O projeto Lazer no Parque, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), vai chegar ao Parque Municipal dos Tropeiros, na Cidade Industrial de Curitiba, a partir do dia 20 de agosto. O espaço passa a integrar o circuito no lugar do Passeio Público.
Todos os domingos sete parques de Curitiba se transformam num palco de diversão e alegria, através da oferta de jogos e brincadeiras gratuitas. São atividades para toda a família nos parques Barigui, Náutico, Atuba, Lago Azul, Yberê e Tropeiros e na Praça Afonso Botelho.
As pessoas podem participar de jogos gigantes, tênis de mesa, cama elástica, além de festivais esportivos e desafios.
Zelo pela qualidade de vida
O programa foi criado para dar mais qualidade de vida e zelar pela diversão dos curitibanos. É um incentivo para que as famílias usem as áreas verdes da cidade para se divertir, descansar e recompor as energias para enfrentar o dia a dia.
“Curitiba tem 48 parques com espaços de lazer, diversão e convivência das famílias gratuitos o que dá a medida do zelo que a cidade tem pela qualidade de vida da população”, disse o prefeito Rafael Greca.
Atividades durante todo o ano
O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr., explicou que a ideia de criar o Lazer no Parque surgiu da necessidade de disponibilizar atividades para o público o ano inteiro.
“Nós tínhamos o Verão Curitiba, que como o nome diz, vigora apenas durante a estação quente. E ao mesmo tempo era uma época em que a pandemia estava no final e havia uma necessidade de ofertar espaços ao ar livre para as pessoas”, explicou Pijak.
O sucesso da ideia foi imediato. Atualmente cerca de 7 mil pessoas participam por domingo das atividades nos parques, de acordo com a avaliação de frequência da Smelj.
Os frequentadores têm à disposição xadrez gigante com lona, circuito de habilidades com bicicletas, jogos de tabuleiro, kit pinturinha, mesa de tênis de mesa, kits esportivos, pares de pernas-de-pau, Lego, pares esqui de grama, cama elástica, frisbee, bumerangue, bets, frescobol, bola e outros.
Para todas as idades
O espaço é democrático. No Parque Náutico, é dividido por pessoas de todas as idades e nacionalidades. É o caso da venezuelana Marileide Gomez, que trouxe os compatriotas Gregori Willealwa e Ana Sanchez para curtir a natureza. “Estou há seis meses no Brasil. Moro no Hauer e gosto muito de vir aqui curtir a natureza, ver as pessoas. É um ambiente muito agradável”, disse Marileide.
Perto dali Rafael Stenpim brincava com a menina Alessandra Santos, 9 anos, filha de amigos que também curtiam o Náutico. “É um programa muito legal para a diversão das crianças”, elogiou, enquanto ensinava Alessandra a andar de perna de pau.
Atividades ao ar livre
Por ali estava também Caio Pereira, morador há 30 anos no Boqueirão, que trouxe as filhas Júlia, 11 anos, e Alice, 3, para brincar no Parque Náutico. “Sempre que eu posso eu trago as meninas aqui. Eu prefiro que elas se envolvam com atividades ao ar livre, então este projeto é ideal”, disse, enquanto ensina as crianças como se joga Ludo.
A moradora do Sítio Cercado, Alessandra Gonçalves de Souza, trouxe o filho Arthur, de 8 anos, para passar o domingo no Parque Náutico. “A gente costuma vir de vez em quando. As brincadeiras são muito legais. Este parque é muito bom”, disse a mãe.
Amigos e familiares
O Lazer no Parque costuma conquistar o usuário pela experimentação. E geralmente quem gosta costuma recomendar para o círculo de amigos e familiares.
“Uma coisa gratificante desse projeto, que costuma acontecer, é quando a pessoa participa pela primeira vez e gosta e aí vem perguntar quando haverá atividade novamente. E a resposta que damos é isso: acontece todos os domingos. Então a pessoa volta e geralmente traz familiares e amigos para conhecer”, explicou diretor de Lazer da Smelj, Jean Emmanuel Kulcheski.
Inovação
Para manter o interesse das pessoas em participar, o Lazer no Parque está sempre inovando. “São idealizadas brincadeiras de desafios, muitas delas sugeridas pelos próprios participantes”, citou Alessandra Weiss, coordenadora do programa.
No próximo domingo, quando se comemora o Dia dos Pais, por exemplo, haverá desafios de mini futebol de pais e filhos.
“O interessante deste programa é que os frequentadores não são um público de passagem. Eles vêm para participar das atividades porque o objetivo é o de oferecer lazer e diversão para a comunidade que não têm acesso tão fácil a esses benefícios”, justificou Alessandra Weiss.
Deixe um comentário