A Fazenda Urbana, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), está com inscrições abertas para três cursos gratuitos no mês de agosto. São oportunidades para quem tem interesse em ter hortas em casa ou aprender técnicas de enxertia de araucárias e de manejo e conservação do solo.
No dia 15 de agosto, acontece o curso Plantio em Pequenos Espaços. A ação é idealizada para quem deseja conhecer e dominar as técnicas de cultivo de hortaliças, temperos e plantas aromáticas em vasos e pequenos canteiros.
Ministrado pelos especialistas Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo, este curso promete apresentar uma alternativa prática e sustentável para aproveitar espaços reduzidos nos lares e ainda desfrutar de produtos frescos e saudáveis.
Durante a formação, os participantes terão acesso a uma breve introdução teórica sobre conceitos essenciais de plantio em vasos, técnicas de irrigação por capilaridade, fertilização adequada do solo e espaçamento ideal entre as culturas. O aprendizado teórico será complementado por uma atividade prática, na qual os alunos terão a oportunidade de confeccionar uma horta por capilaridade e realizar o plantio em vasos, sob a orientação dos instrutores.
Araucárias
No dia 17 de agosto, o curso de Enxertia de Araucárias, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), vai ensinar sobre técnicas de enxertia de Araucárias, visando selecionar materiais superiores em termos de produtividade e qualidade do pinhão, além de permitir a produção precoce e o controle do porte da planta.
O curso abordará diversos aspectos relacionados à enxertia e será ministrado por Avner Gomes, especialista no assunto. Os participantes vão adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a técnica, fortalecendo a produção de pinhões e promovendo o desenvolvimento econômico da região.
Hortas urbanas
A programação de cursos termina no dia 22 de agosto para os interessados em explorar o mundo da agricultura urbana e aprender técnicas eficazes de manejo e conservação do solo. O curso Práticas de Manejo de Solos Para Hortas Urbanas terá aulas teóricas ministradas pelos instrutores Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo, que vão explicar sobre a importância da cobertura morta, técnicas de adubação, calagem, rotação e consorciação de culturas.
Para enriquecer ainda mais o aprendizado, os alunos serão conduzidos em um inspirador tour pela Fazenda Urbana, onde poderão constatar, na prática, como as técnicas aprendidas em sala de aula são aplicadas nos canteiros reais.
Como participar
As inscrições para os cursos e oficinas da Fazenda Urbana são pelo Guia Curitiba. Basta fazer a busca com o nome do curso que deseja realizar.
De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente da Fazenda Urbana, Marcos Rosa, para participar é preciso fazer a inscrição com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso.
“As vagas são limitadas. Caso haja algum imprevisto e a pessoa não possa comparecer no dia do curso, solicitamos que cancele a inscrição para liberar a vaga para outra pessoa”, salientou Marcos.
É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do Projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.
Os cursos e oficinas realizados na Fazenda Urbana, fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.
Deixe um comentário