Arquivos

Evento vai debater sobre novas tecnologias e Inteligência Artificial no setor da saúde, em Londrina | ASN Paraná


Novas tecnologias e Inteligência Artificial (IA) serão as temáticas da quarta edição do Health Connect Summit (HCS). O principal evento de inovação da área da saúde de Londrina e região será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, no auditório do Aurora Shopping. As inscrições são gratuitas, mas as vagas limitadas, por isso, devem ser confirmadas no site: https://www.healthconnectsummit.com.br/.

O HCS é promovido pelo Polo de Saúde de Londrina e pelo Sebrae/PR, em parceria com a governança Saúde Londrina União Setorial (Salus) e o Arranjo Londrinense das Indústrias de Saúde (Alis). O objetivo é incentivar a interação entre os diversos atores da saúde e da tecnologia e fomentar discussões sobre inovação, futuro, tendências, transformação digital, gestão e liderança na área.

A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, lembra que, desde a primeira edição, o evento foi idealizado para debater sobre a inovação e, neste ano, dará destaque para novas tecnologias e IA aplicada ao setor da saúde e em benefício dos pacientes.

“Um dos destaques da programação é uma palestra com um pesquisador do Reino Unido, que estuda a Inteligência Artificial para uso na psiquiatria”, comenta.

Membro do Salus e um dos idealizadores do HCS, João Santilli diz que, entre as novidades da edição deste ano, estão a Feira de Produtos e Serviços da Saúde de Londrina e a premiação do Hackathon Health Tech 2023, que serão realizadas durante o evento.

“Também teremos um workshop, na terça-feira pela manhã, sobre captação de recursos para a saúde e uma reunião com startups, para entendermos as principais dificuldades de desenvolver produtos e serviços para o setor e de que forma podemos atuar para ajudar esses empreendedores”, conta.

O presidente do Alis, Gilmar Machado, informa que dez empresas vão expor seus produtos e serviços na feira durante o HCS – Omie, Movmed, Multquímica, Meliore, ArtMed, Indusbello Co., 2i S/A, Plazadente, QualityStorm, Urocore – além do Sebrae/PR e do Sistema Fiep/Sesi.

“A feira foi idealizada para que Londrina conheça as empresas e as soluções disponíveis para atender o setor”, explica.

Segundo Machado, o Alis está em processo de formalização para Associação Londrinense da Indústria e Serviços da Saúde com o objetivo de fomentar recursos para investimentos na área da saúde.

Destaques

A programação do HCS é voltada para profissionais da saúde, empreendedores, startups, estudantes, docentes e demais interessados. A agenda começa a partir das 13h de segunda-feira (14), com a abertura da Feira de Produtos e Serviços da Saúde de Londrina.

O primeiro dia traz, ainda, um painel sobre inovações hospitalares, com os casos do Laboratório de Impressão 3D do Hospital Universitário (HU), da UEL, e o Biohub, de Porto Alegre. Também serão apresentadas tecnologias digitais no setor da saúde, com os exemplos de um leito robótico e do uso da IA na odontologia.

A palestra “Conectando inovação, propósito e novas oportunidades em saúde”, do CIO da Thummi Global, Carlos Eurico da Luz Pereira, e a premiação dos vencedores do hackathon do setor da saúde encerram a programação.

Na terça-feira (15), as atividades iniciam a partir das 9h, com o Conecta Saúde, que trará informações sobre captação de recursos para inovação, seguida da apresentação de startups que oferecem soluções para o setor.

Para o período da tarde, estão previstos palestras e painéis que discutirão temas como os desafios da sustentabilidade em saúde suplementar e a gestão de dados, novos modelos de medicina, e inovação aplicada em políticas públicas da saúde.

O evento será encerrado com o reconhecimento dos atores do Polo da Saúde de Londrina, seguido de um coquetel para os participantes.

Hackathon Health Tech 2023

Começa nesta sexta-feira (11) e vai até domingo (13) o Hackathon Health Tech 2023, a maratona de inovações para a área da saúde. A primeira edição presencial do evento após a pandemia será realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Hospital Universitário (HU) de Londrina. Entre os desafios propostos para as equipes estão a criação de soluções relacionadas à sustentabilidade, à acessibilidade e para demandas da saúde hospitalar. Os três melhores projetos serão conhecidos no HCS.



Leia a matéria no site do Sebrae