Arquivos

Governança vai levar educação financeira para apoiar o acesso a crédito pelas pequenas empresas do norte pioneiro | ASN Paraná


Levar educação financeira, orientar e apoiar o acesso a crédito atrativo e viável pelas micro e pequenas empresas (MPE), microempreendedores individuais (MEI), produtores rurais e pessoas que desejam empreender. Foi com estes objetivos que o Sebrae/PR articulou a criação da Governança Regional de Crédito no norte pioneiro do Paraná. Participam do grupo de trabalho agentes de crédito que atuam na região, além de cooperativas financeiras e sociedades garantidoras de crédito.

O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Odemir Capello, diz que a governança planeja ações de crédito para atender aos 28 municípios do norte pioneiro. As ações da governança serão realizadas com o apoio das Salas do Empreendedor e das lideranças que integram os comitês gestores das cidades da região.

“Com o apoio dos agentes que atuam nas Salas do Empreendedor e dos comitês, vamos oferecer orientações aos empresários sobre o acesso a crédito consciente e também o direcionamento adequado dos recursos de acordo com as demandas das pequenas empresas”, adianta Capello.

No planejamento estratégico, estão ações voltadas para o microempreendedor individual (MEI); a realização de seminários e treinamentos para contadores; o incentivo à formalização de negócios; a orientação aos empreendedores sobre a importância da relação entre imposto de renda e faturamento no acesso a crédito, assim como das movimentações e históricos das pessoas jurídica e física.

Também estão na pauta a realização de eventos voltados para a educação financeira e tomada de decisão; o estímulo de parcerias entre as prefeituras municipais e as sociedades garantidoras de crédito, com aporte de recursos; o apoio à ampliação da rede de correspondentes da Fomento Paraná na região; o fomento à elaboração de um programa municipal e regional de crédito; entre outras ações.

A secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio e Inovação de Cambará, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, participa da governança representando os agentes de crédito. Segundo ela, o grupo de trabalho surgiu da necessidade de promover o acesso a serviços financeiros de forma consciente e simplificada para as pequenas empresas.

“O crédito está disponível nas instituições financeiras públicas e privadas. Queremos que o empresário tenha conhecimento sobre os produtos e boa gestão para conseguir crédito facilitado”, destaca.

Para a diretora-executiva da Garantinorte-PR, Joyce Giron, a iniciativa do Sebrae/PR é importante para movimentar o setor público por meio de aportes financeiros junto ao fundo de aval, que podem fomentar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e também dos produtores rurais.

“Trabalhamos para que o crédito seja voltado para investimento e desenvolvimento das empresas do norte pioneiro de maneira planejada e consciente”, afirma.

O gerente geral da Cresol de Jacarezinho, Jorge Kawai, explica que os fatores que dificultam o acesso a crédito pelos pequenos negócios estão relacionados à insegurança em relação à capacidade de pagamento, à formalidade documentária e à baixa viabilidade do projeto a ser investido. São fatores que, de acordo com Kawai, inibem que instituições financeiras tenham interesse nesse público, especialmente naqueles que estão começando uma empresa.

“Quando vem um programa como esse, que oferece a segurança de que esses negócios serão acompanhados e de que será estudada a viabilidade econômica, nos sentimos mais seguros em atendê-las e correr riscos calculados”, justifica.

Integram a Governança Regional de Crédito do Norte Pioneiro: Sebrae/PR, Cresol Liderança, Sicoob Ouro Verde, Sicoob Aliança, Sicredi Paranapanema, Sicredi Norte Sul PR/SP, Garanticoop, Garantinorte-PR e membros do Comitê Territorial do Norte Pioneiro do Paraná.



Leia a matéria no site do Sebrae