Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, morre aos 84 anos

O ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner morreu aos 84 anos na manhã quinta-feira (27).

Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, após apresentar um quadro de febre.

Lerner vinha fazendo hemodiálise e foi hospitalizado, de acordo com o ex-chefe de gabinete do político, Gerson Guelmann.

O velório será na capela do Cemitério Israelita do Água Verde, em Curitiba. O sepultamento está previsto para 15h desta quinta-feira no Cemitério Israelita do Santa Cândida.

Lerner recentemente chegou a ser diagnosticado com Covid-19 em março, mas se recuperou. Ele tomou as duas doses de vacina contra a doença.

Biografia

Jaimer Lerner foi arquiteto e urbanista, prefeito de Curitiba durante três gestões e governador do Paraná duas vezes, entre os anos de 1995 e 2003.

Ele é lembrado pela inovação que trouxe para Curitiba, entre elas está a Rua das Flores, que se transformou em calçadão. Além disso, implantou as canaletas exclusivas para ônibus e pontos turísticos como a Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame, Jardim Botânico e a Universidade Livre do Meio Ambiente.

Lerner formou-se em arquitetura em 1964 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desde a criação, em 1965.

Em 2002, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA). Ele também foi fundador do Instituto Jaime Lerner, entidade sem fins lucrativos.

Durante a vida, o político casou-se com Fani Lerner e teve duas filhas: Andrea e Ilana. A esposa morreu em maio de 2009, aos 63 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.