Hélio Brandão grava álbum ao vivo ao lado de André Mehmari Trio

Desde final de outubro, o multi-instrumentista e compositor curitibano Hélio Brandão, personagem central da música instrumental paranaense, anuncia em suas redes sociais a chegada de um novo trabalho. Ao lado de André Mehmari (piano), Neymar Dias (contrabaixo) e Sérgio Reze (bateria), Hélio Brandão grava seu sétimo disco – primeiro gravado ao vivo -, no palco do Teatro Guairinha dias 8 e 9 de dezembro às 20h30.

Choro, frevo, baião e toada são algumas das matizes rítmicas exploradas no repertório, inteiramente escrito por André Mehmari para o encontro, com exceção da obra “Roda Gigante” de Hélio, dedicada ao músico Mário Senise. A fusão de gêneros musicais brasileiros com a música de improviso é um dos pontos em comum entre Hélio Brandão e André Mehmari, ambos com trânsito livre entre o jazz, a MPB e a música de concerto. “O projeto prima por uma lírica genuína brasileira e um resgate de matrizes culturais muito poderosas, ancestrais, que nos explicam e nos justificam” comenta André Mehmari.

Aos 64 anos, 50 de carreira ininterrupta, Hélio Brandão se consagra como um dos mais importantes músicos de Curitiba. Seja pela atuação junto à Camerata Antiqua de Curitiba, fundada no quintal da residência da sua família no bairro das Mercês, na direção dos primeiros anos da Oficina de Música de Curitiba ou pelos trabalhos com seu sexteto, Hélio Brandão é nome presente na história da música da cidade. Em 2022, sua atuação foi celebrada em diversos festivais de jazz, como o Blues Jazz Festival (julho/2022) e o Antonina Blues Jazz Festival (junho/2022), além da participação como solista da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba (concerto em homenagem a Airto Moreira e Flora Purim) e a retomada das noites de jazz no Wonka Bar, ponto de encontro de músicos nacionais e internacionais na capital.

Realizado através da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, o projeto “Hélio Brandão convida André Mehmari” contempla também atividades pedagógicas junto à Escola de Música e Belas Artes (UNESPAR) e abre espaço ao trabalho artístico realizado pelo músico e professor Luiz Amorim, que criou um conjunto vocal – o Grupo vocal Inclusivo -, no Instituto de Cegos de Curitiba.

Confira a programação completa das atividades:

– Dia 6 de dezembro às 20h30

Masterclass “Novos Caminhos da Música Brasileira” com Hélio Brandão, André Mehmari, Neymar Dias e Sérgio Reze

Auditório Mário Schoemberger/ EMBAP (Unespar)

Rua Barão do Rio Branco, 370

Entrada gratuita

– Dias 8 e 9 de dezembro às 20h30

Show “Hélio Brandão convida André Mehmari Trio”

Teatro Guairinha

Rua XV de novembro, s/n

Ingressos a partir de R$ 7,50

Ingressos antecipados em: www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-helio-brandao-convida-andre-mehmari-trio.aspx

*É recomendado o uso de máscaras

______________________________________________________________________

+ SOBRE HÉLIO BRANDÃO [fotos para download]

Natural de Curitiba, iniciou seus estudos musicais ao violoncelo com o Professor Donato D’Alló e integrando o Coral e Conjunto da Família Brandão, Orquestra Juvenil e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Paraná. Mais tarde integrou a Camerata Antiqua de Curitiba e a Orquestra de Câmara de Blumenau como contrabaixista apresentando-se por todo o Brasil e pela Europa junto a artistas como Jean Pierre Rampal, Maurice André, Ingrid Haebler, Arthur Moreira Lima entre outros.

Paralelamente, iniciou seus estudos de saxofone com o Professor Romeu Benetolo, sendo aluno de Mauro Senise por 9 anos na cidade do Rio de Janeiro.  Hélio Brandão tem participado de shows, festivais e turnês pelo Brasil e Europa tocando com artistas populares como Milton Nascimento, Hermeto Paschoal, Alaíde Costa, Raul de Souza, Nivaldo Ornelas, Airto Moreira entre outros, além de artistas locais como Davi Sartori, Orquestra à Base de Sopro de Curitiba, Mário Conde e Rogéria Holtz.

Ganhou o Troféu “Chiquinha Gonzaga” – Dez Melhores Discos de 84 no Rio de Janeiro com composições em parceria com Chico Mello, encontro que será relembrado em seu próximo trabalho previsto para 2023.

Foi diretor artístico da Oficina de Música da MPB de Curitiba e atualmente se apresenta com orquestras sinfônicas brasileiras, como camerista, jazzista, professor de sax e compositor, sendo reconhecido como um dos principais nomes da música de Curitiba. Após a criação de 9 trabalhos intitulados “Tributos”, Hélio Brandão se encontra com André Mehmari, Neymar Dias e Sérgio Reze para a produção de um álbum de obras inéditas. O trabalho será gravado ao vivo em Curitiba e lançado em janeiro de 2023.

 + SOBRE ANDRÉ MEHMARI [fotos para download]

Compositor, pianista, arranjador e produtor, André Mehmari nasceu na cidade de NiteróiRJ em 22 de abril de 1977. Considerado pela crítica “um artista singular de imaginação vibrante e generosa”, Mehmari teve seus primeiros contatos com a música através de sua mãe já em Ribeirão Preto-SP. Mudou-se para São Paulo em 1995, com seu ingresso no curso de piano erudito da ECA-USP. Compositor prolífico e requisitado, apontado como um dos mais originais e completos músicos brasileiros de sua geração e premiado tanto na área erudita quanto popular, teve suas composições e arranjos tocados por solistas como Maria João Pires, Ricardo Castro, Emmanuele Baldini, Christopher O’Riley e muitos grupos orquestrais e de câmara, entre eles OSESP, Filarmônica de Minas Gerais, OSB, Banda Sinfônica do Estado), Quarteto da Cidade de São Paulo e Quinteto Villa-Lobos. Além de uma vasta e premiada discografia, Mehmari possui uma ativa carreira internacional como solista e criou duos expressivos com músicos como Antonio Meneses, Mário Laginha, Gabriele Mirabassi, Antonio Loureiro, Danilo Brito, Maria João, Hamilton de Holanda, Ná Ozzetti , Maria Bethânia e Mônica Salmaso.

______________________________________________________________________

Redes sociais:

Instagram: @heliobrandao.oficial

Facebook: @heliobrandao.oficial

YouTube: @heliobrandao.oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venha soltar sua voz na Maratona Musical da Cena Hum! Matrículas abertas!

Quem fica em Curitiba durante o mês de janeiro tem a opção de passar as férias de uma maneira bem mais criativa e divertida. Entre os dias 23 de janeiro e 05 de fevereiro, a Cena Hum Academia Multiares oferece a sua já tradicional Maratona Musical, um workshop que mistura canto, dança e teatro.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, e nos sábados à tarde. São voltadas para adultos, adolescente e crianças com idade mínima de nove anos, com ou sem experiência artística. É um jeito diferente de ter contato com as diversas formas de manifestações artísticas e também de trabalhar a timidez e desenvolver habilidades sociais, fazendo novas amizades.

A edição de 2023 terá como tema “Quando eu soltar a minha voz”, onde serão trabalhadas músicas do cantor e compositor brasileiro Gonzaguinha. Nascido no Rio de Janeiro e filho de Luiz Gonzaga, ele é um dos principais nomes da MPB, sendo responsável por sucessos como “O Que é o Que é”, “Lindo Lago do Amor”, “Sangrando”, “É”, “Explode Coração”, entre outras canções.

Ao final da Maratona, nos dias 04 e 05 de fevereiro, o resultado do trabalho poderá ser apreciado pelo público através de duas apresentações realizadas pelos participantes no Teatro Cena Hum, localizado junto à Cena Hum Academia Multiartes, no bairro São Francisco.

As matrículas para o curso já estão abertas. Para mais informações: whatsapp (41) 99943-9396.

Serviço:

Maratona Musical – “Quando eu soltar a minha voz”

De 23de janeiro a 05 de fevereiro de 2023 – Matrículas abertas

Faixa etária: a partir de 09 anos de idade

Horários: segunda à sexta, no período da noite, e nos sábados à tarde.

Onde: Cena Hum Academia Multiartes (Rua. Senados Xavier da Silva, 166, São Francisco, Curitiba-PR)

Apresentações: 04 e 05 de fevereiro

Festa Ping Pong realiza primeira edição de 2023 trazendo o vibrante show da Japa do Double You no Tork

A parceria entre o Detroit e o Tork traz ao público curitibano a 15ª edição da Festa Ping Pong, um dos mais tradicionais eventos do calendário cultural. O grande destaque dessa edição é a atração internacional Japa do Double You, que promete transformar a casa em uma verdadeira pista de dança com inúmeros hits dançantes dos anos 1990.

Também fazem parte da festa as bandas Nega Fulô, especializada em disco music, e T.R.E.N. (Tributo ao Rock Nacional), formada por grandes músicos, como Mingau (baixista do Ultraje a Rigor), Graveto (baterista do Charlie Brown Jr.), Ivan Sader (Kiss FM) e Fred Gonçalves. O evento será abrilhantado com a presença do renomado ator Eriberto Leão, que dará uma canja com o T.R.E.N.

Os ingressos para a festa estão à venda pela plataforma  Sympla. Devido a grande procura, os ingressos estão no 2º lote, por valores a partir de R$ 50. A Festa Ping Pong volta a acontecer no Tork N’ Roll, depois da última e lotada edição realizada há alguns meses. Casa cheia e muita música das melhores décadas são ingredientes sempre presentes nas festas Ping Pong.

Francine Missaka é uma artista multifacetada, que durante a carreira transitou por diversos estilos, como o samba, funk, eletrônico, em diversos projetos e em carreira solo. Trabalhou ao lado de gigantes da música, como Pitty, Marcelo D2 e Seu Jorge, além, claro, do Double You, com quem se apresentou em Curitiba no último mês de novembro. A apresentação da Japa do Double You no Tork será uma excelente oportunidade de relembrar e dançar os grandes sucessos dançantes das décadas de 1980 e 1990.

Sobre o Tork N’ Roll

O Tork N’ Roll nasceu com uma proposta ambiciosa de proporcionar um espaço amplo e de alto nível. Há anos na ativa, a casa proporcionou experiências únicas e apresentações memoráveis de bandas nacionais e internacionais. O Tork possui praça de alimentação com diversas opções gastronômicas de qualidade e ambiente cativante, além de estacionamento. Curtir a noite no Tork N’ Roll é uma experiência inesquecível, para ser repetida muitas vezes.

Serviço

Festa Ping Pong com Japa do Double You
Data: 11 de fevereiro de 2023 (sábado)
Local: Tork n’Roll
Endereço: Avenida Mal. Floriano Peixoto, 1695 – Rebouças
Horário: 19h (abertura da casa)
Ingressos: a partir de R$ 50
Venda online: https://www.sympla.com.br/evento/japa-do-double-you-na-15-festa-ping-pong-com-nega-fulo-e-demais-atracoes-no-tork-n-roll/1827912

Pontos físicos de venda:
Tork (Av. Mal. Floriano Peixoto 1695 – Rebouças)
Detroit (Av. Pres. Arthur da Silva Bernardes 816 – Portão)

Camarotes: WhatsApp (41) 99980-7137
Mais informações: https://linktr.ee/detroitclub
Realização e Parceria: Detroit Club e Tork n’Roll

.

.

#japadodoubleyou #festapingpong #detroitclub #torknroll #bandanegafulo #bandatren #rocknacional #eribertoleao #70s #80s #90s #rock #pop #showinternacional #culturapop #tattoo #flashtattoo #curitiba #curitibacool

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com