Arquivos

Laboratório paranaense de desenvolvimento de roteiro abre inscrições

Núcleo de Projetos Audiovisuais (NPA) reúne os principais roteiristas, diretores e produtores do estado, com encontros no Cine Passeio

Oficina de roteiro Divulgação.JPG

O Núcleo de Projetos Audiovisuais (NPA) é o primeiro laboratório paranaense de desenvolvimento de roteiro, criado em 2012, e este ano retorna com novidades. Ao longo de sete edições foram desenvolvidos mais de 180 roteiros audiovisuais, que levaram o talento paranaense para todo o país. Um dos exemplos dessa trajetória é o longa “Deserto Particular”, de Aly Muritiba e Henrique dos Santos, que nasceu no NPA em 2015 e tornou-se a aposta brasileira para o Oscar em 2022.

Agora, em 2025, o NPA abre as inscrições no dia 22 de abril pelo site https://tambormultiartes.com/. As inscrições encerram no dia 20 de maio, com a divulgação dos pré-selecionados em 28 de maio, seguido de entrevista dos selecionados no formato presencial (no Cine Passeio) no dia 31 de maio. O resultado final sai no dia 3 de junho.

Para Marcelo Munhoz, coordenador geral do projeto, o NPA vem para reafirmar as etapas de desenvolvimento de projetos. “A concepção do projeto de um filme deve ser sempre valorizada. A força das histórias, com quem elas dialogam, entre outros pontos importantes, são cruciais para a relevância de um filme. Todas as ações do NPA são no sentido de promover e cultivar o espaço de criação dos roteiristas”, afirma.

Além dos núcleos de desenvolvimento de roteiro de curtas, longas e séries, no dia 5 de maio acontece a abertura das inscrições para uma Masterclass com Camila Agustini, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio no Cine Passeio. Camila é roteirista e consultora formada pela EICTV (Cuba) com passagem pela Concordia University (Canadá). Participou também do Talent Campus no Festival de Guadalajara e no Bafici, do Docs Accelerator no HotDocs, do Taller para Dirección de Actores Naturales do Abbas Kiarostami e do Taller Andino do Ibermedia.

Atividades

O NPA reúne em suas atividades roteiristas, diretores e produtores do estado, seguindo a tendência mundial de laboratórios de desenvolvimento de roteiros audiovisuais. O projeto também se configura como um espaço de troca entre os realizadores locais e as principais produtoras e exibidoras no país, como a Amazon Studios, o Canal Brasil, a O2 Play, a Pandora Filmes e entre outras.

O projeto todo envolve três Masterclasses, presenciais e abertas à comunidade; três Núcleos de Desenvolvimento de curtas, longas-metragens e séries; uma Sala de Roteiro com encontros online; e ainda um Mostra Final, na qual os participantes apresentarão seus projetos desenvolvidos a produtores e distribuidoras, abrindo espaço para parcerias e coproduções. O Núcleo de Curtas é uma contrapartida social.

Contrapartida social

O Núcleo de Curtas será realizado na Comunidade 29 de Março, na Cidade Industrial de Curitiba, que recentemente passou por um incêndio criminoso que afetou mais de 1300 famílias moradoras da área.  Neste local, este projeto de roteiros de curtas-metragens está alinhado com diversos outros projetos de responsabilidade social e cultural desenvolvidos pela Tambor Multiartes. “A inclusão de comunidades periféricas em ações concretas e que visem o desenvolvimento de protagonismos nesses lugares faz parte da agenda para um desenvolvimento sustentável”, completa Marcelo Munhoz.  Este projeto é realizado com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/PROFICE – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná, com apoio da Copel.

Sobre as inscrições

Para participar, é preciso ter idade mínima de 18 anos, preencher corretamente a ficha de inscrição disponível no site https://tambormultiartes.com/npa-2021-lancamento-e-inscricao-de-projeto. Também é necessário ter, no mínimo, uma ideia inicial de projeto audiovisual a ser desenvolvido durante o período do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba; disponibilidade para frequentar os encontros e oficinas nos dias e horários pré-estabelecidos e informados no edital; estar ciente de que cada participante poderá desenvolver apenas 01 (um) projeto durante o período do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba e ter acesso à internet para acompanhamento dos encontros, caso sejam online.

Somente será permitida a participação de projetos escritos por mais de um(a) autor(a). Neste caso, a inscrição deve ser realizada por um(a) dos(as) autores(as), e a coautoria deve ser informada nos campos de preenchimento. Também é permitido que um autor(a) inscreva mais de um projeto para as 02 (duas) categorias do Núcleo de Projetos Audiovisuais – Edição 2025 (sendo longas-metragens e séries, uma vez que o Núcleo de Curtas é destinado para moradores da Comunidade Dona Cida 29 de Março), mas apenas um projeto será selecionado.

Sob nenhuma hipótese os projetos poderão ser substituídos por outros após a inscrição ou durante as atividades do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – Edição 2025 e serão desconsideradas as inscrições incompletas ou destoantes do conteúdo proposto.

Serão desclassificados quaisquer projetos que utilizarem textos e obras de outros autores(as) sem devida referência ou autorização dos(as) mesmos(as). Irão passar por desclassificação participantes que desrespeitem questões de gênero, sexualidade, religião ou cor de pele, seja no projeto, nos encontros ou em comunicações de qualquer tipo. Por fim, só terão acesso à certificação os participantes selecionados que obtiverem 100% de presença nos encontros do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – Edição 2025.