Arquivos

Filme brasileiro indicado a vaga no Oscar estreia no Cine Passeio em Curitiba

Cine Passeio e o Cine Guarani terão nesta quinta-feira (7/10) a estreia do filme Ainda Estou Aqui, drama biográfico escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais para disputar uma vaga ao Oscar de 2025. Estrelado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello e dirigido por Walter Salles, o filme tem roteiro adaptado pelos curitibanos Murilo Hauser e Heitor Lorega, a partir do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. O filme conta também no elenco com os atores curitibanos Marjorie Estiano, Lourinelson Vladmir, Otávio Linhares e Luiz Bertazzo.

Ainda Estou Aqui foi produzido pela RT Features e VideoFilmes em coprodução com Globoplay, Mact Productions, Conspiração Filmes e Arte France Cinéma.

Sessões e ingressos

As sessões de Ainda Estou Aqui acontecem de quinta a domingo e de terça e quarta-feira, sempre às 19h15, em ambos os espaços culturais, Cine Passeio e Cine Guarani. A exibição nas duas salas da capital paranaense integra o circuito de distribuições do filme da Sony Pictures Classics, no Brasil.

Os ingressos estão à venda no site da Ingresso.com ou na bilheteria física dos espaços. 

A sessão de estreia nesta quinta-feira (7/10), no Cine Passeio, já está com os ingressos esgotados. No Cine Guarani, no Portão Cultural, ainda existem cadeiras disponíveis.

Roteiro curitibano

Indicado pelo Brasil a uma vaga para concorrer ao Oscar 2025, o filme Ainda Estou Aqui recebe o roteiro adaptado dos roteiristas curitibanos Murilo Hauser e Heitor Lorega. Murilo Hauser é também o roteirista de A Vida Invisível e já ministrou masterclass no Cine Passeio. O roteirista já foi ovacionado pelo público em vários festivais no mundo e ganhou, recentemente, o prêmio de melhor roteiro com o filme Ainda Estou Aqui, no Festival de Veneza, na Itália.

Heitor Lorega, além de “Ainda Estou Aqui” (2024), também participou do roteiro de “O Marinheiro das Montanhas” (2021), dirigido por Karim Aïnouz. Além do trabalho como roteirista, Lorega tem experiência em outras áreas do cinema. Ele foi assistente de direção de arte nos curtas-metragens “Duda” (2019), “The Heirs” (2017) e “O Estacionamento” (2016). Como produtor, destacou-se no curta “Eu Não Posso Fazer Nada” (2018). Ambos possuem carreiras notáveis e promissoras, e levam mais do Brasil para o mundo. 

Atores curitibanos

Além dos roteiristas, Ainda Estou Aqui tem quatro atores curitibanos no elenco: Marjorie Estiano, Lourinelson Vladmir, Otávio Linhares e Luiz Bertazzo. Parte do elenco está, nesse momento, no Festival Cinema de Los Angeles, nos Estados Unidos, em um trabalho estratégico de divulgação do longa-metragem para a crítica especializada.

Film Comission e o reconhecimento

A estreia do filme no circuito de salas públicas em Curitiba, o sucesso dos roteiristas e atores curitibanos no cenário nacional e internacional, entra, perfeitamente, em sinergia com o momento da cidade no crescimento do cinema, no fomento e no estímulo à produção audiovisual na capital paranaense.

Hoje, Curitiba conta com a Film Comission, um importante órgão governamental, responsável também por estabelecer mecanismos de apoio técnico e logístico à produção cinematográfica, através do mapeamento dos cenários públicos, urbanos e rurais e do fornecimento de informações a todos os interessados em realizar projetos cinematográficos no território curitibano, em especial, sobre prestadores de serviços do mercado audiovisual.

Potencial econômico

A iniciativa impulsiona a economia criativa, turismo local, gera emprego e renda em setores importantes como gastronomia, hotelaria, lazer e transportes, ao reconhecer o potencial econômico do setor e criar o fluxo necessário para fomentar a indústria audiovisual no país. Esta indústria, nacionalmente, contribui com mais de R$ 27 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, superando até mesmo a indústria automobilística.

Em 2023, Curitiba foi palco de grandes produções, como os filmes Dr. Monstro e Estômago 2 – O Poderoso Chefe, de Marcos Jorge; Traição entre Amigas, de Bruno Barreto; Torniquete, de Ana Catarina Lugarini; e Verde Oliva, de Wellington Sari, além de conceder mais de 170 autorizações de filmagem em locais públicos, que incluem a contrapartida social de presentes de Natal para crianças.