Luzes do Brasil: espetáculo de Natal gratuito do Instituto Incanto acontecerá na Praça do Athletico, em Curitiba (PR)

No dia 07 de dezembro, a partir das 19h, o Instituto Incanto, junto com o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial da Cultura, irá realizar o espetáculo musical de Natal Luzes do Brasil. A apresentação única, patrocinada por Cimentos Itambé, Schattdecor e Merco Soluções em Saúde, será na Praça Afonso Botelho (Praça do Athletico) e a entrada é franca. Toda a produção e o elenco da peça são compostos por crianças e adolescentes, profissionais e voluntários da ONG e têm a participação do coral InCanto, que é resultado das oficinas de canto e música da instituição.

A história da peça começa quando a matriarca de uma família acaba falecendo e os netos ficam com a missão de fazer um Natal tão animado quanto o que a avó fazia. Apesar de estarem tristes, o chimarrão da nora gaúcha, o violão do vizinho cuiabano, os passarinhos das velinhas cariocas e a soma de tanto afeto fazem com que a data seja um grande espetáculo e tenha a junção de diversas culturas em apenas uma noite, da mesma forma que acontece nas famílias brasileiras. 

“Levar nossos atendidos para fazerem uma apresentação aberta ao público já é incrível. Mas, quando a apresentação é de Natal, toda a magia que tentamos levar para eles, realmente é concretizada. O espetáculo está lindo, a história é emocionante e nossos pequenos, crianças e adolescentes vindos da favela, vão mostrar que são verdadeiros artistas.”, destaca Camila Casagrande, presidente do Instituto Incanto. 

Cultura será explorada durante todo o espetáculo

Durante a apresentação, que contará com performances teatrais, com a participação de artistas de teatro, dança e circo, haverá uma banda e live painting, pintura ao vivo. Essa forma de arte é performática e a artista Júlia Zanella fará uma peça de arte visual diante dos olhos do público. 

Segundo a organização, o objetivo é apresentar a pluralidade artística e cultural brasileira e fazer com que o público sinta-se parte da apresentação e se veja representado. Promover a ocupação do espaço público, incentivar e valorizar a cultura local de Curitiba (PR) e Região Metropolitana e apoiar a manutenção das atividades artísticas da ONG também são pontos que serão aprofundados. 

“A família Silva tenta organizar uma festa de Natal, a primeira depois de perder a avó, Dona Cila. Como celebrar a vida e o encontro em meio ao sentimento de luto e saudade? A família Silva vai precisar de muuuita ajuda para deixar tudo perfeito. É preciso adaptar algumas tradições e convencer um por um à retomar com a tão aguardada Festa Natalina. Luzes do Brasil é uma história recheada de música, comida e muito humor.”, explica Gabi Oliveira, produtora do espetáculo. 

O espetáculo será na Concha Acústica da praça e a expectativa é que mais de mil pessoas acompanhem a apresentação das arquibancadas. O gramado e as laterais do espaço também estarão liberados para o público. A praça fica localizada em uma região de fácil acesso a diversas linhas de ônibus que conectam vários pontos de Curitiba e região.

Serviço:

Espetáculo “Luzes do Brasil”

Data: 07/12/2022

Horário: 19:30h

Entrada gratuita, sem a necessidade de ingresso ou reserva.

Endereço: Concha Acústica da Praça do Athletico – Praça Afonso Botelho. Rua Engenheiros Rebouças, 3020 – Água Verde, Curitiba – PR, 80250-040

Realização: Instituto Incanto, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. 

Patrocínio: Cimentos Itambé, Schattdecor e Merco Soluções em Saúde. 

Sobre o Instituto Incanto

Desde 2017, o Instituto Incanto impactou a vida de mais de 510 crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social, por meio da arte e da cultura com ferramentas de humanização e desenvolvimento, com aulas de dança, teatro, música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia. Antes, em 2008, o Instituto já nascia por meio do Grupo de Dança Senses, do qual a fundadora do Incanto, Camila Casagrande, era coreógrafa. Muitos dos alunos deste grupo se tornaram multiplicadores e hoje são voluntários do Instituto. Com a participação dos voluntários, o Instituto Incanto gerencia voluntários professores para executarem as aulas regulares no Centro Cultural e também em outras organizações e associações parceiras em Curitiba e Região Metropolitana. O Incanto foi a primeira iniciativa paranaense a ser acelerada pela Rede Gerando Falcões e conta com o apoio de empresas como Grupo Boticário, Fundação Behring, RH Nossa e Grupo Barigui. Além disso, o Instituto possui diversos projetos que estão em vias de captação de recursos pela Lei Rouanet e necessita permanentemente de doações. Mais informações, acesse www.institutoincanto.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exposição celebra a lineart de artista curitibano no Nex

A força da simplicidade nas linhas desenhadas sobre o canvas cria espetáculos visuais na nova exposição artística de Manoel Felipe Doria. A mostra “infinito a infinito” reúne obras do artista, arquiteto e ilustrador, focadas na técnica lineart, e ganharão as paredes do Nex – Casa de Pedra a partir de 26 de janeiro (quinta-feira). Nesta data, acontece o coquetel de lançamento, a partir das 19h30, com bate-papo com o artista. A exposição ficará aberta até 26 de abril.

Graduado em Arquitetura e Urbanismo e sócio do escritório Doria+Arquitetos, Manoel Felipe Doria carrega sua expressão artística tanto na vida profissional como na pessoal, que permitem o uso de seus desenhos em interesses diversos. Com a lineart, técnica focada no uso de linhas, encontrou uma forma de trabalhar as camadas simbólicas da sua percepção sobre a linearidade da vida por meio do traçado ágil e intuitivo, uma expressão que define sua particularidade. Como artista já desenvolveu outros trabalhos variados, que vão do EP musical, “Olhos Nus” (2015) e o material ilustrativo da Bienal Internacional do Cairo (2018) até produções encomendadas para galerias particulares, como o caso da obra “O Mural” (2022).

Em “infinito a infinito”, Doria explora a ideia do movimento que direciona uma narrativa através do espaço ocupado por linhas. “É surpreendente a possibilidade de representar tudo o que é complexo através de uma simples linha”, conta. A técnica aplicada pelo artista pretende revelar sua expressão mais íntima concentrada no essencial.

O título da exposição reflete a característica dessa tipologia de traçado: “linhas paralelas possuem muito em comum, mesmo que jamais se cruzem. Por outro lado, qualquer outro par de linhas retas se encontram somente uma vez e depois se afastam no infinito”, reflete o artista sobre a visão de seus trabalhos. As obras carregam a magnitude da linha, seus movimentos e suas infinitas possibilidades de uso. A curadoria é de Monica Hirano e a produção de Altieres Fim Biela.

A exposição “infinito a infinito”, de Manoel Felipe Doria, será inaugurada no dia 26 de janeiro (quinta-feira), a partir das 19h30, com coquetel e bate-papo com o artista. O Nex – Casa de Pedra fica na Alameda Presidente Taunay (nº 130), no bairro Batel. A exposição pode ser visitada até 26 de abril. Mais informações no perfil oficial do Nex no Instagram (@nexcoworking).

Outono disponibiliza single inédito “Brighter Than The Sun”

A banda OUTONO lançou na primeira sexta-feira 13 deste ano o seu segundo single, “Brighter Than The Sun”, uma peça que confirma sua identidade musical com versos densos e aspectos sonoros surpreendentes. A canção está disponível em todas as principais plataformas de streaming.

Confira o single “Brighter than the Sun”: https://open.spotify.com/track/0sYm0gx6rXwQvBDlZtvGJg

A letra de “Brighter Than The Sun” cria um cenário fantástico ao colocar como protagonistas o primeiro casal do mundo, surgidos do barro, Adão e Eva, como fossem vampiros imortais, que até hoje acompanham as coisas que aconteceram na terra nesta jornada pela eternidade. Segundo o vocalista e baixista Guto Diaz, autor da narrativa,  a letra é “como se fosse a jornada deste casal, que assume diversas identidades”. Em parte da letra, cito que ela é Madalena e ele, o Cristo crucificado. Outra hora, ela é a condessa Bathory, se banhando no sangue dele mesmo. Eles têm este pacto de sangue que os une desde o início dos tempos”.

A OUTONO, que porta consigo um espectro musical bastante rico, é formada, além de Guto Diaz, por Fabiano Cavassin (guitarra) e Wlad Zechner (bateria). Estreando em 2022 com o single “Shades Before Dawn”, o grupo surgiu no cenário como a continuação do trabalho anteriormente desenvolvido pelo The Secret Society, com o álbum Rites of Fire e shows memoráveis – no Brasil e América Latina – ao lado de grandes nomes do rock e do metal mundial, como Dee Snider, Europe, The Sisters of Mercy, Deathstars e Uli Jon Roth, entre outros.

Apostando em climas tétricos e arranjos minimalistas, o OUTONO leva a obra criada por Guto e Fabiano para novos e ramificados caminhos musicais. O primeiro single, “Shades Before Dawn”, foi a declaração de um novo começo e “Brighter Than The Sun”,  a ratificação que o OUTONO é um nome que veio para ficar. Siga o grupo nas redes sociais para acompanhar todas as atividades @outono_band.

Fotos: Dani Duraes

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com