um programa de concertos diversificado, constando obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais, trilhas sonoras, dentre outras. Atualmente tem 65 músicos.

Segunda-feira

A programação da temporada natalina de Curitiba continua, nesta segunda-feira (26/11) com uma apresentação especial vinda diretamente do Ceará. Com reconhecido valor local, nacional e internacional, a Banda do Piamarta, de Fortaleza, se apresenta, às 20h, na Paróquia Santo Antônio de Orleans, no Órleans (Rodovia do Café Km 4, no Órleans). O grupo é considerado referência no trabalho desenvolvido há mais de 45 anos com crianças e adolescentes situados na faixa de risco social em todo o estado nordestino. Na terça-feira (27/11), a banda volta a se apresentar, no mesmo horário, na Catedral de Curitiba.

Os eventos fazem parte da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital paranaense. Serão mais de 70 atrações por toda a cidade, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura, patrocinadores (Rede de Supermercados Condor, Caixa e Electrolux) e empresas privadas. A programação vai até o dia 23 de dezembro.

Toda a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhas pode ser conferida no site http://natal.curitiba.pr.gov.br/

 

TEXTO EXTRAÍDO DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE CURITIBA: http://www.curitiba.pr.gov.br/fotos/album-mais-de-3-mil-pessoas-foram-ver-o-concerto-de-natal-no-barigui/32760

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrosséis e roda-gigante voltam a ser montados para celebrar os 330 anos de Curitiba

Carrosséis e roda-gigante voltam a ser montados para celebrar os 330 anos de Curitiba

Três atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 estão voltando para as celebrações dos 330 anos de Curitiba este ano. São os carrosséis venezianos do Passeio Público e do Parque Tanguá e a roda-gigante da Praça Santos Andrade, no Centro. O brinquedo do Passeio Público começou a ser montado na quinta-feira (26/1) e o do Tanguá será na próxima semana. A roda-gigante está sendo montada nesta sexta-feira (27/1).

As atrações serão gratuitas. A Prefeitura está definindo um cronograma de funcionamento, que será divulgado em breve. A intenção é cobrir todos os dias da semana, com exceção das segundas-feiras, quando deverá ocorrer a manutenção dos equipamentos.

De acordo com o superintendente de Obras da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Jean Brasil, a previsão é de que os brinquedos funcionem por um período de quatro meses.

“Além de serem uma atração para o aniversário da cidade, os carrosséis e a roda gigante também poderão ser usados pelas crianças no período de férias escolares e também pelos turistas que visitam a nossa cidade”, explicou ele.

Como ocorreu na temporada natalina, os carrosséis venezianos irão receber crianças de até 12 anos. Adultos poderão acompanhar crianças de 0 a 2 anos. Já a roda-gigante irá receber crianças e adultos (a altura mínima será de 1 metro). Além disso, os brinquedos terão acessibilidade para o público com dificuldade de locomoção.

330 anos de Curitiba

O aniversário dos 330 anos de Curitiba será celebrado com uma ampla programação descentralizada e os eventos e entrega de obras farão parte dela. O aniversário será só no dia 29 de março, mas vários eventos estão agendados.

A programação de aniversário da capital já começou, este mês, com a 40ª Oficina de Música de Curitiba. Além dos cursos voltados para artistas e professores, BNegão, Vanessa da Mata e Gilsons são alguns dos destaques do line up de shows da 40ª edição do evento da Prefeitura de Curitiba.

Já em março ocorre o Smart City Expo Curitiba 2023, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. Serão três dias, 22, 23 e 24 de março, do congresso e feira organizados pelo hub de negócios e soluções iCities e com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Secretaria Municipal de Administração, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Gestão de Pessoal e TI (Smap) e do Vale do Pinhão.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Campanha da Prefeitura de Curitiba alerta sobre o assédio sexual no carnaval

Campanha de Direitos Humanos alerta sobre o assédio sexual no Carnaval.

Brincar o carnaval faz parte da tradição brasileira e para conscientizar os foliões, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) e Políticas para as Mulheres, começa, neste domingo (29/1), a implementar diversas ações para evitar a importunação sexual durante os dias de carnaval.

Domingo, a partir das 15hs, na Praça Santos Dumont, no encontro entre as Ruas Saldanha Marinho, Ébano Pereira e Cruz Machado, a assessoria irá fazer a distribuição de leques com orientações com o tema” Respeite o meu espaço – importunação sexual é crime” na concentração e no trajeto do Bloco Garibaldis e Sacis.

Conscientização

A assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura, Elenice Malzoni, alerta que todos devem ter cuidado e atenção nas festas de carnaval.

“Desejamos brincar alegremente o carnaval, sem sofrer nenhum tipo de importunação sexual. Desrespeito não pode ser entendido como mera brincadeira”, salienta Elenice.

Crime e consequência

A Lei 13.718/2018 trata do crime de importunação sexual, que é a prática de ato libidinoso contra alguém sem o consentimento dessa pessoa, com o objetivo de satisfazer o próprio desejo ou o de terceiros, ou seja, tocar o corpo de outra pessoa, sem o consentimento dela, para obter prazer sexual. A pena é de reclusão de 1 a 5 anos.

O que caracteriza o crime

Os principais exemplos do crime de importunação sexual são beijo roubado, puxão pelo braço, agarrar pela cintura, passadas de mão no corpo, tocar o órgão sexual, lambidas, mordidas, ejaculações, entre outros.

As denúncias podem ser feitas pelo número 153 da Guarda Municipal. Em caso de flagrante, os envolvidos serão encaminhados para a Casa da Mulher Brasileira para realizar o boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com