Literatura Argentina: Conheça as mulheres que estão jogando muito na seleção de literatura argentina

A Argentina ganhou os holofotes mundiais após vencer a Copa do Mundo 2022. Mas não é só no futebol que nossos vizinhos de língua espanhola fazem sucesso. A presença marcante das mulheres na literatura argentina contemporânea, tanto no seu país de origem quanto em grandes centros culturais, como São Paulo, Berlim, Nova York e Paris, também é motivo de muito orgulho para toda a América Latina.

Com capas variadas e títulos traduzidos, os nomes de Mariana Enríquez, Samanta Schweblin, Camila Sosa Villada, Carla Maliandi e Ariana Harwicz nunca faltam nas mesas e nos displays de destaque. “O fenômeno deve-se a vários fatores, como o Programa SUR e o movimento global Mulheres Traduzem Mulheres, que fazem com que obras de escritoras contemporâneas conquistem o mercado internacional e sejam frequentemente selecionadas para prêmios literários”, explica Fernanda Ávila, sócia fundadora da Amora Livros, clube de assinatura de livros escritos exclusivamente por mulheres.

O Programa SUR, do departamento de assuntos culturais do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, junto com instituições como a Biblioteca Nacional, em Buenos Aires, outorgam anualmente subvenções para editoras estrangeiras que queiram traduzir livros argentinos. Desde o início do programa, em 2009, foram traduzidas mais de 1533 obras de 465 escritoras e escritores argentinos. “Agosto”, de Paula Romina e “Sete Casas Vazías”, de Samantha Schweblin são traduções recentes em português. Em 2021, das 86 subvenções, onze foram para traduções em português, cinco de escritoras, entre ficção e não-ficção.

“Ter um livro traduzido e presente no mercado de língua inglesa, por exemplo, faz com que ele seja lido não apenas no Reino Unido e nos EUA, mas também no Canadá, Austrália, África do Sul, Índia e Oriente Médio”, aponta. “Livros em francês são exportados em grande número para países africanos francófonos e para as inúmeras bibliotecas da Aliança Francesa espalhadas pelo mundo. Ainda há traduções para o lituano, árabe, croata e iorubá. Ou seja, o poder de disseminação da literatura argentina feita por escritoras vai além dos grandes mercados. Assim como o cinema argentino, a literatura é usada como ferramenta diplomática e comercial”, diz.

O sucesso das escritoras argentinas contemporâneas não está unicamente circunscrito às traduções – elas fazem sucesso também em espanhol. O prêmio literário Sor Juan Inés de la Cruz, para escritoras em espanhol, que em 2022 chegou à 30ª edição, selecionou escritoras argentinas oito vezes, a maior aglomeração nacional na frente das mexicanas, com seis prêmios, e das chilenas e espanholas, com 4 de cada país. O prêmio é revelado anualmente na Feira do Livro de Guadalajara, no México.

Para saber mais sobre escritoras mulheres de literatura contemporânea no Brasil e no mundo, conheça o trabalho da Amora Livros no Instagram (@amoralivros_brasil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shopping São José promove sessão especial para crianças autistas e PCD no parque temático do Luccas Neto

Neste sábado, dia 28 de janeiro, o Shopping São José vai promover uma ação bem especial para autistas e PCDs dos 03 aos 12 anos. O empreendimento vai reservar um tempo exclusivo para as crianças com necessidades especiais dentro do “Férias com Luccas Neto”, um circuito em formato de gincana, com atividades e brincadeiras inspiradas nas aventuras do youtuber amado pela criançada.

Baseado nas histórias e visuais do desenho animado de Luccas Neto, o espaço temático, que conta com monitoria, inclui escorregador gigante com piscina de bolinhas, acerte ao alvo com estilingue gigante, cantinho da pintura e cabine de leitura do mundo das boias coloridas. Durante a sessão exclusiva as crianças poderão acessar o circuito acompanhadas de seus pais ou responsáveis. “O objetivo é tornar a experiência mais agradável e divertida para as crianças e suas famílias”, afirma Talita Dallmann Sabino, Gerente de Marketing do Shopping São José.

As atividades serão realizadas em dois horários: 10h e 17h30. Cada sessão terá um limite máximo de 10 crianças. “As crianças com TEA ou com deficiência sempre são recebidas e podem visitar o parque em todos os horários regulares, mas queríamos muito poder oferecer também esse momento só para eles, para que todos consigam brincar e aproveitar com tranquilidade.”, acrescenta Talita. O circuito dura 20 minutos e os ingressos custam R$ 6 por criança.

Para acessar o espaço no horário reservado é necessário apresentar um atestado comprovando o autismo. O Shopping São José fica na Rua Dona Izabel A Redentora (n° 1434), no Centro de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. As lojas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Já a praça de alimentação e as opções de lazer funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. Mais informações no site www.shoppingsaojose.com.br ou no perfil oficial do empreendimento no Instagram (@shopsaojose).

Vem aí o tradicional bailinho de Carnaval do Shopping Estação

As crianças já estão com o Carnaval garantido! Para quem vai passar a data em Curitiba, o Shopping Estação acaba de confirmar o seu tradicional bailinho com uma programação agitada para toda a família. Agora é só anotar a data, sábado, dia 11 de fevereiro e preparar a fantasia. 

O evento acontece das 14h às 18h, e começa com a distribuição dos kits com serpentina e confete; das 14h30 às 15h30 tem show com a banda Garibaldinhos e Sacis, o bloco mais animado de Curitiba toca as principais músicas e marchinhas carnavalescas. Das 15h30 às 16h30 tem desfile de fantasias e brincadeiras; e para fechar a tarde, a banda retorna ao palco com muita animação para fazer o pessoal dançar e curtir ao máximo o sábado. 

Para garantir os kits (limitados) é preciso fazer a inscrição gratuita no link  https://www.sympla.com.br/bailinho-de-carnaval-do-estacao__1851965. Mesmo se esgotados os kits, todos serão muito bem-vindos, a entrada é gratuita e aberta ao público.  O evento será montado no piso L1. 

Serviço
Bailinho de Carnaval do Shopping Estação
Programação:
14h às 14h30 – Distribuição de Kits e aquecimento para o Bailinho;
14h30 às 15h30 – Palco: Banda Garibaldinhos e Sacis;
15h30 às 16h30 – Desfile de fantasias e brincadeiras;
16h30 às 17h30 – Palco: Banda Garibaldinhos e Sacis;
17h30 às 18h – Encerramento com som mecânico;
Entrada gratuita.
Mais informações no site www.shoppingestacao.com.br/blog/bailinho 

Sobre o Shopping Estação
O Shopping Estação é ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade, com um mix de lojas e serviços completo, além de reunir parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 25 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças
Curitiba (PR)
(41) 3094-5300
https://www.instagram.com/shopping_estacao/
 www.shoppingestacao.com.br

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com