Neste sábado, dia 02 de julho, a área externa do Jockey Eventos, em Curitiba (PR), vai se transformar em um grande templo de celebração à boa música. Com oito horas de programação gratuita, o Blues Jazz Brasil Festival, sucessor do Festival BB Seguros de Blues e Jazz, vai reunir atrações nacionais e internacionais de peso em uma estrutura exclusiva com opções gastronômicas, ações de sustentabilidade e atividades para o público infantil. Entre os grandes destaques do evento estão os brasileiros Renato Borghetti, Hélio Brandão Sexteto e Yamandu Costa, a banda argentina Escalandrum e estrela norte-americana Tia Caroll.
Em sua sétima edição na capital paranaense, o festival trará o melhor do jazz e do blues, reforçando a sua marca registrada: qualidade artística e diversidade. De cara, vale destacar a participação do gaúcho Renato Borghetti, figura frequente em grandes festivais no Brasil e no mundo. O artista sabe mesclar como poucos o som brasileiro e o swing latino com muita personalidade e criatividade. Outra grande atração será Yamandu Costa, artista nacional com fama mundial, que desembarca em Curitiba para mostrar uma incrível fusão dos ritmos de sua terra natal acoplados a jazz, choro, bossa nova e o que mais pintar. Ele se apresentará com o bandolinista paulistano Fábio Perón e o baixista baiano Filipe Moreno, ambos nomes que vem se destacando na nova geração da música brasileira.
Quem também se apresenta no palco do festival é o Hélio Brandão Sexteto, comandado pelo experiente músico curitibano Hélio Brandão. Conhecido internacionalmente como compositor, saxofonista e contrabaixista, ele integrou a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Paraná e atuou com nomes do porte de Milton Nascimento e Hermeto Pascoal. Para os fãs de grandes vozes femininas, a pedida será conferir a performance da excelente cantora norte-americana Tia Caroll, uma fiel seguidora da soul music e do blues que se apresentará acompanhada por um dos principais grupos de Blues no Brasil atualmente: o Igor Prado & Just Groove, liderado pelo cantor, compositor e guitarrista brasileiro Igor Prado, vencedor de diversos prêmios internacionais e que consegue a façanha de ser extremamente elogiado e popular como bluesman na pátria do blues, os EUA.
O jazz de raiz tamém estará presente com o grupo brasileiro Orleans Street Jazz Band, figura constante em grandes festivais no Brasil e que agita o público com performances pra cima e inspiradas das street bands de Nova Orleans. Neto do mitológico Astor Piazzolla (1921-1992), o baterista argentino Daniel “Pipi” Piazzolla lidera o grupo Escalandrum, que desde 1999 investe em uma inventiva fusão do tango com o jazz que já rendeu mais de 10 álbuns e shows em cerca de 40 países da Europa e América. O Bando Rock & Blues, grupo mineiro de blues que faz parte da trajetória do Festival desde a primeira edição, fará um show afiadíssimo com clássicos do blues, com um repertório daqueles que levantam o público e fazem história. Integra ainda a programação a cantora e compositora mineira Isabela Morais, que se apresentará em um show exclusivo (intitulado Due Fole) com João Marcos Veiga, em um duo emocionante de hits das divas do blues e jazz ao som de um dos instrumentos mais tradicionais do Brasil, a sanfona.
Música e muito mais
Além da programação musical de peso, o evento vai contar ainda com atividades especialmente programadas para as crianças, entre elas oficina de desenho e colagem, oficina de malabares, pintura artística facial e escultura de balão. Para completar, o Blues Jazz Brasil Festival terá um grande espaço gastronômico, com opções de preparos para todos os gostos e bolsos, além de opções de chopes artesanais e drinks.
O Blues Jazz Brasil Festival será realizado neste sábado, dia 02 de julho, das 11h às 19h, na área externa do Jockey Eventos (Rua Dino Bertoldi, nº 740 – Tarumã), no bairro Tarumã. A entrada é gratuita. Mais informações no perfil oficial do evento no Instagram (@bluesjazzbrasil).
Deixe um comentário