Filmes do Oscar agitam a programação cultural em Curitiba

No dia 4 de março, o mundo vai parar para assistir a entrega do Oscar 2018. Considerada uma das maiores celebrações artísticas do planeta, a premiação é realizada anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nos Estados Unidos. E é lógico, faltando pouco menos de um mês para o evento, começa a corrida aos cinemas para conhecer os principais indicados ao prêmio máximo do cinema mundial. Se você é de Curitiba e ainda não assistiu aos filmes, o Espaço Itaú de Cinema do Shopping Crystal vai te ajudar nesta deliciosa missão.

O empreendimento está exibindo os cinco favoritos, de acordo com a crítica, para ganhar a estatueta de Melhor Filme em 2018: A Forma da Água (13 indicações), Me Chame Pelo Seu Nome (4 indicações), O Destino de uma Nação (6 indicações), The Post – Guerra Secreta (2 indicações) e Três Anúncios Para um Crime (7 indicações). Recordista do ano, com 13 indicações, o filme A Forma da Água (Sala 1 – LEG –16h30, 19h e 21h30) é mais uma obra de arte do premiadíssimo diretor Guillermo del Toro. A obra se passa na década de 1960, durante a Guerra Fria, em meio aos conflitos e transformações sociais dos Estados Unidos. Elisa (Sally Cecilia Hawkins), personagem central do filme, é uma zeladora muda de um laboratório secreto do governo. Lá, ela se apaixona por um homem anfíbio mantido em cativeiro, e prepara um mirabolante plano de fuga para ajudá-lo a escapar.

Para quem busca uma história romântica e com detalhes bem dramáticos, a obra Me Chame Pelo Seu Nome (Sala 1 – LEG – 11h / Sala 4 – LEG – 16h30 e 21h30), de Luca Guadagnino, é uma ótima opção para os próximos dias. É verão de 1983 no Norte da Itália, e Elio Perlman (Timothée Chalamet), um garoto ítalo-americano de 17 anos, passa seus dias na casa de campo de sua família, preguiçosamente transcrevendo música e flertando com sua amiga Marzia. Um dia, Oliver (Armie Hammer), um charmoso pesquisador americano de 24 anos, que está fazendo doutorado, chega na cidade para trabalhar como estagiário de Verão encarregado de ajudar o pai de Elio (Michael Stuhlbarg), um renomado professor especializado em cultura greco-romana. Em meio ao esplendor ensolarado desse cenário, Elio e Oliver descobrem uma paixão que mudará suas vidas para sempre.

Assim como em edições passadas, o Oscar 2018 também tem espaço para uma ótima biografia:  O Destino de uma Nação (Sala 1 – LEG – 14h), de Joe Wright. O filme biográfico narra uma passagem decisiva na vida de Winston Churchill, um dos personagens mais importantes da história da humanidade. Interpretado por Gary Oldman, favorito ao Oscar 2018 de Melhor Ator, Churchill está prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de Primeiro Ministro da Grã-Bretanha. Paralelamente, ele começa a costurar um tratado de paz com a Alemanha nazista que pode significar o fim de anos de conflito.

Com pré-estreia nesta quinta-feira (08), o filme Três Anúncios Para um Crime será um dos últimos concorrentes a serem exibidos na capital paranaense. Com direção de Martin McDonagh, conta a história de Mildred Hayes (Frances McDormand) que, inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha, decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada raramente usada. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e o Delegado Willoughby (Woody Harrelson), responsável pela investigação.

Para completar a programação imperdível, um suspense de tirar o fôlego com a fantástica dupla Tom Hanks e Meryl Streep: The Post – Guerra Secreta (Sala 5 – LEG – 19h10). Kat Graham (Meryl Streep) é a dona do The Washington Post, um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores. Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor-chefe do jornal, ávido por alguma grande notícia que possa fazer com que o jornal suba de patamar no sempre acirrado mercado jornalístico. Quando o New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram sobre a atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos do Pentágono, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. A proibição é concedida por um juiz, o que faz com que os documentos cheguem às mãos de Bradlee e sua equipe, que precisa agora convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação de forma a defender a liberdade de imprensa.

Outros indicados

Não são somente os indicados na categoria Melhor Filme que estão presentes na programação do Espaço Itaú de Cinema do Shopping Crystal. O filme Viva, a Vida é uma Festa (Sala 3 – DUB – 13h40), aventura de animação multicolorida da Disney-Pixar, foi indicado para duas categorias: Melhor Animação e Melhor Canção Original. Já a obra Todo Dinheiro do Mundo (Sala 4 – LEG – 14h e 19h) dirigida por Ridley Scott, tem como grande destaque o ator Christopher Plummer, indicado na categoria Melhor Ator Coadjuvante.

Melhor infraestrutura de Curitiba

Além de conferir os grandes favoritos ao Oscar 2018, o público contará com todo o conforto e comodidade das melhores salas de cinema da cidade de Curitiba. O Espaço Itaú de Cinema conta com um ambiente climatizado e exclusivo, equipado com os melhores equipamentos do segmento, garantindo uma experiência única para os amantes da “sétima arte”.

O Espaço Itaú de Cinema fica no piso L1 do Shopping Crystal (Rua Comendador Araújo – nº 731), no bairro Batel. Mais informações nos sites www.itaucinemas.com.br ewww.shoppingcrystal.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curitiba prorroga bandeira amarela por mais 15 dias e mantém obrigatoriedade da máscara

Em bandeira amarela há 147 dias, Curitiba mantém medidas restritivas de combate à pandemia de covid-19 na cidade e prorroga as regras atualmente vigentes por mais 15 dias.

O Decreto 1.970/2021, que prorroga as medidas do decreto 1.850/2021, será publicado nesta quinta-feira (2) e começa a valer a partir da publicação. As medidas terão vigência até 16 de dezembro.

O uso da máscara continua obrigatório em espaços de uso público ou de uso coletivo. Também foi mantida a regra que proíbe o consumo de bebidas alcóolicas em vias públicas, salvo em feiras livres e de artesanato.

Indicadores

A decisão de prorrogar as medidas foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, na terça-feira (30/11). Segundo a avaliação técnica, embora o cenário da avaliação da pandemia no município seja positivo nos últimos 14 dias, é necessário manter cuidado por conta da descoberta da nova variante ômicron.

A média móvel do número diário de casos novos apresentou queda de 22,5% nos últimos 14 dias. A média móvel do número de mortes por data de divulgação também apresentou redução de 10% no mesmo período. Também teve queda de 11,5% a média móvel do número de casos ativos, no mesmo período.

A análise dos dados epidemiológicos da última semana (de 23 a 26 de novembro), porém, mostrou ligeira alta na pontuação geral da bandeira, ficando em 1,39. No período de publicação de decreto anterior, a bandeira havia alcançado a pontuação de 1,35, a melhor pontuação desde o lançamento do painel avaliativo da Secretaria Municipal da Saúde.

De acordo com a SMS, a ligeira alta não significa recrudescimento da pandemia, uma vez que foi motivada especificamente pela influência no indicador de leitos, pois houve desativação de leitos exclusivos de covid-19 que não estavam sendo utilizados.

Mesmo com a desativação de leitos exclusivos para covid-19 e a retomada de outros atendimentos eletivos e emergenciais eletivos, as taxas de ocupação permanecem baixas. Nesta quarta-feira (1/12), a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19 no SUS é de 33%, com 40 pacientes internados, e nos leitos clínicos a taxa é de 35%, com 40 pacientes internados.

Atualmente, o município conta com 120 leitos de UTI exclusivos de covid-19 e 144 leitos clínicos exclusivos de covid-19 no SUS Curitibano. Em maio e junho deste ano, o município chegou a contar com 548 leitos de UTI exclusivos e 746 leitos clínicos exclusivos.

Veja como ficam as principais atividades

Atividade suspensa

•    Consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, salvo em feiras livres e de artesanato.

Atividades liberadas com uso obrigatório de máscara e respeitando a capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB)

•    Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias, centros comerciais e shopping centers;

•    Atividades de prestação de serviços não essenciais, tais como escritórios em geral, salões de beleza, barbearias, atividades de estética, saunas, serviços de banho, tosa e estética de animais, floriculturas e imobiliárias;

•    Academias de ginástica e demais espaços para práticas esportivas individuais e coletivas;

•    Restaurantes, lanchonetes, panificadoras, padarias, confeitarias e bares;

•    Lojas de conveniência em postos de combustíveis;

•    Comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, sacolões, distribuidoras de bebidas, peixarias, açougues, e comércio de produtos e alimentos para animais;

•    Mercados, supermercados, hipermercados e lojas de material de construção;

•    Feiras livres;

•    Parques infantis e temáticos;

 Feiras de artesanato, cinemas, museus, circos e teatros para apresentação musical ou teatral;

•    Casas de festas e de recepções, incluídas aquelas com serviços de buffet, salões de festas em clubes sociais e condomínios e estabelecimentos destinados ao entretenimento, tais como casas de shows, casas noturnas e atividades correlatas;

•    Eventos corporativos, de interesse profissional, técnico e/ou científico, como jornadas, seminários, simpósios, workshops, cursos, convenções, fóruns e rodadas de negócios;

•    Mostras comerciais, feirões e feiras de varejo;

•    Serviços de call center e telemarketing;

•    Igrejas e templos;

•    Eventos esportivos profissionais com público externo e de apresentação teatral ou musical em espaços abertos.

Pelo terceiro dia seguido, Curitiba não registra morte pela Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba não registrou óbitos de moradores da cidade por covid-19 nesta quinta-feira (2). Com isso, a cidade completa três dias consecutivos sem mortes pela doença.

A SMS lembra que as informações são dinâmicas e todos os óbitos por covid passam por intensa investigação. Assim, é possível que o número de mortes notificados em um dia possa sofrer alteração.

Até o momento foram contabilizadas 7.798 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Novos casos

O boletim desta quarta confirmou que mais 43 moradores testaram positivo para covid-19. Com os novos casos, 298.593 moradores de Curitiba testaram positivo desde o início da pandemia, dos quais 289.643 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 1.152 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Leitos do SUS

Nesta quinta-feira (2/12), a taxa de ocupação dos 120 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 está em 37%. Restam 76 leitos livres.

A taxa de ocupação dos 114 leitos de enfermarias SUS covid-19 está em 31%. Há 80 leitos vagos.

A SMS esclarece que os dados da ocupação de leitos em Curitiba são dinâmicos, com alterações ao longo do dia.