Arquivos

Integração de câmeras particulares marca nova fase do projeto Muralha Digital


A Muralha Digital, sistema de monitoramento por câmeras de São José dos Pinhais, acaba de entrar em sua terceira fase de desenvolvimento. A novidade permite que cidadãos e empresários integrem suas câmeras de segurança particulares à rede da Guarda Municipal, ampliando significativamente a cobertura e a capacidade de resposta às ocorrências em tempo real.

Com a adesão voluntária, as imagens captadas pelos equipamentos instalados em residências e comércios poderão ser visualizadas diretamente pela central de monitoramento da prefeitura, auxiliando na identificação de delitos e fortalecendo a segurança nos bairros.

Para participar, basta acessar o link clicando aqui e preencher o pré-cadastro. A expectativa é incorporar, nesta nova etapa, cerca de 500 câmeras cidadãs ao sistema.

O diretor do Departamento de Tecnologia e Monitoramento da Guarda Municipal, Andreo Mencato, explicou que as câmeras a serem integradas são as que estiverem voltadas para a rua. “As câmeras internas de comércios e imóveis não serão integradas à muralha para, obviamente, preservar a privacidade dos cidadãos. O objetivo é integrar imagens que ajudem no monitoramento dos bairros, ruas e vias”, disse.

Desde sua implantação, em agosto de 2023, a Muralha Digital tem se consolidado como uma ferramenta estratégica no combate ao crime e na promoção da segurança em São José dos Pinhais. Equipado com câmeras modernas, o sistema identifica situações como furtos e roubos, além de contribuir para a preservação ambiental, ao flagrar também descartes irregulares de lixo e até abandono e maus tratos a animais.

O sistema de monitoramento possui, atualmente, 1050 câmeras espalhadas por pontos estratégicos da cidade. Desse total de equipamentos, mais de 660 estão instalados em unidades de ensino. 

“Uma das iniciativas que mais me orgulha na nossa gestão é a Muralha Digital. Temos câmeras instaladas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, com o objetivo de garantir a segurança dos nossos estudantes e das nossas crianças, além de trazer mais tranquilidade para as famílias. Nosso município é extenso territorialmente, e por isso estamos trabalhando para ampliar ainda mais essa rede de proteção. E sabemos que, com a participação da sociedade civil, vamos conseguir expandir essa cobertura de forma ainda mais eficiente. Juntos, poder público e população, conseguimos construir uma cidade mais segura para todos.” disse a Prefeita Nina Singer.

O post Integração de câmeras particulares marca nova fase do projeto Muralha Digital apareceu primeiro em Prefeitura de São José dos Pinhais.



Confira a matéria completa no site Prefeitura de São José dos Pinhais